Questões de Psicologia da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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Todos experimentamos ansiedade de tempos em tempos. É uma reação natural e comum a muitas dificuldades da vida. Para algumas pessoas, no entanto, a ansiedade torna-se um problema crônico. Elas experimentam altos níveis de ansiedade com regularidade perturbadora. Transtornos de ansiedade são uma classe de transtornos marcados por sentimentos de excessiva apreensão e ansiedade. São considerados os principais transtornos de ansiedade:

I. Transtorno de ansiedade generalizada.

II. Transtornos fóbicos e transtorno do pânico.

III. Transtorno obsessivo-compulsivo.

IV. Transtorno do estresse pós-traumático.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

“O otimismo é um tema que vem sendo abordado nos estudos da interação humana no âmbito dos comportamentos pró-sociais.” Considerando essa afirmativa e o trecho referenciado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Encarar uma situação com realismo significa empregar defesas frente aos perigos do otimismo exagerado.

( ) Um estilo atribucional pessimista leva os indivíduos a atribuírem fracassos a causas internas, estáveis e globais.

( ) Nossas emoções e comportamentos são influenciados pelas atribuições que fazemos a nossos sucessos e fracassos experimentados.

( ) Quando se reconhece a falta de controle sobre uma determinada situação que se apresente desagradável, experimenta-se o que é denominado por otimismo irrealista.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F, V.
  • B. V, F, V, F.
  • C. F, F, F, V.
  • D. V, V, V, F.

Dislexia é um distúrbio na leitura afetando a escrita, normalmente detectado a partir da alfabetização, período em que a criança inicia o processo de leitura de textos. Sobre dislexia, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Inversão de letras e sílabas.
  • B. Normalmente é hereditária.
  • C. Leitura rápida mas ineficiente.
  • D. Distúrbio que envolve percepção, memória e análise visual.

Considerando o trecho e os estudos de interação humana, é correto afirmar que, em pesquisa, o psicólogo social utiliza

  • A. somente o método experimental.
  • B. raramente o método experimental.
  • C. principalmente o método experimental.
  • D. apenas o método experimental quando não dispõe de outros métodos.

De acordo com Santrock (2009, p. 7-8), as habilidades motivacionais dão aos estudantes a oportunidade de pensar de forma criativa e profunda sobre objetos, situações e experiências de modo geral. Essa concepção remete a algumas estratégias de ensino adotadas por professores no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com essa concepção e as estratégias que podem ser adotadas no referido processo, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Abordagem construtivista.

2. Abordagem do ensino direto.

( ) Centrada no estudante, enfatiza a importância de o indivíduo construir ativamente o conhecimento e a compreensão com orientação do professor.

( ) Os estudantes geralmente são controlados e orientados na exploração de elementos do mundo, visando assegurar o progresso no desempenho adâmico.

( ) Os estudantes devem ser encorajados a explorar o mundo, descobrir conhecimento, refletir e pensar criticamente com monitoramento cuidadoso e orientação significativa do professor.

( ) Centrada na estruturação e centralização de expectativas para o progresso do estudante, para o máximo tempo empenhado no cumprimento de tarefas e na manutenção de um quantum mínimo de aspectos negativos.

A sequência está correta em

  • A. 2, 1, 2, 1.
  • B. 1, 1, 2, 2.
  • C. 2, 2, 1, 1.
  • D. 1, 2, 1, 2.

A referida citação remete à abordagem psicológica da educação. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A psicologia educacional extrai muito de seu conhecimento de uma teoria mais ampla e da pesquisa em psicologia.

( ) A psicologia educacional tem como objetivo fornecer conhecimento de pesquisa que possa ser eficientemente aplicado a situações de ensino.

( ) As teorias inatista-maturacionistas da aprendizagem preconizam que o desenvolvimento e a aprendizagem são processos incoerentes e que o ambiente e a experiência são determinantes do comportamento.

