Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma adaptação da Escala Binet-Simon, a Escala de Inteligência Stanford-Binet, foi preparada na Universidade de Stanford por L. M. Terman e publicada em 1916. Terman apresentou o conceito de
Inteligências Múltiplas (IM).
Quoeficiente de Inteligência (QI).
Inteligência Emocional (IE).
Elemento Fatorial (EF).
Inteligência Triárquica (IT).
O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e
estrutural.
política.
social.
econômica.
sistêmica.
Literatura na área da violência doméstica aponta que por consequências psicológicas mais proeminentes da violência intrafamiliar tem-se os transtornos
borderline e mania.
de estresse pós-traumático e depressão.
antissocial e histeria.
obssessivo-compulsivo e de persecutoriedade.
paranoide e comportamento evitativo.
Um psicólogo observou em uma entrevista psicodiagnóstica que o indivíduo entrevistado apresentava desordem no acesso à memória, caracterizada pela falha no reconhecimento, não podendo ser atribuída a distúrbios atencionais, anomia, defeitos sensoriais, deterioração mental ou falta de familiaridade com o estímulo apresentado. Tratava-se de desordem que pode ser auditiva, digital, somatossensorial e visual. O entrevistado apresentava
afasia.
apraxia.
acalculia.
agnosia.
alexia.
O protocolo básico de avaliação neuropsicológica deve permitir ao examinador vislumbrar o funcionamento cognitivo global do paciente, sendo que se pode identificar 3 tipos de avaliação: diagnóstica, prognóstica e longitudinal (Andrade, 2002). A avaliação diagnóstica é utilizada para
o acompanhamento evolutivo e para determinar as consequências de um procedimento cirúrgico, nos estágios de doença não degenerativa e no seguimento de um programa de reabilitação e treinamento cognitivo.
delinear o impacto de determinado fenômeno (tumor, trauma cranioencefálico, acidente vascular cerebral, infecção, intoxicação, abuso de substâncias, por exemplo) sobre o funcionamento comportamental do indivíduo.
o acompanhamento evolutivo e para determinar as consequências de um procedimento cirúrgico, nos estágios de doença degenerativa, no acompanhamento de tratamento medicamentoso.
determinar a natureza, a extensão e as implicações do déficit neuropsicológico, estabelecendo relações entre os comprometimentos e os recursos preservados.
impedir a evolução de um prognóstico ruim, garantindo o retorno do indivíduo ao emprego ou para dirigir um veículo.
Para realizar um psicodiagnóstico, um psicólogo estabeleceu seu plano de avaliação e decidiu sobre os testes que utilizaria, incluindo a aplicação do HTP − Casa, Árvore, Pessoa. Ponderou que seria necessário ampliar o tempo da entrevista destinada à realização do HTP, pois ao consultar o Manual e Guia de Interpretação do HTP, de John N. Buck, verificou que para a sua aplicação, dependendo do número de desenhos solicitados pelo examinador, são necessários
15 a 85 minutos.
20 a 70 minutos.
40 a 80 minutos.
50 a 75 minutos.
30 a 90 minutos.
Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o Transtorno de personalidade histriônica (F60.4) caracteriza-se por
autodramatização, teatralidade, expressão exagerada de emoções.
determinação, dificilmente influenciada por outros ou circunstâncias.
afetividade excêntrica, porém estável.
pouca preocupação com a atratividade física.
isolamento, não busca a apreciação dos outros e evita estar no centro de atenções.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que a característica essencial do Transtorno Degenerativo da Infância (299.10) consiste numa regressão pronunciada em múltiplas áreas do funcionamento, após um período de desenvolvimento aparentemente normal, que é refletido pela presença de comunicação verbal e não verbal, relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativo próprios da idade de, pelo menos,
2 anos.
1 ano.
1 ano e meio.
6 meses.
15 meses.
O desenvolvimento de um grupo passa pelos seguintes estágios: definição de princípios; negociação; consolidação e desempenho. No estágio de desempenho, o grupo
desenvolveu capacidade de resolver os conflitos dentro do próprio grupo.
começou a emergir traços de coesão com troca de afeto.
estabeleceu uma rede flexível de relacionamento que auxilia na execução das tarefas.
buscou ênfase em estabelecer normas e princípios de convivência.
iniciou o estabelecimento de acordos psicológicos e de logística.
Elementos da estrutura projetados para fazer com que os indivíduos fiquem próximos uns dos outros para intercâmbios relacionados a questões e problemas vinculados ao trabalho são denominadas relações
formais.
grupais.
laterais.
intercambiais.
esféricas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...