Lista completa de Questões de Psicologia da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca desse texto e das bases biológicas e evolutivas do comportamento, julgue os itens a seguir.
A qualidade específica de uma emoção particular resulta de dois fatores: o tipo particular do evento reforçador envolvido e o conhecimento prévio pelos indivíduos desses eventos. Com base nisso, o medo, por exemplo, pode ser um estado decorrente de um processo punitivo ou, ainda, um estado que leve um indivíduo ou animal a executar uma tarefa para terminar, escapar ou evitar um determinado estímulo aversivo.Acerca desse texto e das bases biológicas e evolutivas do comportamento, julgue os itens a seguir.
Os reforçadores podem atuar como estímulos recompensadores (por exemplo, o alimento, se o animal está faminto, e a água, se ele está com sede) ou punitivos (um estímulo doloroso, por exemplo).Acerca desse texto e das bases biológicas e evolutivas do comportamento, julgue os itens a seguir.
Estados emocionais de amor, raiva, alegria, culpa e medo possuem pouco em comum. Uma das teorias gerais das emoções sustenta que o elemento comum ligando todas as emoções é que elas representam alguma reação a um evento reforçador ou a sinais reforçadores condicionados.Acerca desse texto e das bases biológicas e evolutivas do comportamento, julgue os itens a seguir.
Uma das definições mais simples de emoção refere-se à manifestação de reações psicomotoras, geralmente acompanhadas de alterações neurovegetativas em resposta a um estímulo ambiental.Acerca desse texto e das bases biológicas e evolutivas do comportamento, julgue os itens a seguir.
As memórias emocionais associadas ao medo condicionado são observadas em muitas espécies animais.Acerca desse texto e das bases biológicas e evolutivas do comportamento, julgue os itens a seguir.
Para Darwin, as expressões emocionais podem ser compreendidas com base em três princípios: utilidade dos hábitos, antítese e ação direta do sistema nervoso central.As drogas psicotrópicas agem no sistema nervoso central (SNC) e produzem alterações de comportamento, humor e cognição. Elas são classificadas em três grandes grupos, de acordo com a alteração que provocam. O primeiro grupo consiste em drogas que estimulam o SNC e aumentam a atividade cerebral, uma vez que imitam ou cooperam com os neurotransmissores estimulantes do organismo do indivíduo. Exemplos: álcool, nicotina, cafeína, anfetamina, cocaína, crack e merla. O segundo grupo consiste em drogas que deprimem o SNC e diminuem as atividades cerebrais. Exemplos: álcool, inalantes/solventes, soníferos, ansiolíticos, antidepressivos e morfina. E o terceiro grupo consiste em drogas que perturbam o SNC e distorcem as atividades cerebrais, podendo causar perturbações quanto ao espaço e tempo. Exemplos: maconha, haxixe, ecstasy, cogumelo, LSD, medicamentos e anticolinérgicos.
A respeito do exposto, e considerando os conhecimentos quanto à psicofarmacologia e ao comportamento, julgue os itens a seguir.
A consciência quanto à função do uso de drogas é um importante fator de proteção por ocasionar a percepção do respectivo exercício não apenas no SNC, mas também no interjogo subjetivo do sujeito.O texto apresentado não é real. Ele teve origem em um boato que surgiu nas redes sociais em 2016. Contudo, contém elementos importantes das teorias da personalidade e da subjetividade. Com base nisso, julgue os itens a seguir.
Uma leitura interpretativa psicanalítica considera as aquisições psíquicas e emocionais advindas das experiências primitivas, compositoras das funções psíquicas, como as responsáveis pela construção da personalidade da criança em detrimento do impacto emocional da série infantil da Peppa Pig. Cabe, assim, aos pais explicarem as circunstâncias acionadas pela séria infantil de forma coerente e instrutiva para as crianças.O texto apresentado não é real. Ele teve origem em um boato que surgiu nas redes sociais em 2016. Contudo, contém elementos importantes das teorias da personalidade e da subjetividade. Com base nisso, julgue os itens a seguir.
É correto considerar que personalidade é o sistema no qual as tendências inatas da pessoa interagem com o ambiente social para produzir as ações e as experiências de uma vida individual. Ademais, é provável que profissionais de diferentes formações culturais tragam perspectivas novas à interpretação de dados quanto à personalidade e formulem novas interrogações que possam levar o campo a avançar em direções completamente diferentes.Ao realizar uma ronda hospitalar em uma ala infantil, psicólogos verificaram que uma criança, de aproximadamente sete anos de idade, estava bastante apreensiva em relação ao procedimento a que seria submetida. Nessa enfermaria, havia três enfermeiras tentando retirar sangue dessa criança, que gritava muito. Uma das psicólogas aproximou-se e, com o consentimento das enfermeiras, perguntou para a criança se ela estava com medo. A criança respondeu que sim. Então a psicóloga perguntou em qual dos braços a enfermeira poderia retirar o sangue para um exame pré-cirúrgico. A criança levantou o braço esquerdo, a enfermeira conseguiu retirar o sangue, e a criança recuperou a posse do respectivo corpinho, manipulado no contexto hospitalar. A psicóloga enfatizou a importância da escolha da criança, já que ela não poderia escolher muito naquele contexto invasivo e estressante.
Considerando esse caso clínico e as emoções, os afetos, a motivação e a atuação do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens a seguir.
As enfermeiras estabeleceriam uma relação muito mais afetiva sem a intervenção da psicóloga, já que não é relevante a qualidade e o tônus emocional que acompanha uma ideia ou uma representação mental.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...