Lista completa de Questões de Psicologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Cabe ao psicólogo, nas organizações, trabalhar com estratégias que viabilizem a construção das interações humanas, já que as transformações sociais e individuais decorrentes do contexto do trabalho acarretam diversas formas de subjetivação e de constituição dos grupos e da própria sociedade.
Em relação às informações apresentadas, e no que se refere às intervenções em processos de trabalho, saúde e bem-estar do trabalhador, julgue os itens a seguir.
Segundo Zanelli e Bastos (2004), a psicologia organizacional e do trabalho busca compreender o comportamento das pessoas que trabalham, tanto nos respectivos determinantes e as consequências destes quanto nas possibilidades da construção produtiva das ações de trabalho, com preservação máxima da natureza, da qualidade de vida e do bem-estar humano.O processo de ensino e de aprendizagem perpassa os princípios da psicologia da aprendizagem, a qual considera que, na natureza desse processo, a aprendizagem de matérias complexas é mais eficaz quando é estabelecido em um processo intencional de construção de sentido, com base na informação e na experiência.
Considerando essas informações, e a respeito dos princípios e processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir.
Os fatores motivacionais e afetivos do processo de aprendizagem influenciam o que o aluno aprende e a forma como aprende. Já a motivação para aprender é influenciada pelos estados emocionais do indivíduo, as respectivas crenças, interesses, objetivos e hábitos de pensamento.Cabe ao psicólogo, nas organizações, trabalhar com estratégias que viabilizem a construção das interações humanas, já que as transformações sociais e individuais decorrentes do contexto do trabalho acarretam diversas formas de subjetivação e de constituição dos grupos e da própria sociedade.
Em relação às informações apresentadas, e no que se refere às intervenções em processos de trabalho, saúde e bem-estar do trabalhador, julgue os itens a seguir.
A psicologia organizacional e do trabalho adota metas que ultrapassam a visão tradicional de eficiência máxima e de ajustamento do indivíduo ao trabalho.O processo de ensino e de aprendizagem perpassa os princípios da psicologia da aprendizagem, a qual considera que, na natureza desse processo, a aprendizagem de matérias complexas é mais eficaz quando é estabelecido em um processo intencional de construção de sentido, com base na informação e na experiência.
Considerando essas informações, e a respeito dos princípios e processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir.
Pensar a respeito do pensamento pode ser considerada como uma das estratégias mais elevadas para selecionar e monitorizar as operações mentais que facilitam o pensamento crítico e criativo.Cabe ao psicólogo, nas organizações, trabalhar com estratégias que viabilizem a construção das interações humanas, já que as transformações sociais e individuais decorrentes do contexto do trabalho acarretam diversas formas de subjetivação e de constituição dos grupos e da própria sociedade.
Em relação às informações apresentadas, e no que se refere às intervenções em processos de trabalho, saúde e bem-estar do trabalhador, julgue os itens a seguir.
Os trabalhos pioneiros na área organizacional tinham base na busca de critérios e procedimentos voltados às finalidades de avaliação e de seleção de empregados para as indústrias em expansão. O desempenho no trabalho e a eficiência organizacional eram as preocupações primordiais que orientavam as atividades dos psicólogos nas organizações.O processo de ensino e de aprendizagem perpassa os princípios da psicologia da aprendizagem, a qual considera que, na natureza desse processo, a aprendizagem de matérias complexas é mais eficaz quando é estabelecido em um processo intencional de construção de sentido, com base na informação e na experiência.
Considerando essas informações, e a respeito dos princípios e processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir.
O aluno pode criar representações acerca do conhecimento com sentido e coerência, ao longo do tempo, e com o apoio e a orientação institucional como uma das metas do processo de aprendizagem.Quanto ao exposto e às intervenções em processos organizacionais e de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
A consideração da multideterminação dos sintomas impede que se compreenda profundamente o sistema que ocasionou essa consequência e tende a levar a uma intervenção superficial.Em ciência, alcançar o rigor lógico de uma definição é tarefa complexa, principalmente no campo da psicologia, já que essa é considerada a ciência da alma, ou da psique, ou da mente, ou do comportamento, denotando diferentes facetas do objeto de estudo dessa ciência. A história da psicologia caracterizou-se por grandes sistemas. Esses sistemas tiveram influências filosóficas e fisiológicas nas próprias formulações teóricas acerca do que é ou deve ser psicologia. Considerando essas informações, de acordo com a história da psicologia, julgue os itens a seguir. No contexto da instituição acadêmica alemã e da norte-americana, a filosofia e a medicina tinham prioridade histórica sobre a psicologia, o que dificultou o reconhecimento institucional dessa escola como ciência independente.
Quanto ao exposto e às intervenções em processos organizacionais e de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
Com base no sintoma, procura-se uma lógica de causalidade linear, e o diagnóstico e a intervenção são organizados desse modo, com base na noção de nexo causal, o que caracteriza muitas intervenções no contexto organizacional.Em ciência, alcançar o rigor lógico de uma definição é tarefa complexa, principalmente no campo da psicologia, já que essa é considerada a ciência da alma, ou da psique, ou da mente, ou do comportamento, denotando diferentes facetas do objeto de estudo dessa ciência. A história da psicologia caracterizou-se por grandes sistemas. Esses sistemas tiveram influências filosóficas e fisiológicas nas próprias formulações teóricas acerca do que é ou deve ser psicologia. Considerando essas informações, de acordo com a história da psicologia, julgue os itens a seguir. Há diferentes modos de estudar a história da psicologia. Um usual é a crônica dos eventos, estabelecida pela imposição do caráter diacrônico da narrativa. Outros autores consideraram a história da psicologia, do ponto de vista das diferentes teorias, como as teorias de personalidade e as teorias da aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...