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Abraham Maslow, a partir de sua atuação como psicólogo clínico, elaborou um modelo a fim de explicar as necessidades essenciais para um desenvolvimento psicológico sadio. Ele incorporou a ênfase de MacClelland na importância da aceitação social, do controle pessoal, do reconhecimento e da realização, mas avançou vários passos ao propor conjuntos de necessidades adicionais e sugerindo classificá-los segundo uma ordem
racional.
emocional.
convencional.
pluralista.
naturalista.
A depressão mais comumente diagnosticada e mais grave é chamada episódio depressivo maior. Os critérios do DSM-IV indicam um estado de humor bastante deprimido que dura pelo menos
cinco semanas e incluem sintomas eufóricos.
três semanas e incluem sintomas histérios.
quatro semanas e incluem sintomas alucinógenos.
duas semanas e incluem sintomas cognitivos.
seis semanas e incluem sintomas semelhantes aos que ocorrem no transtorno de bipolaridade.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que no Transtorno de Estresse Pós-Traumático (309.81), o evento traumático é persistentemente revivido de algumas maneiras, por exemplo, por meio de recordações
aflitivas, recorrentes e intrusivas do evento, incluindo imagens, pensamentos ou percepções.
dissipadas, imprecisas e obscuras do evento, in cluindo esquecimento, choro e tensão.
passadas, fortes e persistentes, incluindo nostalgia, incerteza e insegurança.
tristes, profundas e mobilizadoras, incluindo deses pero, agitação e angústia.
múltiplas, fortes e mórbidas, incluindo emoções, fantasias e impulsos.
A especificidade da ergonomia reside na tensão entre dois objetivos: um centrado na organização e o outro,
na legislação.
nos processos.
nas pessoas.
no ambiente geográfico.
nos equipamentos.
O modelo de qualidade de vida no trabalho proposto por Walton (1973) é composto por oito categorias de análise:
variedade de habilidades e competências; identidade e significado da tarefa; clima e cultura da organização; autonomia para a tomada de decisão; retroação do próprio trabalho; retroação extrínseca e intrínseca; interrelacionamento; e estilo de liderança.
compensação justa e adequada; condições de trabalho; oportunidade de uso e desenvolvimento de capacidades; oportunidade de crescimento contínuo e segurança; integração social no trabalho; constitucionalismo; trabalho e espaço total da vida; e relevância social da vida no trabalho.
participação na tomada de decisão; sistema de recompensa e premiação; condições físicas adequadas; respeito a identidade profissional; políticas de responsabilidade social; plano de carreira e de acesso organizacional; estrutura organizacional e funcional estabelecida; e processos de treinamento funcional.
arquitetura de cargos e funções; processos para agregar e manter talentos; metas financeiras e operacionais a serem atingidas; efeitos do trabalho sobre a vida familiar; qualidade dos sistemas administrativos adotados; qualidade do relacionamento com a equipe de trabalho; motivadores pessoais; e frequência de interação com o líder.
efeitos do trabalho sobre a vida social; tipo de controle sobre a execução do trabalho; políticas de apoio ao sistema familiar; acesso a informações para execução do trabalho; possibilidades de execução de atividades variadas; limitações para execução do trabalho; nível de empowerment concedido; e frequência de feedbacks.
O coaching para o desenvolvimento parte do princípio de que o coachee, normalmente, precisa desenvolver
novos recursos, habilidades e comportamentos para alcançar o objetivo.
novas formas de produção, interação e participação para entender a realidade do mercado.
análises sobre o passado, presente e futuro para assimilar a mudança organizacional.
integralmente sua linguagem verbal e não-verbal para interagir com outras culturas.
novas imagens, estruturas de trabalho e interação para atingir as metas de carreira.
Nas organizações, os sistemas de comunicação formal focalizam as necessidades da empresa e os sistemas de comunicação informal focalizam as necessidades
ascendentes.
sociais.
descendentes.
estruturais.
mercadológicas.
O modelo de equilíbrio pontual (PEM − punctuated equilibrium model) é essencialmente um modelo de dois estágios que representam dois períodos de equilíbrio delimitado
nas relações.
nas estratégias.
por uma mudança no foco.
nas interações inter-grupos.
pela modificação de estímulos oferecidos pela empresa.
O conceito de caminho-objetivo para liderança concentra-se em vários tipos de comportamento do líder e de fatores
ambientais.
situacionais.
fisiológicos.
financeiros.
ergonômicos.
A ligação das pessoas com seu trabalho se transformou, especialmente a partir dos anos 90 no Brasil, pois a idealização do emprego estável e duradouro se dissipou, isto é, os vínculos entre qualquer pessoa e seu trabalho, em qualquer posto ou hierarquia são hoje permanentemente renegociados em função do seu comportamento atual, podendo, nesta linha de raciocínio, as relações serem
previsíveis, colaborativas e definitivas.
permanentes, expressivas e sistêmicas.
furtivas, fugazes e oscilantes.
permanentes, independentes e expressivas.
duradouras, estáveis e seguras.
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