Questões de Psicologia da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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Dobson e Block (2006), em texto sobre as bases teóricas e filosóficas das terapias cognitivo-comportamentais, salientam que essa modalidade de psicoterapia representa uma inovação frente às abordagens comportamentais radicais em relação aos problemas humanos. Essa inovação consiste em uma mistura de processos cognitivos e estratégias comportamentais tendo em vista alcançar mudanças cognitivas e comportamentais, o que culminou no desenvolvimento de formas diversificadas conforme a diversidade de orientações teóricas de seus seguidores. De acordo com essa diversidade, sobre a terapia racional emotiva, é correto afirmar que

  • A. postula que os emparelhamentos repetidos de uma percepção com pensamentos avaliativos levam a reações comportamentais e emotivas racionais ou irracionais.
  • B. sugere que o relacionamento com outros significantes determina o desenvolvimento da autoimagem e provê confirmações contínuas e reforçamento desta autoimagem.
  • C. evidencia um conjunto de distorções sistemáticas nos padrões de pensamento, os quais incluem inferência arbitrária, abstração seletiva, supergeneralização, maximização e minimização.
  • D. propõe que pensamentos e emoções estão significativamente interligados, o que evidencia que sintomas neuróticos ou consequências são determinados pelo sistema de crenças do indivíduo frente a experiências e eventos.

A disgrafia é também chamada de “letra feia”. Acontece devido à incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo, a pessoa escreve muito lentamente, unindo, assim, inadequadamente as letras, tornando-as ilegíveis. São características desse distúrbio, EXCETO:

  • A. Escrita desorganizada.
  • B. Há a disgrafia motora e a disgrafia perceptiva.
  • C. Desorganização do texto, das formas e das letras.
  • D. O disgráfico apresenta características isoladas e pontuais.

A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor. Sobre as características dessa confusão de letras; analise.

I. Confusão de sílabas como “encontraram” / “encontrarão”.

II. A troca de letras que se parecem sonoramente (faca/vaca).

III. Adições (ventilador); omissões (cadeira/cadera); fragmentações (a noitecer), inversões (pipoca/picoca) e junções (maistarde).

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.

Eric Hobsbawm encerra seu livro sobre o século XX (A Era dos Extremos – O breve século XX. São Paulo: Cia das Letras, 2001), afirmando que não temos o mapa do futuro. Ou seja, não sabemos para “onde caminha a humanidade”. Ele se refere ao século XXI. E, nessas mudanças fantásticas e enigmáticas que estão ocorrendo e estão por vir, sem dúvida, a instituição família ocupa papel de destaque. Os novos métodos de reprodução, os bancos genéticos, a possibilidade de gerar um ser humano sem contato sexual, a distribuição de responsabilidades sobre as novas gerações, a tecnologia que faz a mediação das relações substituindo o contato face a face (via celular ou internet), tudo isso é novo dentro do contexto e classificação familiar; porém, para se falar em família, existem bases sólidas. Com base no contexto familiar, é INCORRETO afirmar que

  • A. no processo de convivência familiar, o fundamento das relações está no vínculo.
  • B. o modelo de família PAI~MÃE~PROLE torna-se um entre vários modelos possíveis.
  • C. a família (independente da sua formação) não reproduz a cultura que a criança internalizará.
  • D. os pais exibem o filho, ou aspectos dele, como se fossem seus; ou projetam no filho a possibilidade de que ele realiza sonhos pessoais que eles próprios não conseguiram realizar.

A respeito de disartria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Pode ter origem em lesões no sistema nervoso, o que altera o controle dos nervos provocando uma má articulação.

( ) A de origem muscular é resultante de paresia, paralisia ou ataxia dos músculos que intervêm nesta articulação.

( ) No caso de lesões cerebrais, os exames clínicos mostram que as alterações se manifestam isoladamente não estando associadas a nenhum outro distúrbio.

( ) Tem como característica principal a fala lenta e arrastada devido a alterações dos mecanismos nervosos que coordenam os órgãos responsáveis pela fonação.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, V, F.
  • C. V, V, F, V.
  • D. F, F, V, V.

