Questões de Psicologia da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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A referida citação sinaliza a concepção de Fromm a respeito das necessidades humanas. Dessa forma, é correto afirmar que

  • A. uma necessidade humana consiste em uma estrutura de orientação, a qual dá mobilidade ao indivíduo e impede ações despropositadas e inconsistentes.
  • B. a estrutura de orientação flexível e maleável em contraposição a uma estrutura sólida e rígida permite ao indivíduo mais confiabilidade em dar sentido aos eventos e fenômenos da vida.
  • C. uma necessidade humana consiste em uma necessidade de relacionamento, a qual pode ser satisfeita pela submissão, dominação ou amor; mas, apenas a transcendência é uma força criativa individualizante.
  • D. estrutura de orientação pautada na busca pela cessação da insatisfação e no pleno ajustamento, desprovidos de forças destrutivas e de filosofia irracional, é a única forma base para o crescimento da personalidade total.

Um dos pilares iniciais da teoria de personalidade proposta por Freud é o conceito de repressão. Esse conceito conduz ao entendimento de que um indivíduo possui menos probabilidade de lembrar material proveniente ou associado à ansiedade. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta sobre esse conceito.

  • A. Trata-se de um sintoma originário do desenvolvimento psicossexual, quando ocorrem as frustrações sociais trazidas ou mediadas por outros indivíduos.
  • B. Trata-se de um impulso proibido, o qual é recanalizado para um curso mais seguro e em que novas formas de expressão, muitas vezes, disfarçadas e que são mais aceitáveis para o ego e o superego.
  • C. Consiste no principal mecanismo de defesa de um indivíduo, protege-o contra ansiedade, sobretudo quando compreendido em associação a outros mecanismos para reforçar a barreira do recalque.
  • D. Consiste no principal mecanismo de defesa de um indivíduo e por meio do qual o desejo é compensado por seu equivalente oposto, propiciando a interpretação de sentimentos ou atos que sejam mais aceitáveis.

Em geral, a dificuldade em aprender matemática pode ter várias causas. De acordo com Johnson e Myklebust, terapeuta de crianças com desordens e fracassos em aritmética, existem alguns distúrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem; analise-os.

I. Distúrbios de leitura.

II. Distúrbios de memória auditiva.

III. Distúrbios de escrita.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

A psicologia, enquanto profissão, ultrapassa a limitação das normas de conduta do exercício profissional por possibilitar um diálogo e um aprofundamento de questões éticas, bioéticas e morais no contexto da saúde devido à compreensão e caracterização da consciência de si permeada de valores culturais e relacionais que somente é identificada na espécie humana. Além disso, requer, no âmbito de estudos e realização de pesquisa para produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, cuidados éticos tão importantes quanto no campo do exercício profissional. De acordo com o exposto em relação às considerações éticas acerca da produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, o psicólogo deve assegurar

  • A. informação e orientação, bem como exigir dos estudantes a observância dos princípios e normas contidas no CEP.
  • B. divulgação, ensino, cessão, empréstimo ou venda de instrumentos e técnicas psicológicas utilizadas e empregadas em um determinado contexto.
  • C. o conteúdo de registro e observação da prática psicológica empregada no contexto de pesquisa, principalmente mediante situações imprevistas em legislação específica.
  • D. o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica e respeitando os princípios.

De acordo com a referida informação, analise as afirmativas.

I. As pesquisas no segmento da psicologia das diferenças individuais abrangem diversos métodos de análise conforme a variável de interesse aos estudos.

II. Nos estudos envolvendo inteligência, os procedimentos quantitativos, prevalecem as análises fatoriais, por meio das quais é possível delimitar, por exemplo, as habilidades cognitivas, explicadas por meio do desempenho em testes.

III. Os estudos da escola soviética da psicologia das diferenças individuais possuem um caráter psicofisiológico ou biológico, os quais foram decisivos nas tentativas de autores, como Hans J. Eysenck, de explorar as bases biológicas de determinados conceitos psicológicos relacionados com as diferenças de personalidade.

IV. As pesquisas que visaram dividir a inteligência em cinco modelos, os quais consideram que a capacidade intelectual é composta por dois componentes: um geral ou comum e o outro específico, e que propiciam o entendimento de que um teste de inteligência seja determinado pelas consequências das tarefas na inteligência geral.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. II, III e IV.

Os métodos de pesquisa no âmbito da psicologia da educação são empregados com a finalidade de aprimorar o conhecimento, o emprego de práticas educacionais gerais, que podem ser aplicados com vistas a investigar o quanto uma estratégia ou programa educacional particular esteja e/ou tenda a funcionar de modo eficaz. Nessa perspectiva, esse tipo de aplicação é direcionada e, frequentemente, envolve avaliação de programa, pesquisa-ação e o professor como pesquisador. A pesquisa de avaliação de programa visa

  • A. delinear o tempo gasto em um programa para extinção de critérios criativos.
  • B. a tomada de decisão, o foco e o direcionamento acerca de um determinado programa.
  • C. a condução e a tomada de decisão sobre os estudos para o aprimoramento de práticas.
  • D. solucionar um problema específico de uma classe ou escola, aprimorar o ensino e outras estratégias educacionais.

Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.

  • A. É vedado ao psicólogo ser conivente com erros, faltas éticas, violação de direitos, crimes ou contravenções penais praticados por psicólogos na prestação de serviços profissionais.
  • B. Cabe ao profissional da psicologia recusar-se, mesmo quando requisitado a depor em juízo, prestar informações quaisquer tipos de informações, sobretudo a quebra de sigilo relativo a pessoas e/ou organizações.
  • C. Cabe ao profissional da psicologia induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual, ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
  • D. É vedado ao psicólogo informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário.

Em psicanálise, a grosso modo, podemos afirmar que cada estágio do desenvolvimento durante os primeiros cinco anos de vida é definido em termos dos modos de reação de uma zona específica do corpo. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Os estágios são chamados de “psicossexuais”, embora as pulsões sexuais não levem à aquisição das características psicológicas.

II. O ressurgimento da dinâmica na adolescência reativa os impulsos pré-genitais. Se eles forem satisfatoriamente deslocados e sublimados pelo ego, a pessoa passa para o estágio final da maturidade, o estágio genital.

III. Os estágios – oral, anal e fálico – são chamados de estágios pré-genitais. A criança, então, atravessa um prolongado período de latência, os chamados anos de tranquilidade, dinamicamente falando; durante esse período, os impulsos tendem a ser mantidos em um estado de repressão.

IV. Durante o primeiro estágio, que dura cerca de um ano, a boca é a principal região de atividade dinâmica. O estágio oral é seguido pelo desenvolvimento de catexias e de anticatexias em relação às funções eliminativas, o chamado estágio anal, que acontece no segundo ano de vida e é seguido pelo estágio fálico, em que os órgãos sexuais se tornam as zonas erógenas mais importantes.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. II, III e IV.

Uma importante ferramenta no âmbito das intervenções psicológicas é o aconselhamento psicológico, o qual é considerado também uma disciplina básica da formação do psicólogo, sendo utilizado, portanto, como forma de aproximar o aluno do universo clínico e dos atendimentos nos estágios específicos supervisionados. É interessante notar que essa ferramenta tende a ser pouco consensual entre os profissionais devido à variabilidade das formas de defini-la. Independente da variabilidade de definições, o aconselhamento psicológico, genericamente, consiste em:

  • A. Um processo de indicar caminhos, direções e procedimentos ou criar condições para que a pessoa faça, ela própria, o julgamento das alternativas e formule suas opções.
  • B. Uma experiência que visa a ajudar as pessoas a planejar, tomar decisões, lidar com a rotina de pressões e crescer, com a finalidade de adquirir uma autoconfiança positiva.
  • C. Um método de assistência psicológica destinado a restaurar no indivíduo suas condições de crescimento habilitando-o a perceber, sem distorções, a realidade que o cerca e a agir nessa realidade.
  • D. Uma relação interpessoal que requer a presença genuína do aconselhador, manifestada por ele mediante diferentes atuações, como fornecimento de informações, exame e reflexão sobre situações conflitantes vivenciadas pelo cliente, o reconhecimento e a exploração de recursos e as capacidades pessoais do aconselhando.

De acordo com Cordioli (2008), as psicoterapias de apoio possuem entre seus objetivos, utilizar intervenções que visem diminuir a ansiedade, pelo aumento do autoconhecimento, ou pela influência direta exercida pela pessoa do terapeuta e, com isso, mais aumentando do que desfazendo as defesas. Considerando essas informações a respeito das psicoterapias de apoio, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Aconselhamento/sugestão/persuasão/reafirmação.

2. Controle ativo.

3. Confrontação.

4. Ventilação.

( ) Consiste no restabelecimento do controle de situações de emergência e de afastamento de situações estressantes.

( ) Tem por finalidade o alívio dos sintomas e a melhora da relação terapeuta-paciente, pautados no controle de afetos intensos e reprimidos mediante sua expressão verbal.

( ) Consiste no aumento da capacidade de discriminar a realidade interna da externa, e na redução de afetos e condutas inadequadas ou incongruentes, visando à promoção do autoconhecimento e do juízo de realidade.

( ) Tem por finalidade a redução dos sintomas, tais como insegurança e ideias de desvalia, promovendo a autoestima por meio do uso dos aspectos não racionais da relação para influenciar o paciente, inclusive, mediante o apoio externo.

A sequência está correta em

  • A. 2, 4, 3, 1.
  • B. 4, 2, 1, 3.
  • C. 2, 3, 1, 4.
  • D. 4, 1, 3, 2.
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