Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O mecanismo que frustra a liberação de energia instintiva, criando um bloqueio ao instinto de modo que ele não pode tornar-se consciente ou expressar-se em forma de comportamento aberto, é

  • A.

    a sublimação.

  • B.

    a repressão.

  • C.

    o recalque.

  • D.

    o conflito psíquico.

  • E.

    a identificação.

Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição, sendo que classificou a sensação e a intuição juntas como as formas de

  • A.

    realizar reflexões.

  • B.

    tomar decisões.

  • C.

    aceitar opiniões.

  • D.

    elaborar julgamentos.

  • E.

    apreender informações.

O diagnóstico de necessidades de treinamento é concebido como uma pesquisa que se desenvolve em três níveis: análise organizacional, análise das tarefas e análise

  • A.

    do clima organizacional.

  • B.

    das condições de trabalho.

  • C.

    dos recursos humanos.

  • D.

    do nível de satisfação dos empregados quanto à remuneração.

  • E.

    das estruturas de comunicação entre colaboradores e o mercado de trabalho.

Os grupos estabelecem suas próprias normas. Existem quatro tipos de normas grupais: as normas de aparência, de desempenho, de organização social e de alocação de recursos. As normas de desempenho

  • A.

    afetam o desempenho das pessoas com base em suas habilidades e motivação.

  • B.

    relacionam-se com a lealdade ao grupo e à organização.

  • C.

    definem as amizades entre os membros do grupo.

  • D.

    definem a distribuição de prêmios entre os membros do grupo.

  • E.

    afetam as relações de subordinação entre os membros do grupo.

A técnica de desenvolvimento organizacional, que procura melhorar o entendimento que os colaboradores têm de seu próprio comportamento e do impacto que ele exerce sobre outras pessoas é denominado treinamento

  • A.

    situacional.

  • B.

    operacional.

  • C.

    técnico.

  • D.

    da sensibilidade.

  • E.

    instrumental.

  • A.

    à autoexposição e à manutenção de uma participação ativa quando em contato com outras pessoas, oferecendo feedback, mas solicitando pouco a opinião dos demais.

  • B.

    a manter-se como um sistema fechado, evitando abertura e envolvimento com os demais.

  • C.

    a perguntar muito sobre si mesmo, como os outros o percebem, o que acham de suas ideias e atos, utilizando, preferentemente, o processo de solicitar feedback.

  • D.

    à utilização ampla e equilibrada de busca de feedback e à autoexposição, sendo empático e franco com as necessidades das outras pessoas.

  • E.

    a manter relacionamentos impessoais e distantes, exibindo comportamentos rígidos e retraídos, com predomínio da área desconhecida.

Na teoria da liderança situacional, a maturidade do subordinado é definida como

  • A.

    a capacidade para fixar metas elevadas, porém, alcançáveis; disposição para assumir responsabilidades; e educação e/ou experiência relevante.

  • B.

    um conjunto de habilidades operacionais que um subordinado possui para lidar com máquinas.

  • C.

    a predisposição do subordinado em assumir novas funções para que possa seguir carreira no mercado profissional.

  • D.

    um conjunto de habilidades instrumentais que um subordinado possui para lidar com máquinas.

  • E.

    a capacidade que um colaborador possui para assimilar atividades de média complexidade.

A liderança transacional

  • A.

    sugere que os líderes atuem em nove estilos situacionais de liderança baseados em resultados.

  • B.

    implica em remodelar estratégias organizacionais para que os subordinados alcancem resultados.

  • C.

    não é considerada uma liderança carismática, uma vez que se propõe a identificar os níveis de desenvolvimento dos colaboradores para que o líder consiga obter melhores resultados.

  • D.

    leva em consideração a preocupação dos líderes em atuar com foco nos resultados.

  • E.

    refere-se às trocas diárias que ocorrem entre líderes e subordinados, ao desempenharem rotineiramente suas funções.

A modificação do comportamento interpreta ações em termos de antecedentes, comportamentos e

  • A.

    resultados inoperantes.

  • B.

    atitudes.

  • C.

    consequências.

  • D.

    funções adicionais.

  • E.

    valores.

A teoria da expectativa representa uma tentativa de explicação da motivação do colaborador em termos da

  • A.

    retribuição induzida.

  • B.

    retribuição prevista.

  • C.

    necessidade satisfeita.

  • D.

    necessidade latente.

  • E.

    incorporação dos valores pessoais para satisfação das necessidades presentes.

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