Questões de Psicologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Psicologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Cabe ao psicólogo, nas organizações, trabalhar com estratégias que viabilizem a construção das interações humanas, já que as transformações sociais e individuais decorrentes do contexto do trabalho acarretam diversas formas de subjetivação e de constituição dos grupos e da própria sociedade.

Em relação às informações apresentadas, e no que se refere às intervenções em processos de trabalho, saúde e bem-estar do trabalhador, julgue os itens a seguir.

Segundo Zanelli e Bastos (2004), a psicologia organizacional e do trabalho busca compreender o comportamento das pessoas que trabalham, tanto nos respectivos determinantes e as consequências destes quanto nas possibilidades da construção produtiva das ações de trabalho, com preservação máxima da natureza, da qualidade de vida e do bem-estar humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de ensino e de aprendizagem perpassa os princípios da psicologia da aprendizagem, a qual considera que, na natureza desse processo, a aprendizagem de matérias complexas é mais eficaz quando é estabelecido em um processo intencional de construção de sentido, com base na informação e na experiência.

Considerando essas informações, e a respeito dos princípios e processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir.

Os fatores motivacionais e afetivos do processo de aprendizagem influenciam o que o aluno aprende e a forma como aprende. Já a motivação para aprender é influenciada pelos estados emocionais do indivíduo, as respectivas crenças, interesses, objetivos e hábitos de pensamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cabe ao psicólogo, nas organizações, trabalhar com estratégias que viabilizem a construção das interações humanas, já que as transformações sociais e individuais decorrentes do contexto do trabalho acarretam diversas formas de subjetivação e de constituição dos grupos e da própria sociedade.

Em relação às informações apresentadas, e no que se refere às intervenções em processos de trabalho, saúde e bem-estar do trabalhador, julgue os itens a seguir.

A psicologia organizacional e do trabalho adota metas que ultrapassam a visão tradicional de eficiência máxima e de ajustamento do indivíduo ao trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de ensino e de aprendizagem perpassa os princípios da psicologia da aprendizagem, a qual considera que, na natureza desse processo, a aprendizagem de matérias complexas é mais eficaz quando é estabelecido em um processo intencional de construção de sentido, com base na informação e na experiência.

Considerando essas informações, e a respeito dos princípios e processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir.

Pensar a respeito do pensamento pode ser considerada como uma das estratégias mais elevadas para selecionar e monitorizar as operações mentais que facilitam o pensamento crítico e criativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cabe ao psicólogo, nas organizações, trabalhar com estratégias que viabilizem a construção das interações humanas, já que as transformações sociais e individuais decorrentes do contexto do trabalho acarretam diversas formas de subjetivação e de constituição dos grupos e da própria sociedade.

Em relação às informações apresentadas, e no que se refere às intervenções em processos de trabalho, saúde e bem-estar do trabalhador, julgue os itens a seguir.

Os trabalhos pioneiros na área organizacional tinham base na busca de critérios e procedimentos voltados às finalidades de avaliação e de seleção de empregados para as indústrias em expansão. O desempenho no trabalho e a eficiência organizacional eram as preocupações primordiais que orientavam as atividades dos psicólogos nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de ensino e de aprendizagem perpassa os princípios da psicologia da aprendizagem, a qual considera que, na natureza desse processo, a aprendizagem de matérias complexas é mais eficaz quando é estabelecido em um processo intencional de construção de sentido, com base na informação e na experiência.

Considerando essas informações, e a respeito dos princípios e processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir.

O aluno pode criar representações acerca do conhecimento com sentido e coerência, ao longo do tempo, e com o apoio e a orientação institucional como uma das metas do processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao exposto e às intervenções em processos organizacionais e de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A consideração da multideterminação dos sintomas impede que se compreenda profundamente o sistema que ocasionou essa consequência e tende a levar a uma intervenção superficial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em ciência, alcançar o rigor lógico de uma definição é tarefa complexa, principalmente no campo da psicologia, já que essa é considerada a ciência da alma, ou da psique, ou da mente, ou do comportamento, denotando diferentes facetas do objeto de estudo dessa ciência. A história da psicologia caracterizou-se por grandes sistemas. Esses sistemas tiveram influências filosóficas e fisiológicas nas próprias formulações teóricas acerca do que é ou deve ser psicologia. Considerando essas informações, de acordo com a história da psicologia, julgue os itens a seguir. No contexto da instituição acadêmica alemã e da norte-americana, a filosofia e a medicina tinham prioridade histórica sobre a psicologia, o que dificultou o reconhecimento institucional dessa escola como ciência independente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao exposto e às intervenções em processos organizacionais e de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

Com base no sintoma, procura-se uma lógica de causalidade linear, e o diagnóstico e a intervenção são organizados desse modo, com base na noção de nexo causal, o que caracteriza muitas intervenções no contexto organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em ciência, alcançar o rigor lógico de uma definição é tarefa complexa, principalmente no campo da psicologia, já que essa é considerada a ciência da alma, ou da psique, ou da mente, ou do comportamento, denotando diferentes facetas do objeto de estudo dessa ciência. A história da psicologia caracterizou-se por grandes sistemas. Esses sistemas tiveram influências filosóficas e fisiológicas nas próprias formulações teóricas acerca do que é ou deve ser psicologia. Considerando essas informações, de acordo com a história da psicologia, julgue os itens a seguir. Há diferentes modos de estudar a história da psicologia. Um usual é a crônica dos eventos, estabelecida pela imposição do caráter diacrônico da narrativa. Outros autores consideraram a história da psicologia, do ponto de vista das diferentes teorias, como as teorias de personalidade e as teorias da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...