Questões de Psicologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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No livro "A Verdade e as Formas Jurídicas", foucault considera a formação da sociedade disciplinar e analisa as transformações na penalidade do século X X, que "passa a ser um controle, não tanto sobre se o que fizeram os indivíduos está em conformidade ou não com a lei, mas ao nível do que podem fazer, do que são capazes de fazer, do que estão sujeitos a fazer, do que estão na iminência de fazer." (FOUCAULT, M. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro: NAU, 2003)

Nos termos supramencionados, Foucault está se referindo à:

  • A. arqueologia do saber;
  • B. genealogia do poder;
  • C. construção de subjetividades;
  • D. periculosidade;
  • E. punição.

O superego é uma das instâncias da personalidade que Freud descreveu no quadro de sua segunda teoria do aparelho psíquico, sendo o seu papel assimilável ao de um juiz ou censor inexorável. Por constituir-se através da interiorização das exigências e interdições parentais, o superego é definido classicamente como herdeiro:

  • A. do romance familiar;
  • B. da fantasia materna;
  • C. do complexo de édipo;
  • D. da sexualidade perverso-polimorfa;
  • E. das fases da libido.

Lacan interessou-se pelo crime dos paranoicos e, inicialmente, pouco se afastou da concepção edipianista que prevalecia na época. Entretanto, alguns anos depois, no seminário sobre a angústia, Lacan propôs uma concepção na qual o sujeito se reduz a um objeto excluído ou rejeitado, como uma ruptura do quadro da fantasia em direção ao real. Nesse caso, o crime cometido pelo sujeito pode ser visto enquanto despojado de significação simbólica. Tal concepção é chamada por Lacan de:

  • A. passagem ao ato;
  • B. acting out;
  • C. foraclusão;
  • D. sublimação;
  • E. retorno do recalcado.

Um psicólogo está encarregado de apurar a denúncia de que uma menina de 4 anos teria sido sexualmente molestada por seu primo de 15 anos. As opções a seguir apresentam os instrumentos, os métodos e as técnicas que o psicólogo poderá utilizar para a realização do trabalho pericial, à exceção de uma.

Assinale-a.

  • A. Entrevistas com a família e recursos lúdicos.
  • B. Visitas domiciliares e testes projetivos.
  • C. Visitas institucionais e testes objetivos
  • D. Observação da criança e entrevistas individuais.
  • E. Análise de documentos e depoimento sem dano.

Em Franz Alexander (1891-1964) encontram-se diversas contribuições para a técnica terapêutica.

Um de seus conceitos centrais defende que “... reexperimentar o passado não resolvido, mas com a possibilidade de um novo final é a chave do resultado terapêutico, acontecendo na situação transferencial ou em sua vida cotidiana, possibilitando a integração dos novos padrões de comportamento em sua personalidade”.

Essa contribuição ficou conhecida como

  • A. experiência emocional corretiva.
  • B. aliança terapêutica positiva.
  • C. terapia interpessoal focal.
  • D. teoria comportamental da aprendizagem.
  • E. transcendência da consciência de si.

Na disputa litigiosa de guarda, é comum um genitor querer mostrar que é mais apto do que outro para cuidar e educar os filhos. Com efeito, os operadores do direito solicitam que o psicólogo forneça subsídios que apontem para o genitor “certo” a quem dar posse e guarda da prole.

Por sua vez, a tarefa de confeccionar um laudo pouco contribui para uma melhoria na qualidade das relações entre os membros da família, na medida em que

  • A. o psicólogo pode utilizar instrumentos inadequados de avaliação da competência parental.
  • B. as partes não são encaminhadas à terapia antes de dar prosseguimento à ação judicial.
  • C. a perícia não coloca em xeque a lógica adversarial que preside em geral as disputas de guarda.
  • D. a avaliação psicológica não conclui em favor de uma única chefia familiar para a educação da prole.
  • E. o laudo deixa de apontar o melhor guardião, gerando o risco de haver uma decisão judicial menos justa.

