Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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É possível distinguir dois tipos de conhecimento no ambiente organizacional: o explícito e o tácito. Na visão de Spender (2001), tácito não significa conhecimento que não pode ser codificado, mas que ainda não foi explicado. O autor menciona que o conhecimento tácito, no local de trabalho, apresenta três componentes: consciente, automático e

  • A.

    diversificado.

  • B.

    integrativo.

  • C.

    coletivo.

  • D.

    espontâneo.

  • E.

    assimilado.

Em uma organização, o processo de aprendizagem pode ocorrer nos três níveis: do indivíduo, do grupo e da organização. No nível do grupo, a aprendizagem pode vir a constituir um processo

  • A.

    social partilhado pelas pessoas do grupo.

  • B.

    carregado de emoções positivas ou negativas, por meio de caminhos diversos.

  • C.

    na compreensão e interpretação partilhados pelo grupo interno e externo à organização que o torna institucionalizado e se expressa em diversos artefatos organizacionais, como estrutura, regras e procedimentos.

  • D.

    na aquisição e no desenvolvimento de habilidades físicas para produções e ações.

  • E.

    na aquisição e desenvolvimento da capacidade para articular conhecimentos conceituais sobre uma experiência passada.

Como técnica utilizada principalmente em programas de desenvolvimento gerencial, a avaliação 360 graus consiste em

  • A.

    inferir ações de melhoria para com o trabalho apresentado por todas as equipes envolvidas, focalizando de forma sistêmica ações que fortaleçam a integração e o aumento da sinergia de todos os componentes da corporação para atingirem metas classificadas como de alta complexidade.

  • B.

    identificar os principais problemas de comunicação dos gestores para com o mercado de trabalho.

  • C.

    analisar comportamentos adequados e inadequados apresentados pelos líderes somente sob a ótica dos seus colaboradores.

  • D.

    analisar comportamentos adequados e inadequados apresentados pelos líderes somente sob a ótica dos seus colaboradores e pares.

  • E.

    coletar feedbacks dos comportamentos de liderança dos principais gestores no ambiente interno e externo da organização.

Segundo Philippe Ariès, a aprendizagem social deixou de se realizar por meio do convívio direto com os adultos, sendo substituída, a partir do século XVII, pela educação

  • A.

    comunitária.

  • B.

    filosófica.

  • C.

    religiosa.

  • D.

    escolar.

  • E.

    moral.

Existem várias técnicas de seleção e treinamento. Aquelas relacionadas às tarefas do cargo, como um teste de digitação e a operação de uma empilhadeira, são classificados como

  • A.

    objetivas.

  • B.

    psicodramáticas.

  • C.

    dinâmicas de grupo.

  • D.

    situcionais.

  • E.

    projetivas.

Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais; resistência generalizada à necessidade de mudança interna; dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios; tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes; mais recursos dispendidos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes são sintomas de

  • A.

    socialização da cultura organizacional.

  • B.

    disfunções da cultura organizacional.

  • C.

    mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para manifestarem seus descontentamentos com os benefícios aplicados pela empresa.

  • D.

    mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para sinalizarem suas insatisfações quanto às políticas de remuneração praticadas pela empresa.

  • E.

    fontes de informações que devem ser analisadas pelos gestores da empresa, visando a adotar uma ação no grupo de trabalho para que possam apresentar resultados de trabalho mais homogêneos, facilitando assim o desenvolvimento de boas práticas de trabalho percebidas pelo mercado.

O modelo tarefa-pessoas revela que a liderança é um processo social

  • A.

    complexo, que abrange múltiplos comportamentos e que depende tanto do líder quanto dos liderados, entre outros fatores.

  • B.

    que prevê que líder e liderado atuem de forma a revelar seus motivadores para que possam interagir de forma aberta e franca no ambiente de trabalho.

  • C.

    dinâmico, que privilegia a recompensa financeira.

  • D.

    sistêmico, que flutua por diversas ações e reações advindas da forma pela qual colaborador e gestor conseguem desenvolver maturidade para lidar com os conflitos inerentes à execução e à cobrança dos trabalhos a serem realizados.

  • E.

    dinâmico, que evidencia conflitos que devem ser solucionados de forma rápida e sempre com foco dirigido ao alcance dos resultados estabelecidos pela organização.

David McClelland identificou e estudou três necessidades específicas, que se encaixam naquelas propostas por Maslow, ou que a elas acrescentam-se. Essas necessidades específicas são

  • A.

    sociais, estima e higiênicas.

  • B.

    sociais, estima e autorrealização.

  • C.

    realização, poder e associação ou filiação.

  • D.

    higiênicas, sociais e afiliação.

  • E.

    básicas, intermediárias e superiores.

Os estudos sobre pequenos grupos estão vinculados à teoria de Kurt Lewin, que os analisa em termos de espaço topológico e de sistemas de

  • A.

    forças.

  • B.

    alianças.

  • C.

    lealdades.

  • D.

    deslealdades.

  • E.

    comunicação.

Os autores do DO (Desenvolvimento Organizacional) adotam uma posição antagônica ao conceito tradicional da organização, salientando as diferenças fundamentais existentes entre os sistemas

  • A.

    mecânicos e orgânicos.

  • B.

    autônomos e diferenciais.

  • C.

    fechados e semiabertos.

  • D.

    autônomos e fechados.

  • E.

    democráticos e autoritários.

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