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Há pelo menos quatro níveis de análise dos problemas de comunicação: o intrapessoal, o interpessoal, o organizacional e o tecnológico. No nível organizacional estuda-se
o comportamento de cada indivíduo, sua tipologia e estágio de compreensão das metas que lhe foram designadas a serem cumpridas no ambiente de trabalho.
os programas formais de processamento, tradução, distribuição e exibição dos dados que geram zonas cinzentas e de conflito no processo comunicativo no ambiente de trabalho.
as redes de sistemas de dados, informações, fatos que ligam entre si os membros da organização e fornecem os meios por intermédio dos quais a empresa se relaciona com o meio.
o clima, a cultura e os valores preponderantes no ambiente de trabalho e que interferem diretamente nos processos de relacionamentos interpessoais e intrapessoais, dentro e fora da organização.
o processo comunicativo de cada membro da equipe, visando desta forma diagnosticar estilos e a partir daí realizar ajustes nas ferramentas e instrumentos institucionais de comunicação na empresa.
De maneira geral, as teorias sobre estilos de liderança estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus colaboradores, isto é, maneiras pelas quais o líder orienta sua conduta. Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder
sente.
pensa.
valoriza.
faz.
acredita.
As chamadas teorias reducionistas de motivação mostram um modelo mecânico de homeostase, como se o ser humano tendesse sempre
ao equilíbrio e mais nada.
a buscar novos desafios.
a superar metas no ambiente de trabalho.
a satisfazer somente as suas necessidades básicas.
ao desequilíbrio para que pudesse reagir de forma criativa para lidar com necessidades frustradas.
Um modelo de motivação amplamente aceito é a teoria da expectativa. Este modelo declara que a motivação é a consequência
da satisfação de fatores motivacionais e de manutenção.
dos resultados que uma pessoa busca e sua estimativa de que a ação conduzirá aos resultados desejados.
da satisfação das 5 necessidades básicas estabelecidas por Maslow.
da interação de alguns fatores que formam principalmente a satisfação das necessidades classificadas como mais altas.
da interação de alguns fatores que formam principalmente a satisfação das necessidades classificadas como elevada expectativa.
Uma qualidade essencial da seleção por competências é o fato de ser baseada em fatos concretos e mensuráveis como o comportamento. Esse método tem como ferramentas de avaliação a entrevista comportamental e os jogos com foco em competências. Na entrevista comportamental as perguntas são planejadas para obter respostas que tenham
contexto, ação e resultado.
planejamento, análise e indicador de como o candidato atuou para solucionar um dado problema.
estratégia, solução e indicadores de como o candidato atuou para solucionar um dado problema.
percepção, ação e motivadores que indicam comportamentos futuros que o candidato adotará para solucionar problemas semelhantes no seu trabalho.
percepção, motivadores e análise de como o candidato atuará sob pressão diante de um dado problema no seu ambiente de trabalho.
O método de avaliação de desempenho da escala gráfica, apesar de reduzir as tendências do avaliador em relação a outros métodos, ainda é sujeito a subjetividade. Essas tendências são chamadas de propensões do avaliador. Entre elas tem-se a complacência e rigor que ocorre quando
o superior opta por concentrar sua avaliação mediante a percepção de terceiros, tais como: pares, fornecedores e outros gestores; obtendo mais dados e fatos para vir a ser complacente ou rigoroso no seu parecer.
o superior gosta de um colaborador, sua opinião pode ser distorcida em relação ao seu desempenho. Pelo fato de gostar do colaborador, sua opinião quanto ao desempenho é sempre boa.
um superior não aprecia o desempenho de um colaborador e, por isso, sua percepção negativa distorce o valor da avaliação de desempenho.
um superior se detém em avaliar somente os fatos mais recentes ao invés de se manter atento ao período que está sendo sugerido a ser avaliado. Este comportamento pode favorecer ou desfavorecer o colaborador, frente aos resultados que emitiu em curto prazo.
alguns superiores tendem a ser "bonzinhos" ao avaliar o desempenho dos colaboradores, ou quando usam de muito rigor. O resultado é que todos os colaboradores são classificados como ótimos ou péssimos.
Uma técnica de treinamento orientada para o conteúdo é
o treinamento de sensitividade.
o Role-playing.
a instrução programada.
o treinamento de grupos-T.
a simulação.
O treinamento de sensitividade faz parte de uma das principais técnicas de intervenção em Desenvolvimento Organizacional e tem demonstrado ser um dos métodos mais eficazes na melhoria da competência
foco em resultados.
intrapessoal.
técnica.
interpessoal.
automotivação.
Uma explicação completa dos quatro níveis de avaliação de treinamento pode ser encontrada no livro Evaluating training programs, de Donald Kirkpatrick (1998). A avaliação feita com um questionário que mede as impressões dos participantes sobre os programas de treinamento e desenvolvimento com relação a conteúdo, instrutores, materiais e recursos instrucionais, ambiente e instalações é denominada avaliação de
aplicação.
reação.
conhecimento.
resultado.
aprendizado.
Escanear o futuro para antecipar uma nova onda de tendências, que permita incorporar práticas organizacionais que façam as pessoas trabalhar cada vez mais, melhor e mais rápido, é uma preocupação constante. Não por coincidência, as empresas interessadas em projetos de educação corporativa são as que realizam esforços intensos para mapear suas competências críticas e investem em gestão do conhecimento. Para o entendimento simplificado de competência, ela é resultante de três fatores básicos:
formação acadêmica, experiência e motivação.
performance, experiência e motivação.
performance, motivação e preferências organizacionais.
conhecimentos, habilidades e atitudes.
formação acadêmica, experiência e valores.
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