Atualmente, é possível afirmar que existem vários fatores que atualmente influenciam a formação do cidadão, de sua “personalidade”, fatores basicamente exógenos, externos, deixando-se de lado os fatores endógenos, biológicos ou psicológicos, eis que de menor relevância e possibilidade de eliminação, senão através das ciências humanas. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os fatores ambientais são a influência das pessoas e das condições sob as quais se vive.

( ) Os fatores sociofamiliares influenciam diretamente os seus membros, com assimilação de suas características e ensinamentos.

( ) Fatores econômicos influenciam de todo o processo de aculturamento social do cidadão, desde a informação da escola até a informação da mídia que por si é colhida e assimilada.

( ) Fatores sócio-ético-pedagógicos influenciam diretamente na situação econômica sob a qual está sujeita o indivíduo e, decorrente dessa, a maior ou menor dificuldade de acesso às condições adequadas de vida, saúde, educação, lazer etc.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, F, V, V.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, V, F, F.

Sabe-se que o portador de discalculia comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreensão de números. Kocs (apud Garcia, 1998) classificou a discalculia em seis subtipos, podendo ocorrer em combinações diferentes e com outros transtornos. É correto afirmar que os subtipos são:

  • A. Inicial; practognóstica; léxica; gráfica; ideognóstica; e, final.
  • B. Inicial; practognóstica; léxica; gráfica; ideológica; e, operacional.
  • C. Verbal; practognóstica; léxica; gráfica; ideológica; e, operacional.
  • D. Verbal; practognóstica; léxica; gráfica; ideognóstica; e, operacional.

Em meados da década de 1970, a psicologia social, por parte da escola Americana, enfrentou uma crise de paradigmas. Com isso, ganhou um novo status e constituiu sua própria identidade ao demonstrar maior preocupação com as configurações e estruturas sociais, em detrimento de uma concepção do indivíduo em sociedade pautada em pesquisas com métodos experimentais, como ocorreu na América Latina e no Brasil. A referida preocupação explicita a articulação com a psicologia de grupos e com a psicologia comunitária. Em relação à interface psicologia social com a psicologia de grupos, assinale a afirmativa correta.

  • A. Um grupo é caracterizado coeso quando seus integrantes se desprendem de maneiras comuns de seguirem as regras previamente estabelecidas.
  • B. Por meio da modalidade operativa, os grupos podem ser compreendidos como sendo uma interface das teorias propostas por autores como, por exemplo, Lewin e Freud.
  • C. Um grupo se configura pela união e reunião de pessoas com objetivo comum, compartilhado por todos os seus membros, os quais podem desempenhar diferentes papéis para a efetivação desse objetivo.
  • D. Por meio da avalição do clima grupal das influências de lideranças sobre a atmosfera de um grupo é possível propor um clima democrático, autoritário ou de laissez-faire, os quais não dependem da vocação do grupo e do estabelecimento de lideranças que o viabiliza.

O Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) consiste num padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, mais frequente e grave do que aquele tipicamente observado nos indivíduos em nível equivalente de desenvolvimento. Alguns sintomas hiperativo-compulsivos que causam comprometimento devem ter estado presentes antes dos 7 anos, mas isso não impede que indivíduos sejam diagnosticados depois. São características fundamentais na observação de pessoas com TDAH, EXCETO:

  • A. A desatenção pode manifestar-se em situações escolares, profissionais e sociais.
  • B. Nas situações sociais, a desatenção não se manifesta por frequentes mudanças de assunto ou por distração durante as conversas.
  • C. O fracasso em completar tarefas deve ser considerado, ao fazer o diagnóstico, apenas se for devido à desatenção em vez de outras possíveis razões.
  • D. Os indivíduos com esse transtorno são facilmente distraídos por estímulos irrelevantes e, habitualmente, interrompem tarefas em andamento para dar atenção a ruídos ou eventos triviais facilmente ignorados por outros.

Um dos indicadores importantes no estudo, o otimismo é a capacidade que os indivíduos possuem de generalização. A respeito desse indicador e em conformidade com o trecho citado, quando se generaliza a causa de um insucesso a todas as situações com que nos deparamos, é possível afirmar que essa causa se caracteriza por

  • A. globalidade.
  • B. estabilidade.
  • C. controlabilidade.
  • D. intencionalidade.
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