Questões de Psicologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Psicologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao realizar uma ronda hospitalar em uma ala infantil, psicólogos verificaram que uma criança, de aproximadamente sete anos de idade, estava bastante apreensiva em relação ao procedimento a que seria submetida. Nessa enfermaria, havia três enfermeiras tentando retirar sangue dessa criança, que gritava muito. Uma das psicólogas aproximou-se e, com o consentimento das enfermeiras, perguntou para a criança se ela estava com medo. A criança respondeu que sim. Então a psicóloga perguntou em qual dos braços a enfermeira poderia retirar o sangue para um exame pré-cirúrgico. A criança levantou o braço esquerdo, a enfermeira conseguiu retirar o sangue, e a criança recuperou a posse do respectivo corpinho, manipulado no contexto hospitalar. A psicóloga enfatizou a importância da escolha da criança, já que ela não poderia escolher muito naquele contexto invasivo e estressante.

Considerando esse caso clínico e as emoções, os afetos, a motivação e a atuação do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens a seguir.

Podem ser considerados os cinco tipos básicos de vivências afetivas: o humor ou estado de ânimo, as emoções, os sentimentos, o afeto e as paixões.

  • C. Certo
  • E. Errado

José é um senhor de 67 anos de idade que esteve em instituição de internação psiquiátrica por mais de 30 anos. A equipe da instituição tentou fazer contato com os familiares e amigos dele para que José passasse a frequentar o CAPS e voltar a residir com os respectivos familiares, já que estava em situação clínica estável e tinha condições de frequentar serviços-dia. Porém, a equipe não conseguiu contato. Trata-se de um caso de ruptura de relações sociais e afetivas em razão de internação psiquiátrica por longo período e sem o envolvimento familiar.

Com relação a esse caso clínico hipotético, e acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico no contexto da saúde, julgue os itens a seguir.

Jurema Alcides Cunha (2000) considera que o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos que visa a identificar as forças e as fraquezas no funcionamento psicológico, com o propósito de entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos e comunicar os resultados com base nos quais são propostas soluções.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no exposto e acerca dos processos psicológicos de atenção, memória, percepção, linguagem, pensamento, consciência e inteligência, julgue os itens a seguir. De acordo com Dalgalarrondo (2008), são funções da linguagem a função comunicativa, o instrumento de expressão e a afirmação do eu.

  • C. Certo
  • E. Errado

José é um senhor de 67 anos de idade que esteve em instituição de internação psiquiátrica por mais de 30 anos. A equipe da instituição tentou fazer contato com os familiares e amigos dele para que José passasse a frequentar o CAPS e voltar a residir com os respectivos familiares, já que estava em situação clínica estável e tinha condições de frequentar serviços-dia. Porém, a equipe não conseguiu contato. Trata-se de um caso de ruptura de relações sociais e afetivas em razão de internação psiquiátrica por longo período e sem o envolvimento familiar.

Com relação a esse caso clínico hipotético, e acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico no contexto da saúde, julgue os itens a seguir.

O psicodiagnóstico consiste na aplicação de uma série de instrumentos que visam a reunir informações relevantes, com o objetivo de elaborar um diagnóstico para subsidiar o tratamento e a tomada de decisão diante de um caso clínico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto a desgastes ou fatores estressantes presentes em organizações de trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A. Considera-se que a percepção em si de um fator estressante é suficiente para levar a um desgaste psicológico, independentemente da avaliação ou da interpretação dos funcionários a respeito desse fator.
  • B. Pesquisas a respeito da carga de trabalho descobriram que ela tem relação com três tipos de desgastes: psicológico, físico e comportamental.
  • C. Não existem estudos capazes de demonstrar que as percepções da política organizacional estão associadas com desgastes psicológicos e físicos.
  • D. Altos níveis de controle (autonomia) costumam estar associados com altos níveis de desgaste emocional, intenção de abandonar o emprego, sintomas na saúde, ausência e rotatividade.
  • E. A ambiguidade e o conflito de papéis são os fatores menos estudados nas pesquisas a respeito de estresse ocupacional.

