Questões de Psicologia da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Lista completa de Questões de Psicologia da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a atuação do psicólogo na interface do trabalho, torna-se relevante uma análise dos conjuntos de informações que descreviam a atuação do psicólogo organizacional até os anos 80 do século XX, pois é possível verificar a pertinência de algumas conclusões de diferentes autores. Diante do exposto, analise.

I. O domínio das atividades de recrutamento e seleção via utilização de testes psicológicos constituía o traço mais característico de uma atuação mais limitada, sendo a ele atribuída parte do descrédito e o subemprego vivido pelo profissional.

II. O psicólogo organizacional se diferenciava efetivamente de outros trabalhadores por não se submeter a um trabalho fragmentado, e por não possuir uma visão somente da totalidade do contexto em que estava inserido.

III. A atuação do psicólogo no trabalho tratava-se de uma “atuação limitada”, era reduzido o número de psicólogos que rompiam os estreitos limites que definiam tradicionalmente suas responsabilidades nesse domínio, deixando de contribuir mais efetivamente para ampla diversidade de problemas que cercam as pessoas no mundo do trabalho e das organizações.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. II e III, apenas.

O poder organizacional pode ser distribuído e configurado em tipos de poder que, normalmente, são considerados comuns, e representam as possibilidades predominantes de combinação entre os diversos elementos. São tipos de poder organizacional, EXCETO:

  • A. Burocracia.
  • B. Autocracia.
  • C. Missionária.
  • D. Meritocracia.
  • E. Sistema autônomo.

A teoria do poder organizacional contempla um grande número de dimensões de poder e, de modo inédito, explica a intensa dinâmica do comportamento organizacional, focalizando o poder em diversos níveis. Analise os níveis da teoria do poder organizacional apresentados.

I. Individual e coletivo.

II. Interno e externo.

III. Intra e entre grupos.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. II e III, apenas.

Diversos autores, como Buchanan, Greenberg e Baron afirmam que, em relação às equipes de trabalho e desempenho, existem os estágios de desenvolvimento das equipes que são extremamente importantes para esse processo. Neste sentido, após seu nascimento ou a sua fundação, uma equipe de trabalho passa por diferentes fases até atingir o estágio em que o desempenho das tarefas é favorecido. Considerando tais informações, NÃO apresenta uma das fases do desenvolvimento de uma equipe:

  • A. Conflito.
  • B. Formação.
  • C. Adaptação.
  • D. Normatização.
  • E. Desintegração.

De acordo com Zanelli (2004 p. 367 apud, Sanchez 2002, p. 378), sobre a liderança, pode-se afirmar que as diversas formas de conceber a liderança são reflexos de diferentes enfoques teóricos e metodológicos. São enfoques teóricos sobre a liderança, EXCETO:

  • A. Os modelos integradores partem da base de que a liderança é um processo com múltiplas facetas. Os líderes devem analisar informação, resolver problemas, motivar os seguidores e dirigir as atividades do grupo.
  • B. Nos enfoques centrados nos seguidores, os seguidores possuem crenças compartilhadas sobre os traços e a conduta dos líderes, que irão influir na percepção e no processamento da informação sobre o líder.
  • C. Aqueles que se centram na figura do líder são exclusivamente os enfoques que se baseiam na figura do líder, analisando seus atributos pessoais, suas condutas, independentemente da situação ou dos seguidores.
  • D. Os que consideram a análise a partir da situação partem de um pressuposto que não existe um estilo ideal de conduta do líder que seja adequada a todas as situações.
  • E. Nos enfoques centrados nos seguidores, a liderança é um processo com múltiplas facetas. Os líderes devem analisar informação, resolver problemas, motivar os seguidores e dirigir as atividades do grupo.

Considerar o grupo como elemento-chave para entender o comportamento das pessoas deve fazer parte das ferramentas de todo aquele que trabalha para obter resultados por meio do outro. Deve-se olhar o grupo mediante o indivíduo e o indivíduo como reflexo do grupo a que pertence. Sobre os grupos nas organizações, analise.

I. Para administrar pessoas, deve-se compreender que o grupo é maior do que os indivíduos, embora por eles seja constituído. Sendo assim, pode-se afirmar que possuir uma visão sistêmica é o caminho mais adequado para conseguir estabelecer padrões de comportamento desejáveis em uma organização.