( ) As teorias psicogenéticas concebem que o desenvolvimento é um processo mediado, ou seja, as mudanças que ocorrem ao longo da vida estão marcadas pela interação que as pessoas estabelecem com seu meio social e cultural.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, V, F, F.
  • D. F, F, V, V.

Em relação ao estudo do estresse nas organizações, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Os fatores pessoais que contribuem para o estresse não englobam as modificações da vida, uma personalidade tipo A e o Burnout.
  • B. Os programas de controle do estresse, em sua maioria, enfocam o comportamento do empregado individual e são administrados por meio de um programa de assistência ao empregado.
  • C. Alguns dos métodos mais comuns de manejo do estresse são a prática de exercício, a meditação, as técnicas de relaxamento, as abordagens cognitivas, o controle do tempo e o estabelecimento de metas.
  • D. Os fatores organizacionais que contribuem para o estresse incluem as exigências do trabalho (sobrecarga de trabalho, pouca carga de trabalho, ambiguidade e conflito de papéis), tecnoestresse, assédio sexual e atitudes do gênero.

Em relação ao acompanhamento e adaptação do trabalhador e sua saúde mental em relação ao estresse, é INCORRETO afirmar que

  • A. algum estresse é necessário para produzir comportamento motivado, como foi mostrado por Yerkes e Dodson (1908).
  • B. estresse excessivo traz consequências para a organização (absenteísmo, atrasos, rotatividade, mau desempenho, sabotagem e acidentes) e também para o indivíduo.
  • C. os resultados pessoais do excesso de estresse não incluem os efeitos físicos e mentais descritos nos estágios da síndrome geral de adaptação de Selye (alarme, resistência e exaustão).
  • D. os problemas no trabalho relacionados ao estresse custam bilhões por ano às empresas em consequência de absenteísmo, rotatividade, baixa produtividade, acidentes e custos médicos e de segurança.

A psicologia organizacional está interessada em algo mais do que a eficácia e a produtividade. A saúde dos empregados, a redução do estresse e a qualidade da vida no trabalho estão se tornando cada vez mais importantes. Sobre as “forças críticas” do local de trabalho do futuro que continuarão a influenciar o campo da psicologia I/O, analise.

I. A crescente diversidade da força do trabalho.

II. A reintegração da vida profissional com a vida doméstica.

III. A globalização.

IV. A individualidade subjetiva do ser humano.

V. A expansão do planejamento dos recursos humanos.

VI. A transferência para uma força de trabalho baseada no conhecimento.

VII. O aumento das expectativas dos empregados.

VIII. A renovação da responsabilidade social e de opções de trabalho.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, III, V e VII, apenas.
  • B. I, III, V, VI e VIII, apenas.
  • C. I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII.
  • D. I, II, III, V, VI, VII e VIII, apenas.

Com uma força de trabalho mais afluente e com nível de instrução mais alto e os crescentes custos da substituição de empregados licenciados ou demitidos, a satisfação e a motivação no trabalho se tornaram mais importantes. Os psicólogos I/O agora estudam a vida dos trabalhadores fora do trabalho (Zedeck & Mosier, 1990) e de que maneira esse aspecto afeta sua vida no trabalho. Reduções da lealdade organizacional entre os empregados deram origem a pesquisas sobre o compromisso organizacional. Analise os principais tópicos de estudo da psicologia I/O atual.

I. Questões legais e sociais, tais como decisões judiciais, padrões de segurança e emprego justo.

II. Recrutamento e retenção de empregados, juntamente com o estudo das necessidades futuras de recursos humanos.

III. Análise das necessidades de treinamento e avaliação dos programas de treinamento.

IV. Cultura organizacional (a “personalidade” da organização).

V. Forma física, saúde e estresse.

VI. Efeito de novas tecnologias sobre o local de trabalho e sobre os empregados.

VII. Necessidades futuras e desafios enfrentados pelas organizações.

VIII.Internacionalização e crescente diversidade do local de trabalho.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II, IV, VI e VIII, apenas.
  • B. I, III, IV, VI e VII, apenas.
  • C. I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII.
  • D. II, III, IV, V, VI e VII, apenas.
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