Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Administração por Objetivos (APO) é uma técnica de direção de esforços por meio do planejamento e controle administrativo fundamentada no princípio de que, para atingir resultados, a organização precisa
ajustar seu modelo de remuneração para um modelo flexível que preveja o pagamento de bônus e/ou participação nos resultados.
analisar o potencial de sua equipe visando garantir o alcance dos resultados a serem atingidos.
analisar o risco legal da implantação deste sistema frente às exigências do sindicato.
definir sua missão e valores, para que possa cobrar dos colaboradores uma ação proativa em seus trabalhos.
definir, antes, em que negócio está atuando e aonde pretende chegar.
O tipo de organização linha – "staff" é o resultado da combinação dos tipos de organização
formal e ocasional.
linear e funcional.
clássica e neoclássica.
autoritária e paternalista.
multiprofissional e de governança corporativa.
Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização em níveis de
comunicação.
maturidade.
capacidade de influência.
autoridade.
potencial.
A teoria de Expectativa de Victor Vroom apresenta três conceitos: valência, expectativa e força. Valência é
a força objetiva que leva a alcançar metas no ambiente de trabalho.
o grau em que a pessoa acredita ou espera que seus objetivos sejam atingidos.
o grau em que a pessoa julga que seus resultados serão atingidos.
a orientação afetiva em direção a resultados particulares.
o grau de intenção que uma pessoa imprime para ter suas necessidades satisfeitas.
Existem quatro fatores que condicionam o aparecimento dos chamados grupos informais: os interesses comuns; a interação provocada pela própria organização formal, os períodos de lazer e
a necessidade do ser humano em satisfazer suas necessidades de autorrealização.
as práticas de celebrações e comemorações sociais.
a dinâmica dos negócios.
o jogo político presente na relação empresarial.
a flutuação do pessoal dentro da empresa.
A partir da Teoria das Relações Humanas, todo o acervo de teorias psicológicas acerca da motivação passou a ser aplicado dentro da empresa. Verificou-se que todo comportamento humano é motivado e que a motivação, no sentido psicológico, é
uma energia inesgotável que determina não só a satisfação, mas também o desejo de cada colaborador em cumprir suas atividades.
a tensão persistente que leva o indivíduo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais determinadas necessidades.
inconsciente e que não há, no ambiente de trabalho, ações de motivação que possam ser adotadas sem a participação efetiva do colaborador, pois ele é que indicará se sua necessidade foi ou não satisfeita.
definida pelo ego, que aciona o superego para a definição dos estímulos que efetivamente serão aceitos para suprir as necessidades presentes.
assumir poder sobre o trabalho, uma vez que não há como um indivíduo no ambiente de trabalho se sentir satisfeito se não tiver o sentimento de liberdade de ação para exercer sua função.
Coaching pode ser definido como um processo utilizado pela liderança quando se quer melhorar o comportamento no trabalho ou perfil do colaborador (BROCATO, 2003).
Em outras palavras, pode-se dizer que é uma forma de obter os resultados esperados desenvolvendo
as habilidades dos componentes de uma equipe e desta como um todo.
a sinergia entre as pessoas nos diversos ambientes dos negócios (mercado interno e externo).
uma atitude positiva para com os valores da empresa.
uma ação de colaboração induzida entre gestor e colaborador.
uma ação de colaboração conduzida pelo gestor e colaborador, com o apoio de um profissional da área de saúde da empresa.
A função biológica do comportamento de apego é proteger o ser humano, quando pequeno, dos diversos perigos que podem ameaçá-lo.
Essa frase é de autoria de um(a) importante teórico(a) da psicologia:
Elisabeth Badinter.
Sigmund Freud.
Michel Foucault.
Melanie Klein.
John Bowlby.
Na avaliação do dano psíquico, o técnico deve sempre situá-lo em relação ao trauma sofrido, sendo que a parte mais delicada e complexa da questão é o estabelecimento do nexo causal. Assim, ao ser consultado sobre a causalidade de certos fatos, o profissional deveria
utilizar instrumentos psicológicos para quantificar o dano todas as vezes que for solicitado para avaliar tais situações.
afirmar que só é possível afirmar a causalidade dos fatos se a materialidade da situação puder ser constatada sempre.
indicar se o incidente de relevância legal demonstrou ter exercido um papel na produção do prejuízo psíquico trazido pelo reclamante ao juízo.
explicitar ao solicitante que nunca há relação entre o dano traumático e as sequelas psíquicas em um indivíduo.
demonstrar que a apuração dos prejuízos decorrentes de determinado fato danoso sempre produz na vítima uma desvalorização de seu papel.
D. W. Winnicott procurou demonstrar que a experiência emocional da criança submetida à privação impede-a, principalmente, de
entender a chegada de novos membros na família.
obter êxito em suas tentativas de reparação.
sentir plenamente a sensação de descoberta intelectual.
obter recompensas de seus cuidadores.
relacionar-se com superiores hierárquicos.
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