Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Abraham Maslow, a partir de sua atuação como psicólogo clínico, elaborou um modelo a fim de explicar as necessidades essenciais para um desenvolvimento psicológico sadio. Ele incorporou a ênfase de MacClelland na importância da aceitação social, do controle pessoal, do reconhecimento e da realização, mas avançou vários passos ao propor conjuntos de necessidades adicionais e sugerindo classificá-los segundo uma ordem

  • A.

    racional.

  • B.

    emocional.

  • C.

    convencional.

  • D.

    pluralista.

  • E.

    naturalista.

A depressão mais comumente diagnosticada e mais grave é chamada episódio depressivo maior. Os critérios do DSM-IV indicam um estado de humor bastante deprimido que dura pelo menos

  • A.

    cinco semanas e incluem sintomas eufóricos.

  • B.

    três semanas e incluem sintomas histérios.

  • C.

    quatro semanas e incluem sintomas alucinógenos.

  • D.

    duas semanas e incluem sintomas cognitivos.

  • E.

    seis semanas e incluem sintomas semelhantes aos que ocorrem no transtorno de bipolaridade.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que no Transtorno de Estresse Pós-Traumático (309.81), o evento traumático é persistentemente revivido de algumas maneiras, por exemplo, por meio de recordações

  • A.

    aflitivas, recorrentes e intrusivas do evento, incluindo imagens, pensamentos ou percepções.

  • B.

    dissipadas, imprecisas e obscuras do evento, in cluindo esquecimento, choro e tensão.

  • C.

    passadas, fortes e persistentes, incluindo nostalgia, incerteza e insegurança.

  • D.

    tristes, profundas e mobilizadoras, incluindo deses pero, agitação e angústia.

  • E.

    múltiplas, fortes e mórbidas, incluindo emoções, fantasias e impulsos.

A especificidade da ergonomia reside na tensão entre dois objetivos: um centrado na organização e o outro,

  • A.

    na legislação.

  • B.

    nos processos.

  • C.

    nas pessoas.

  • D.

    no ambiente geográfico.

  • E.

    nos equipamentos.

O modelo de qualidade de vida no trabalho proposto por Walton (1973) é composto por oito categorias de análise:

  • A.

    variedade de habilidades e competências; identidade e significado da tarefa; clima e cultura da organização; autonomia para a tomada de decisão; retroação do próprio trabalho; retroação extrínseca e intrínseca; interrelacionamento; e estilo de liderança.

  • B.

    compensação justa e adequada; condições de trabalho; oportunidade de uso e desenvolvimento de capacidades; oportunidade de crescimento contínuo e segurança; integração social no trabalho; constitucionalismo; trabalho e espaço total da vida; e relevância social da vida no trabalho.

  • C.

    participação na tomada de decisão; sistema de recompensa e premiação; condições físicas adequadas; respeito a identidade profissional; políticas de responsabilidade social; plano de carreira e de acesso organizacional; estrutura organizacional e funcional estabelecida; e processos de treinamento funcional.

  • D.

    arquitetura de cargos e funções; processos para agregar e manter talentos; metas financeiras e operacionais a serem atingidas; efeitos do trabalho sobre a vida familiar; qualidade dos sistemas administrativos adotados; qualidade do relacionamento com a equipe de trabalho; motivadores pessoais; e frequência de interação com o líder.

  • E.

    efeitos do trabalho sobre a vida social; tipo de controle sobre a execução do trabalho; políticas de apoio ao sistema familiar; acesso a informações para execução do trabalho; possibilidades de execução de atividades variadas; limitações para execução do trabalho; nível de empowerment concedido; e frequência de feedbacks.

O coaching para o desenvolvimento parte do princípio de que o coachee, normalmente, precisa desenvolver

  • A.

    novos recursos, habilidades e comportamentos para alcançar o objetivo.

  • B.

    novas formas de produção, interação e participação para entender a realidade do mercado.

  • C.

    análises sobre o passado, presente e futuro para assimilar a mudança organizacional.

  • D.

    integralmente sua linguagem verbal e não-verbal para interagir com outras culturas.

  • E.

    novas imagens, estruturas de trabalho e interação para atingir as metas de carreira.

Nas organizações, os sistemas de comunicação formal focalizam as necessidades da empresa e os sistemas de comunicação informal focalizam as necessidades

  • A.

    ascendentes.

  • B.

    sociais.

  • C.

    descendentes.

  • D.

    estruturais.

  • E.

    mercadológicas.

O modelo de equilíbrio pontual (PEM − punctuated equilibrium model) é essencialmente um modelo de dois estágios que representam dois períodos de equilíbrio delimitado

  • A.

    nas relações.

  • B.

    nas estratégias.

  • C.

    por uma mudança no foco.

  • D.

    nas interações inter-grupos.

  • E.

    pela modificação de estímulos oferecidos pela empresa.

O conceito de caminho-objetivo para liderança concentra-se em vários tipos de comportamento do líder e de fatores

  • A.

    ambientais.

  • B.

    situacionais.

  • C.

    fisiológicos.

  • D.

    financeiros.

  • E.

    ergonômicos.

A ligação das pessoas com seu trabalho se transformou, especialmente a partir dos anos 90 no Brasil, pois a idealização do emprego estável e duradouro se dissipou, isto é, os vínculos entre qualquer pessoa e seu trabalho, em qualquer posto ou hierarquia são hoje permanentemente renegociados em função do seu comportamento atual, podendo, nesta linha de raciocínio, as relações serem

  • A.

    previsíveis, colaborativas e definitivas.

  • B.

    permanentes, expressivas e sistêmicas.

  • C.

    furtivas, fugazes e oscilantes.

  • D.

    permanentes, independentes e expressivas.

  • E.

    duradouras, estáveis e seguras.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...