Questões de Psicologia da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Lista completa de Questões de Psicologia da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sob a pressão de excessiva ansiedade, o ego, às vezes, é forçado a tomar medidas extremas para aliviar a pressão. Essas medidas são chamadas de mecanismos de defesa. Sobre os mecanismos de defesa de Freud, é INCORRETO afirmar que

  • A. todos os mecanismos de defesa negam, falsificam ou distorcem a realidade.
  • B. na projeção, a fonte de ansiedade é atribuída aos impulsos primitivos do indivíduo.
  • C. as principais defesas são a repressão, a projeção, a formação reativa, a fixação e a regressão.
  • D. os mecanismos de defesa operam inconscientemente, de modo que a pessoa não tem consciência do que está acontecendo.

Entre 1920 e 1923, Freud remodela a teoria do aparelho psíquico e introduz os conceitos de id, ego e superego para referir-se aos três sistemas da personalidade. Podemos afirmar, então, em relação ao aparelho psíquico, EXCETO:

  • A. Para compreender a constituição do superego é necessário introduzir a ideia de sentimento de culpa.
  • B. O ego é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as “ordens” do superego.
  • C. O superego origina-se com o Complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. A moral, os ideais são funções do superego. O conteúdo do superego refere-se às exigências sociais e culturais.
  • D. O id não constitui o reservatório da energia psíquica e é onde se “localizam” as pulsões: de vida e de morte. As características atribuídas ao sistema inconsciente na primeira teoria são atribuídas ao id, que é regido pelo princípio do prazer.

A família é uma instituição social que tem passado por mudanças aceleradas em sua estrutura, organização e funções de seus membros, a partir da segunda metade do século XX. Ao modelo tradicional de família somam-se muitos outros e não há como afirmar se são piores, ou melhores; são diferentes. Diferentes principalmente da família monogâmica – que serve, de fato, como um ponto de partida histórico. Pesquisas realizadas pelo antropólogo americano L. H. Morgan (1818-1881) demonstraram que, desde a origem da humanidade, houve, sucessivamente, alguns tipos de classificação de família; assinale-os.

  • A. Consanguínea, patriarcal e, finalmente, monogâmica.
  • B. Consanguínea, punaluana, patriarcal e, finalmente, monogâmica.
  • C. Consanguínea, sindiásmica, patriarcal e, finalmente, monogâmica.
  • D. Consanguínea, punaluana, sindiásmica, patriarcal e, finalmente, monogâmica.

Freud foi, provavelmente, o primeiro teórico da psicologia a enfatizar os aspectos desenvolvimentais da personalidade e, em particular, o papel decisivo dos primeiros anos do período de bebê e da infância, como formadores da estrutura de caráter básica da pessoa. Na verdade, Freud considerava que a personalidade já estava muito bem formada pelo final do quinto ano de vida e que o desenvolvimento subsequente era praticamente a elaboração dessa estrutura básica. Chegou a tal conclusão com base em suas experiências com pacientes que se submetiam à psicanálise. Para ele, a personalidade se desenvolve em respostas a algumas fontes de tensão; assinale-as.

  • A. Processo de crescimento psicológico; conflitos; e, ameaças.
  • B. Processo de crescimento fisiológico; frustrações; e, conflitos.
  • C. Processo de crescimento psicológico; frustações; e, ameaças.
  • D. Processo de crescimento fisiológico; frustrações; conflitos; e, ameaças.

O campo da psicologia tem pouco mais de cem anos de existência. Uma pessoa a quem muitas vezes se credita a fundação do campo é Wilhelm Wundt, responsável pelo desenvolvimento do primeiro laboratório de psicologia da Universidade de Leipzig, na Alemanha, em 1879. A psicologia organizacional, como campo de especialização, data do início dos anos 1900, quando psicólogos começaram a estudar problemas relacionados ao trabalho e ao comportamento no trabalho. Apesar de a maioria das pessoas atribuir a Walter Scott, a Hugo Münsterberg, ou a ambos, o crédito de fundação da psicologia industrial/organizacional, um outro autor teve uma profunda influência no campo que então desenvolvia Frederick W. Taylor, um engenheiro que sustentava que princípios científicos poderiam ser aplicados para o replanejamento do ambiente de trabalho. Com base nos estudos de Taylor, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A motivação não resulta dos ganhos financeiros.
  • B. Os melhores trabalhadores devem ser selecionados e treinados no novo “método melhor”.
  • C. Os métodos de trabalho podem ser cientificamente planejados visando à eficiência, o que resulta em “um método melhor” para se executar uma tarefa.
  • D. Deve haver uma atmosfera íntima e cordial de cooperação entre a administração e os trabalhadores; a administração e os trabalhadores devem compartilhar a responsabilidade pelo planejamento e pela condução do trabalho.

Não há um parâmetro para julgar o que é certo, o que é normal. São questões complexas. De certa forma, todos fazem julgamentos sobre a normalidade, uma vez que expressam opiniões sobre a saúde mental dos outros (e talvez deles mesmos). É claro que os diagnósticos formais sobre transtornos psicológicos são feitos por profissionais da saúde mental. Ao fazê-los, os clínicos contam inúmeros critérios para a análise de comportamentos patológicos, entre os quais podemos citar:

  • A. Caráter: diz-se que uma pessoa manifesta seu caráter através de reações da vida cotidiana.
  • B. Desvio: segundo Szasz, diz-se comumente que uma pessoa tem um transtorno quando seu comportamento desvia-se do que a sociedade considera aceitável. Quando as pessoas violam os padrões aceitáveis da sociedade.
  • C. Angústia pessoal: o diagnóstico de um transtorno psicológico é comumente baseado no relato de grande angústia pessoal de um indivíduo. Este é o critério satisfeito por pessoas que estão perturbadas por transtornos de ansiedade ou da depressão.
  • D. Comportamento inadequado: em muitos casos julgam-se as pessoas como tendo um transtorno psicológico porque têm poucos comportamentos adaptativos cotidianos. Este é o critério-chave no diagnóstico de transtornos pelo uso de substância (drogas).

