Questões de Psicologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a teoria piagetiana, analise as afirmativas a seguir:

I . Esquemas são categorias mentais que organizam a experiência.

II . A assimilação ocorre quando novas experiências são incorporadas de imediato aos esquemas existentes.

III . Os quatro estágios de desenvolvimento piagetiano não ocorrem na mesma sequência para todas as crianças, pois elas se desenvolvem de maneira singular.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente I;
  • B. somente I e II;
  • C. somente I e III;
  • D. somente II e III;
  • E. I, II e III.

“A maneira de a sociedade se defender da reincidência é acolher o condenado, não mais como autor de um delito, mas na sua condição inafastável de pessoa humana”. (Miguel Reale Júnior, in Novos Rumos do Sistema Criminal). A equipe multidisciplinar que atua nos juízos responsáveis pela Execução Penal tem, entre outras atribuições, o papel de acompanhar, encaminhar e orientar condenados em diferentes regimes. A esse respeito, analise as ações a seguir:

I – capacitação profissional;

II – vagas de trabalho;

III – educação formal;

IV – medidas socioeducativas.

São ações previstas na ressocialização dos apenados:

  • A. somente I, II e III;
  • B. somente I, II e IV;
  • C. somente I, III e IV;
  • D. somente II, III e IV;
  • E. I, II, III e IV;

Para Piaget, o estágio pré-operatório apresenta como características importantes:

  • A. o exercício dos reflexos, a reação circular primária e as reações circulares secundárias;
  • B. o pensamento hipotético, o raciocínio dedutivo e o pensamento abstrato;
  • C. a zona de desenvolvimento proximal, o discurso privado e o discurso interno;
  • D. o egocentrismo, a centração e a aparência tomada como realidade;
  • E. a flexibilidade sociocognitiva, a inteligência hierárquica e o processamento contextual da informação.

Segundo Maud Mannoni, (2004) a primeira entrevista em psicanálise pode ser reveladora ao sujeito, sendo fundamental que a presença do psicanalista restitua a ele a sua própria verdade. Em sendo assim, a entrevista tem como finalidade:

  • A. conduzir o sujeito em direção ao seu bem-estar, tornando-o apto para o amor e o trabalho;
  • B. informar ao paciente suas projeções imaginárias sobre o analista e interpretar a transferência;
  • C. atender à demanda inconsciente de amor do paciente, sugerindo uma significação para os seus sintomas;
  • D. confrontar a posição do sujeito em seu mundo fantasmático frente à articulação significante;
  • E. fazer o holding para que o paciente saia do estado de não integrado em seu psiquismo para o de integrado.

Jefferson, 15 anos, foi apreendido em flagrante quando furtava garrafas de vodka e conhaque em um supermercado. Na audiência de apresentação, o Juiz entendeu ser necessário colher mais elementos para formar sua convicção quanto à medida mais adequada para Jefferson e pediu um estudo para a equipe técnica multidisciplinar. Considerando a realização desse estudo, analise os itens a seguir:

I – entrevista de anamnese com os pais do adolescente;

II – visitas domiciliares;

III – contatos institucionais;

IV – testes psicológicos;

V – entrevista cognitiva com o adolescente.

Para realizar esse estudo, o psicólogo poderá lançar mão de:

  • A. somente I, II e IV;
  • B. somente I, IV e V;
  • C. somente II, III e V;
  • D. somente I, II, III e IV;
  • E. I, II, III, IV e V.

Sobre as consequências da privação do amor materno na primeira infância, causadas inclusive pela institucionalização, segundo John Bowlby, no livro “Cuidados Maternos e Saúde Mental”, analise as afirmativas a seguir.

I. O bebê pode deixar de sorrir para um rosto humano ou de reagir quando alguém brinca com ele.

II. Em crianças refugiadas foi identificada a enurese noturna, bem como a incapacidade de estabelecer relações e o aumento de agressividade e frustração.

III. A privação por longo prazo pode produzir sequelas mais graves, dentre outras a ligação calorosa, mas superficial, com qualquer adulto que se aproxime.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Anna Freud desenvolveu o conceito de perturbações do desenvolvimento, classificando os problemas da adolescência como os protótipos desses transtornos evolutivos. Dessa forma, Anna Freud atribuía o desequilíbrio psíquico e o comportamento instável característicos da adolescência:

  • A. aos conflitos internos associados à maturação sexual;
  • B. ao incremento das cobranças sociais e acadêmicas;
  • C. às perturbações patológicas do desenvolvimento na primeira infância;
  • D. ao funcionamento neurótico do núcleo familiar;
  • E. ao uso dos mecanismos de defesa de intelectualização e sublimação.

No campo da inquirição de crianças e adolescentes, é digno de nota o Depoimento sem dano, cuja experiência no Brasil foi iniciada em Porto Alegre pelo juiz de direito José Antônio Daltoé Cezar e implantada em diversos tribunais no país. Tal proposta de inquirição foi fortemente criticada pelo Conselho Federal de Psicologia, assim como por diversos psicólogos de importância no campo jurídico. Entre as críticas que podem ser feitas ao Depoimento sem dano, pode-se dizer que:

  • A. o uso de bonecas anatomicamente corretas é comprovadamente o meio mais adequado para revelação de abuso sexual;
  • B. a criança deve ser respeitada em sua vontade de calar-se e não revelar aspectos de sua vida íntima;
  • C. a reinquirição da criança na condição de vítima e testemunha em juízo não gera danos a ela;
  • D. a inquirição judicial é similar à entrevista psicológica, não havendo necessidade de substituir esta pela primeira;
  • E. a punição do acusado atende aos anseios da criança, não havendo razão para ela participar da audiência.

"Desde o início do século X X, popularizava-se entre os cientistas a antropometria, medição de ossos, crânios e cérebros que, por meio de comparações, pretendiam comprovar a inferioridade de determinados segmentos sociais, [tendo sido famosas as teses de Paul Broca e Cesare Lombroso." ( COMBRA, . Jovens pobres. In FRAFA, P. C. Jovens em tempo real. Rio de Janeiro: DP&A, 2003).

Atuante em um período de constituição das primeiras alianças entre os discursos "psi" e o direito, Lombroso se tornou bastante conhecido por sua Antropologia Criminal, tendo sido responsável por categorizar indivíduos como:

  • A. periculosos comunitários e desviantes irrecuperáveis;
  • B. degradados morais e degenerados familiares;
  • C. tarados hereditários e inferiores malsãos;
  • D. criminosos natos e perigosos sociais;
  • E. indisciplinados sociais e desorganizados familiares.

Em A Verdade e as Formas Jurídicas, Foucault afirma que a prisão se tornou a punição por excelência e a matriz da vigilância panóptica nas sociedades disciplinares. Com efeito, a punição moderna passou a ser calculada essencialmente a partir do indivíduo em relação:

  • A. ao seu ato criminoso;
  • B. a sua virtualidade;
  • C. ao livre arbítrio;
  • D. à ofensa ao soberano;
  • E. ao pacto social.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...