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É possível distinguir dois tipos de conhecimento no ambiente organizacional: o explícito e o tácito. Na visão de Spender (2001), tácito não significa conhecimento que não pode ser codificado, mas que ainda não foi explicado. O autor menciona que o conhecimento tácito, no local de trabalho, apresenta três componentes: consciente, automático e
diversificado.
integrativo.
coletivo.
espontâneo.
assimilado.
Em uma organização, o processo de aprendizagem pode ocorrer nos três níveis: do indivíduo, do grupo e da organização. No nível do grupo, a aprendizagem pode vir a constituir um processo
social partilhado pelas pessoas do grupo.
carregado de emoções positivas ou negativas, por meio de caminhos diversos.
na compreensão e interpretação partilhados pelo grupo interno e externo à organização que o torna institucionalizado e se expressa em diversos artefatos organizacionais, como estrutura, regras e procedimentos.
na aquisição e no desenvolvimento de habilidades físicas para produções e ações.
na aquisição e desenvolvimento da capacidade para articular conhecimentos conceituais sobre uma experiência passada.
Como técnica utilizada principalmente em programas de desenvolvimento gerencial, a avaliação 360 graus consiste em
inferir ações de melhoria para com o trabalho apresentado por todas as equipes envolvidas, focalizando de forma sistêmica ações que fortaleçam a integração e o aumento da sinergia de todos os componentes da corporação para atingirem metas classificadas como de alta complexidade.
identificar os principais problemas de comunicação dos gestores para com o mercado de trabalho.
analisar comportamentos adequados e inadequados apresentados pelos líderes somente sob a ótica dos seus colaboradores.
analisar comportamentos adequados e inadequados apresentados pelos líderes somente sob a ótica dos seus colaboradores e pares.
coletar feedbacks dos comportamentos de liderança dos principais gestores no ambiente interno e externo da organização.
Segundo Philippe Ariès, a aprendizagem social deixou de se realizar por meio do convívio direto com os adultos, sendo substituída, a partir do século XVII, pela educação
comunitária.
filosófica.
religiosa.
escolar.
moral.
Existem várias técnicas de seleção e treinamento. Aquelas relacionadas às tarefas do cargo, como um teste de digitação e a operação de uma empilhadeira, são classificados como
objetivas.
psicodramáticas.
dinâmicas de grupo.
situcionais.
projetivas.
Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais; resistência generalizada à necessidade de mudança interna; dificuldade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios; tendência a subestimar outros grupos, especialmente concorrentes e clientes; mais recursos dispendidos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes são sintomas de
socialização da cultura organizacional.
disfunções da cultura organizacional.
mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para manifestarem seus descontentamentos com os benefícios aplicados pela empresa.
mecanismos de defesa praticados pelos colaboradores para sinalizarem suas insatisfações quanto às políticas de remuneração praticadas pela empresa.
fontes de informações que devem ser analisadas pelos gestores da empresa, visando a adotar uma ação no grupo de trabalho para que possam apresentar resultados de trabalho mais homogêneos, facilitando assim o desenvolvimento de boas práticas de trabalho percebidas pelo mercado.
O modelo tarefa-pessoas revela que a liderança é um processo social
complexo, que abrange múltiplos comportamentos e que depende tanto do líder quanto dos liderados, entre outros fatores.
que prevê que líder e liderado atuem de forma a revelar seus motivadores para que possam interagir de forma aberta e franca no ambiente de trabalho.
dinâmico, que privilegia a recompensa financeira.
sistêmico, que flutua por diversas ações e reações advindas da forma pela qual colaborador e gestor conseguem desenvolver maturidade para lidar com os conflitos inerentes à execução e à cobrança dos trabalhos a serem realizados.
dinâmico, que evidencia conflitos que devem ser solucionados de forma rápida e sempre com foco dirigido ao alcance dos resultados estabelecidos pela organização.
David McClelland identificou e estudou três necessidades específicas, que se encaixam naquelas propostas por Maslow, ou que a elas acrescentam-se. Essas necessidades específicas são
sociais, estima e higiênicas.
sociais, estima e autorrealização.
realização, poder e associação ou filiação.
higiênicas, sociais e afiliação.
básicas, intermediárias e superiores.
Os estudos sobre pequenos grupos estão vinculados à teoria de Kurt Lewin, que os analisa em termos de espaço topológico e de sistemas de
forças.
alianças.
lealdades.
deslealdades.
comunicação.
Os autores do DO (Desenvolvimento Organizacional) adotam uma posição antagônica ao conceito tradicional da organização, salientando as diferenças fundamentais existentes entre os sistemas
mecânicos e orgânicos.
autônomos e diferenciais.
fechados e semiabertos.
autônomos e fechados.
democráticos e autoritários.
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