De acordo com o referido fragmento de texto e em relação ao construto da personalidade nos estudos da psicologia das diferenças individuais, assinale a afirmativa correta.

  • A. A investigação das diferenças de personalidade é influenciada pelos genes ou pelo ambiente; os autores usam testes fatoriais que são aplicados em pessoas geneticamente idênticas (gêmeos).
  • B. A teoria de Eysenck constitui um indicador de referência e é utilizada internacionalmente para analisar o problema de determinar até que ponto as diferenças de personalidade são herdadas ou são produtos das condições socioambientais.
  • C. Os projetos de pesquisa, voltados a encontrar dados acerca de como as condições socioambientais em que vivemos influenciam na expressão da personalidade, têm se intensificado na tentativa de explicitar um conjunto de testes baseados em evidências psicométricas.
  • D. Os escores de indivíduos com diversos graus de parentesco genético e ambiental, provenientes de testes, são submetidos a diferentes tipos de análise estatística visando realizar as correspondentes estimativas quanto ao peso da influência de ambos os fatores nas diferenças de personalidade.

De acordo com Arzeno (1995, p. 36), “‘a primeira entrevista’ é a primeira etapa do processo psicodiagnóstico, que possui diversos objetivos”, inclusive o planejamento do processo psicoterápico. Trata-se de um momento, pois, no qual caberá ao psicólogo propiciar um ambiente propício para que o sujeito não se sinta reprovado ou acusado de fracassos e erros. Sobre a primeira entrevista, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A consciência da doença e a fantasia inconsciente da doença são conceitos análogos independente do posicionamento teórico e do paciente, pois as crianças, assim como os adultos, relatam problemas desde o início, ainda que em situações lúdicas no curso da consulta.

( ) Uma vez conhecido o motivo manifesto da consulta, o profissional direciona as perguntas a respeito de tudo o que possa estar relacionado a tal motivo, considerando, ainda, de imediato, o caráter fenomenológico que ele possui, sem conceituar conteúdos como previamente conhecidos.

( ) É possível afirmar que motivo manifesto da consulta e consciência da doença consistem em conceitos que constituem um paralelismo, visto que a preocupação do paciente e o que ele considera preocupante desde o momento inicial podem ser considerados a consciência da doença.

( ) Em uma entrevista inicial, o psicólogo dispõe de recursos fundamentais para registrar tudo o que for necessário e pertinente ao cliente, os quais se restringem aos registros verbais e não verbais expressos pelo cliente, tendo em vista que o registro transferencial e contratransferencial somente são estabelecidos no decorrer dos demais encontros.

A sequência está correta em

  • A. F, V, V, F.
  • B. V, F, F, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. V, V, F, F.

George Kelly propõe uma teoria na qual um dos conceitos centrais é o de constructo pessoal. Esse conceito fez com que a teoria de Kelly se diferenciasse das demais teorias de personalidade, sendo referenciada, por vezes, como teoria cognitiva, teoria comportamental e, em outros momentos, como teoria existencial ou teoria fenomenológica. Sobre a teoria de personalidade proposta por George Kelly, assinale a afirmativa correta.

  • A. Todas as pessoas antecipam acontecimentos devido ao fato de todos serem capazes de interpretar ou atribuir significados a esses acontecimentos, eventos e experiências vivenciadas.
  • B. Os significados pessoais são conceitos da teoria de Kelly que abrangem relações interpessoais, percepção de si e dos demais indivíduos, acolhimento e incondicionalidade, congruência e consciência de si.
  • C. Os significados dinâmico, estrutural e de desenvolvimento da teoria de Kelly explicitam um arcabouço inato ao indivíduo, provido de dispositivos que orientam repostas e demais eventos que se seguem, bem como a possibilidade de recorrência das mesmas em um dado contexto social.
  • D. Todas as pessoas constituem fatores dinâmicos em suas relações psicológicas, com diversas dimensões, os quais delimitam uma extensão vital que envolve todos esses fatores para a expressão de uma pessoa ou grupo, sendo, portanto, essencialmente operacionais e voltados para o bem-estar.

A entrevista psicológica é uma ferramenta importante em diferentes áreas e momentos de atuação do profissional da psicologia. Uma das finalidades dessa entrevista é propiciar a compreensão do motivo do psicodiagnóstico, auxiliando o planejamento dos procedimentos de avaliação requeridos nesse processo, sobretudo por meio das entrevistas iniciais. A respeito das entrevistas iniciais, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode seguir diferentes modelos e mesmo na forma livre deve ter algum tipo de direcionamento por parte do avaliador.

II. Trata-se de um tipo de entrevista em que o paciente é quem constrói a forma como as informações são trazidas; primeiramente definindo dados e sinalizando quais outros serão inseridos no contexto de avaliação.

III. Na modalidade semiestruturada é importante ter em mente os temas pretendidos como a abordagem do paciente, posto que a ideia é que a entrevista possa envolver questões que se mostrem relevantes para o entendimento do caso e o delineamento das etapas posteriores do processo psicodiagnóstico.

IV. As entrevistas de livre estruturação guiam o curso das informações fornecidas pelo paciente; esse tipo de entrevista se inicia com questionamentos acerca do motivo da busca ou do encaminhamento pelo atendimento e, como isso, é possível encaminhar e direcionar as demais perguntas

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. II, III e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...