Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma adaptação da Escala Binet-Simon, a Escala de Inteligência Stanford-Binet, foi preparada na Universidade de Stanford por L. M. Terman e publicada em 1916. Terman apresentou o conceito de

  • A.

    Inteligências Múltiplas (IM).

  • B.

    Quoeficiente de Inteligência (QI).

  • C.

    Inteligência Emocional (IE).

  • D.

    Elemento Fatorial (EF).

  • E.

    Inteligência Triárquica (IT).

O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e

  • A.

    estrutural.

  • B.

    política.

  • C.

    social.

  • D.

    econômica.

  • E.

    sistêmica.

Literatura na área da violência doméstica aponta que por consequências psicológicas mais proeminentes da violência intrafamiliar tem-se os transtornos

  • A.

    borderline e mania.

  • B.

    de estresse pós-traumático e depressão.

  • C.

    antissocial e histeria.

  • D.

    obssessivo-compulsivo e de persecutoriedade.

  • E.

    paranoide e comportamento evitativo.

Um psicólogo observou em uma entrevista psicodiagnóstica que o indivíduo entrevistado apresentava desordem no acesso à memória, caracterizada pela falha no reconhecimento, não podendo ser atribuída a distúrbios atencionais, anomia, defeitos sensoriais, deterioração mental ou falta de familiaridade com o estímulo apresentado. Tratava-se de desordem que pode ser auditiva, digital, somatossensorial e visual. O entrevistado apresentava

  • A.

    afasia.

  • B.

    apraxia.

  • C.

    acalculia.

  • D.

    agnosia.

  • E.

    alexia.

O protocolo básico de avaliação neuropsicológica deve permitir ao examinador vislumbrar o funcionamento cognitivo global do paciente, sendo que se pode identificar 3 tipos de avaliação: diagnóstica, prognóstica e longitudinal (Andrade, 2002). A avaliação diagnóstica é utilizada para

  • A.

    o acompanhamento evolutivo e para determinar as consequências de um procedimento cirúrgico, nos estágios de doença não degenerativa e no seguimento de um programa de reabilitação e treinamento cognitivo.

  • B.

    delinear o impacto de determinado fenômeno (tumor, trauma cranioencefálico, acidente vascular cerebral, infecção, intoxicação, abuso de substâncias, por exemplo) sobre o funcionamento comportamental do indivíduo.

  • C.

    o acompanhamento evolutivo e para determinar as consequências de um procedimento cirúrgico, nos estágios de doença degenerativa, no acompanhamento de tratamento medicamentoso.

  • D.

    determinar a natureza, a extensão e as implicações do déficit neuropsicológico, estabelecendo relações entre os comprometimentos e os recursos preservados.

  • E.

    impedir a evolução de um prognóstico ruim, garantindo o retorno do indivíduo ao emprego ou para dirigir um veículo.

Para realizar um psicodiagnóstico, um psicólogo estabeleceu seu plano de avaliação e decidiu sobre os testes que utilizaria, incluindo a aplicação do HTP − Casa, Árvore, Pessoa. Ponderou que seria necessário ampliar o tempo da entrevista destinada à realização do HTP, pois ao consultar o Manual e Guia de Interpretação do HTP, de John N. Buck, verificou que para a sua aplicação, dependendo do número de desenhos solicitados pelo examinador, são necessários

  • A.

    15 a 85 minutos.

  • B.

    20 a 70 minutos.

  • C.

    40 a 80 minutos.

  • D.

    50 a 75 minutos.

  • E.

    30 a 90 minutos.

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o Transtorno de personalidade histriônica (F60.4) caracteriza-se por

  • A.

    autodramatização, teatralidade, expressão exagerada de emoções.

  • B.

    determinação, dificilmente influenciada por outros ou circunstâncias.

  • C.

    afetividade excêntrica, porém estável.

  • D.

    pouca preocupação com a atratividade física.

  • E.

    isolamento, não busca a apreciação dos outros e evita estar no centro de atenções.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que a característica essencial do Transtorno Degenerativo da Infância (299.10) consiste numa regressão pronunciada em múltiplas áreas do funcionamento, após um período de desenvolvimento aparentemente normal, que é refletido pela presença de comunicação verbal e não verbal, relacionamentos sociais, jogos e comportamento adaptativo próprios da idade de, pelo menos,

  • A.

    2 anos.

  • B.

    1 ano.

  • C.

    1 ano e meio.

  • D.

    6 meses.

  • E.

    15 meses.

O desenvolvimento de um grupo passa pelos seguintes estágios: definição de princípios; negociação; consolidação e desempenho. No estágio de desempenho, o grupo

  • A.

    desenvolveu capacidade de resolver os conflitos dentro do próprio grupo.

  • B.

    começou a emergir traços de coesão com troca de afeto.

  • C.

    estabeleceu uma rede flexível de relacionamento que auxilia na execução das tarefas.

  • D.

    buscou ênfase em estabelecer normas e princípios de convivência.

  • E.

    iniciou o estabelecimento de acordos psicológicos e de logística.

Elementos da estrutura projetados para fazer com que os indivíduos fiquem próximos uns dos outros para intercâmbios relacionados a questões e problemas vinculados ao trabalho são denominadas relações

  • A.

    formais.

  • B.

    grupais.

  • C.

    laterais.

  • D.

    intercambiais.

  • E.

    esféricas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...