II. Compreendendo que os grupos existem, que estabelecem normas de convivência e que essas normas podem ir a favor ou contra aos objetivos organizacionais, o administrador pode estabelecer suas próprias regras comportamentais para interagir de maneira adequada com os diversos grupos e, assim, lograr os seus objetivos.

III. Embora possa parecer simples, gerenciar o comportamento humano é uma tarefa complexa. Os membros das organizações não conseguem reconhecer as diferenças entre os comportamentos socialmente sustentados pelo seu grupo e as cobranças feitas pela organização. Nessas circunstâncias, nem sempre a comunicação constitui um elemento que favorece o adequado gerenciamento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I , apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. II e III, apenas.

Segundo Zanelli (2004), em relação ao comportamento humano no trabalho, ressalta-se que “as teorias sobre atitudes sugerem perspectivas em que atitudes são entendidas como uma rede de sentimentos, crenças e tendências para agir em direção a pessoas, grupos, ideias ou objetos, tornando-se um referencial fértil para o entendimento da afetividade em diferentes contextos, especialmente no trabalho”. Juntamente com este fator, esta teoria é apontada como o principal eixo teórico responsável pelo conhecimento psicossocial aplicado no trabalho durante o século XX, tendo como seus principais representantes os seguintes conceitos atitudinais:

I. satisfação no trabalho;

II. empatia com o trabalho;

III. automotivação no trabalho;

IV. sociabilidade no trabalho;

V. envolvimento com o trabalho;

VI. comprometimento organizacional afetivo.

Sobre as atitudes no trabalho, está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

  • A. II.
  • B. I, IV e V.
  • C. I, V e VI.
  • D. II, IV e VI.
  • E. I, II, III, IV e VI.

O termo estresse popularizou-se a partir de seu uso na medicina, de tal forma que ninguém desconhece ou deixa de usá-lo, em algum momento e com os mais variados significados. Em relação ao termo estresse, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A explicação para a ocorrência do estado de estresse é biológica e diz respeito à necessidade de adaptação ou ajustamento do organismo frente às pressões do meio com as quais este se depara.

( ) O “estresse” pode ser considerado na visão da psicologia como uma “síndrome específica” constituída por todas as alterações não-específicas produzidas num sistema biológico.

( ) O “estresse” pode ser considerado na visão da psicologia como uma “síndrome específica” constituída por todas as alterações específicas produzidas num sistema biológico, pois é identificado por várias manifestações fisiológicas especificadas no organismo.

( ) Nas organizações, muitos estudos sobre o estresse estão sendo realizados, com o objetivo de identificar quais condições e características do trabalho são fatores contribuintes para a produção deste estado.

( ) Em relação ao estresse, é correto afirmar que, nas áreas da psicologia e psiquiatria, somente após a Segunda Guerra Mundial as pesquisas tornaram-se visíveis e apareceram em trabalhos de literatura científica.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V, F.
  • B. V, F, F, F, V.
  • C. F, V, F, V, V.
  • D. V, V, F, V, F.
  • E. V, V, F, V, V.

NÃO corresponde a uma das categorias de fonte do estresse ocupacional:

  • A. Papel na organização.
  • B. Categorias ocupacionais.
  • C. Relacionamento no trabalho.
  • D. Fatores intrínsecos do trabalho.
  • E. Estrutura e clima organizacionais.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “As ‘organizações virtuais’ referem-se a uma nova forma organizacional caracterizada por uma coleção permanente ou temporária de indivíduos, grupos e departamentos organizacionais dispersos geograficamente, que não pertencem a uma mesma organização, ou uma organização na sua totalidade, que são dependentes de comunicação eletrônica para conduzir seus processos de produção.”

ENQUANTO

II. “Uma equipe virtual de forma similar a qualquer equipe é um grupo de pessoas que interagem em tarefas interdependentes guiadas por um propósito comum. Diferente das equipes convencionais, uma equipe virtual trabalha entre limites espaciais, temporais e organizacionais, cujos vínculos são reforçados por tecnologia de redes de comunicação.”

São consideradas como principais características sobre a organização virtual, EXCETO:

  • A. Confiança.
  • B. Excelência.
  • C. Integração.
  • D. Oportunismo.
  • E. Ausência de limites.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...