Debora e Roberto estão separados há três anos e possuem um filho em comum. Ela possui a guarda da criança e ele, o direito de visita, restrito aos finais de semana e mais um dia da semana. Contudo, Debora reclama que Roberto não vem cumprindo os horários, com atrasos que prejudicam os deveres escolares que o filho faz à noite. Por sua vez, Roberto diz que ela exagera em relação ao horário e que os atrasos são justificados. Ele sugere também pegar a criança na escola em vez de na casa materna, onde ele convivia com a ex-mulher. À luz da psicologia jurídica voltada para a área de família, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O genitor que fica na residência com o filho tem mais facilidade de realizar o luto da separação, pois enfrenta diariamente a realidade na qual o ex-companheiro está ausente do lar doméstico.

( ) Os modelos rígidos, burocráticos e preconcebidos de visita podem criar dificuldades para o genitor descontínuo acompanhar e participar do desenvolvimento do filho.

( ) O paradigma de “visita” deveria ser modificado para o de “convivência”, já que o significado de ir-ver ou inspecionar, presente no primeiro, não valoriza a ideia de intimidade, familiaridade, trato diário.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e V.
  • B. V, F e V.
  • C. F, V e V.
  • D. F, F e V.
  • E. V, V e F.

Sabe-se que a violência doméstica contra a mulher é um fenômeno social grave, que traz inúmeras consequências físicas e psicológicas para as vítimas e também para as crianças e adolescentes que a presenciam. A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As relações de violência doméstica contra a mulher costumam alternar momentos de violência com os de sedução, afeto, arrependimento, etc., sendo permeadas, portanto, por sentimentos ambivalentes e contraditórios.

( ) A convivência prolongada com relações de violência, a legitimação social para sua perpetuação e a formação de uma identidade de gênero depreciada formam um campo propício para a internalização da banalização da violência sofrida pela mulher.

( ) Mesmo enfrentando condições ainda extremamente desfavoráveis, as mulheres podem construir, individual e coletivamente, estratégias de ruptura face às condições de violência, não devendo ser vista simplesmente como vítimas passivas.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e F.
  • B. V, V e V.
  • C. F, V e V.
  • D. V, F e V.
  • E. V, F e F.

Em Abuso Sexual da Criança, Tilman Furniss assinala que o abuso sexual se constitui como problema multidisciplinar, requerendo a cooperação de diferentes profissionais.

O abuso sexual deve ser visto tanto como uma questão dos direitos da criança quanto como problema de saúde, sobretudo, mental. Portanto, na medida em que os efeitos legais do crime e a necessidade de proteção da criança precisam ser integrados aos aspectos psicológicos e de relacionamento da criança e da família, Tilman Furniss propõe a abordagem familiar

  • A. metassistêmica.
  • B. cibernética.
  • C. psicojurídica.
  • D. psicanalítica.
  • E. transpessoal.

A equipe de psicologia de uma determinada instituição foi solicitada a preparar um projeto de prevenção ao uso de drogas e álcool tendo como público-alvo adolescentes de 12 a 15 anos.

Sobre as estratégias de prevenção, assinale a afirmativa correta.

  • A. A redução de danos pode ter início na infância por meio da orientação adequada a pais e professores que lidam com a criança no dia a dia.
  • B. O trabalho de prevenção primária voltado para adolescentes, para evitar o uso de drogas, pode ser feito por meio de atividades nas escolas.
  • C. A prevenção terciária destina-se às pessoas que já experimentaram drogas para evitar a evolução para o uso mais frequente e prejudicial.
  • D. Os indivíduos que já têm problemas com o uso de drogas ou que apresentam dependência não são elegíveis para o trabalho de prevenção.
  • E. As informações sobre os efeitos e riscos do uso de drogas são ineficazes na prevenção e despertam a curiosidade e o comportamento desafiador do jovem.
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