Com relação a assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A. Diferentemente de quando existe um desequilíbrio de poder entre chefe e subordinado, os colegas de trabalho que não ocupam posições de poder não podem ter influência e usar de certo “poder” para assediar sexualmente os respectivos colegas.
  • B. Um funcionário pode se envolver em práticas de assédio sexual a mulheres; não para obter poder sobre a mulher que ocupa posição hierárquica superior à dele ou para minimizar as diferenças de poder entre eles, mas sempre por uma questão de falta de ética ou caráter.
  • C. Os atos de violência moral visam humilhar, desqualificar e desestabilizar emocionalmente a relação da vítima com a organização e o ambiente de trabalho, o que põe em risco a saúde, a própria vida da vítima e o seu emprego.
  • D. O assédio moral e sexual no trabalho caracterizam-se pela exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas fora da jornada de trabalho, não necessariamente relativas ao exercício das respectivas funções.
  • E. Não ajudam a combater o assédio moral, no ambiente de trabalho, analisar o assediador e entender as atitudes dele.

Acerca de condições de trabalho, segurança no trabalho e saúde ocupacional, assinale a alternativa correta.

  • A. Para a psicologia organizacional, o bem-estar está associado à qualidade de vida, ao nível de estresse e à satisfação, mas não à saúde mental, uma vez que seus conceitos são bastante distintos.
  • B. A saúde ocupacional está relacionada apenas com a assistência médica após acidentes de trabalho ou instalação de doenças.
  • C. Os principais itens do programa de higiene do trabalho não estão relacionados com o ambiente psicológico de trabalho, mas sim com o ambiente físico e com a ergonomia.
  • D. A inclusão de estratégias destinadas não somente a tornar ou manter as pessoas saudáveis, mas principalmente a fazê-las mais felizes e satisfeitas com o próprio ambiente de trabalho, pode constituirse em um investimento com grandes possibilidades de retorno organizacional.
  • E. Remoção de fumaça, ferramentas que reduzam a necessidade de esforço humano e tipo de atividade agradável e motivadora estão relacionados, respectivamente, com aplicação de princípios de ergonomia, ambiente físico de trabalho e ambiente psicológico de trabalho.

No que se refere ao psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

  • A. O levantamento quantitativo e qualitativo dos dados, incluindo a integração deles, constitui a última etapa de um processo psicodiagnóstico.
  • B. O psicodiagnóstico é um processo que tem início em uma consulta, a partir da qual se delineiam os passos do exame, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico.
  • C. Na prática, considera-se que os sintomas estão presentes quando os limites da variabilidade normal não são ultrapassados.
  • D. Um problema é identificado quando são reconhecidas alterações ou mudanças nos padrões de comportamento normal, que são percebidas como sendo de natureza exclusivamente qualitativa.
  • E. Não é necessário que o paciente apresente certo número de características sintomatológicas, durante determinado período de tempo, para ser possível chegar a uma decisão/conclusão diagnóstica.

Considerando aspectos relacionados à prática clínica do psicólogo, incluindo as modalidades de documentos decorrentes de avaliações psicológicas, assinale a alternativa correta.

  • A. Uma entrevista, na prática, antes de poder ser considerada uma técnica, deve ser vista como um contato social entre duas ou mais pessoas.
  • B. A declaração é um documento que visa informar a ocorrência de fatos ou situações subjetivas relacionadas ao atendimento psicológico.
  • C. O relatório deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, não necessariamente à luz de um instrumental técnico.
  • D. Diferentemente do relatório, a finalidade do laudo deve ser a de apresentar os procedimentos e as conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica.
  • E. Na exposição de motivos em um parecer, deve-se apresentar a questão em tese, sendo necessária a descrição detalhada dos procedimentos, como os dados colhidos ou o nome dos envolvidos.

Com relação à entrevista clínica no contexto diagnóstico, assinale a alternativa correta.

  • A. Quanto ao aspecto formal, as entrevistas podem ser divididas em estruturadas ou semiestruturadas, sendo estas também conhecidas como entrevistas de livre estruturação.
  • B. A finalidade maior de uma entrevista é sempre a de descrever e avaliar para oferecer alguma forma de retorno.
  • C. Na entrevista psicodinâmica, a investigação do desenvolvimento psicossexual é algo irrelevante ou de pouca importância.
  • D. A entrevista de triagem tem como objetivo único avaliar a demanda do sujeito.
  • E. A entrevista diagnóstica sempre prioriza aspectos sindrômicos em detrimento de aspectos psicodinâmicos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...