Lista completa de Questões de Psicologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao realizar uma ronda hospitalar em uma ala infantil, psicólogos verificaram que uma criança, de aproximadamente sete anos de idade, estava bastante apreensiva em relação ao procedimento a que seria submetida. Nessa enfermaria, havia três enfermeiras tentando retirar sangue dessa criança, que gritava muito. Uma das psicólogas aproximou-se e, com o consentimento das enfermeiras, perguntou para a criança se ela estava com medo. A criança respondeu que sim. Então a psicóloga perguntou em qual dos braços a enfermeira poderia retirar o sangue para um exame pré-cirúrgico. A criança levantou o braço esquerdo, a enfermeira conseguiu retirar o sangue, e a criança recuperou a posse do respectivo corpinho, manipulado no contexto hospitalar. A psicóloga enfatizou a importância da escolha da criança, já que ela não poderia escolher muito naquele contexto invasivo e estressante.
Considerando esse caso clínico e as emoções, os afetos, a motivação e a atuação do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens a seguir.
Podem ser considerados os cinco tipos básicos de vivências afetivas: o humor ou estado de ânimo, as emoções, os sentimentos, o afeto e as paixões.José é um senhor de 67 anos de idade que esteve em instituição de internação psiquiátrica por mais de 30 anos. A equipe da instituição tentou fazer contato com os familiares e amigos dele para que José passasse a frequentar o CAPS e voltar a residir com os respectivos familiares, já que estava em situação clínica estável e tinha condições de frequentar serviços-dia. Porém, a equipe não conseguiu contato. Trata-se de um caso de ruptura de relações sociais e afetivas em razão de internação psiquiátrica por longo período e sem o envolvimento familiar.
Com relação a esse caso clínico hipotético, e acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico no contexto da saúde, julgue os itens a seguir.
Jurema Alcides Cunha (2000) considera que o psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos que visa a identificar as forças e as fraquezas no funcionamento psicológico, com o propósito de entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos e comunicar os resultados com base nos quais são propostas soluções.José é um senhor de 67 anos de idade que esteve em instituição de internação psiquiátrica por mais de 30 anos. A equipe da instituição tentou fazer contato com os familiares e amigos dele para que José passasse a frequentar o CAPS e voltar a residir com os respectivos familiares, já que estava em situação clínica estável e tinha condições de frequentar serviços-dia. Porém, a equipe não conseguiu contato. Trata-se de um caso de ruptura de relações sociais e afetivas em razão de internação psiquiátrica por longo período e sem o envolvimento familiar.
Com relação a esse caso clínico hipotético, e acerca da avaliação psicológica e do psicodiagnóstico no contexto da saúde, julgue os itens a seguir.
O psicodiagnóstico consiste na aplicação de uma série de instrumentos que visam a reunir informações relevantes, com o objetivo de elaborar um diagnóstico para subsidiar o tratamento e a tomada de decisão diante de um caso clínico.Quanto a desgastes ou fatores estressantes presentes em organizações de trabalho, assinale a alternativa correta.
Com relação a assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.
Acerca de condições de trabalho, segurança no trabalho e saúde ocupacional, assinale a alternativa correta.
No que se refere ao psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.
Considerando aspectos relacionados à prática clínica do psicólogo, incluindo as modalidades de documentos decorrentes de avaliações psicológicas, assinale a alternativa correta.
Com relação à entrevista clínica no contexto diagnóstico, assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...