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Psicologia - Psicologia Clínica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
A abordagem criada por Adler compreende as pessoas como sendo totalidades integradas dentro de um sistema social. Sustenta a motivação do homem como sendo fundamentada pelas solicitações sociais. Adler cria alguns conceitos muito importantes para a psicologia da personalidade. Relacione os conceitos, com às suas funções.
A sequência está correta em
1, 4, 3, 2
4, 3, 2, 1
3, 4, 1, 2
2, 4, 1, 3
4, 1, 3, 2
Psicologia - Psicologia Clínica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Analisando crianças psicóticas, neuróticas obsessivas graves e também crianças mais saudáveis, Melanie Klein descobriu formas de violência associadas à sexualidade. Por isso que a preocupação com o excesso, a desmesura e a insaciabilidade do desejo marca o seu pensamento desde os primórdios. Analise as afirmativas e aponte o pensamento INCORRETO a esse respeito.
Na dinâmica oral, ocorre a fantasia inconsciente de sucção vampiresca e incorporação oral do objeto de amor. Em sua dimensão sádico-anal, a voracidade se expressa pelo desejo excessivo de posse, assim como pelo desejo de controle e completo domínio muscular sobre o objeto o que leva o dinamismo esfincteriano à fantasia inconsciente de estreitar e estrangular o objeto.
A violência pulsional sofre uma inflexão sobre a própria pessoa, originando um superego precoce, isto é, uma moralidade vingativa e tingida com a violência da pulsão. As próprias forças do Id, dispostas umas contra as outras, criam um universo de punições selvagens e sem medida.
Crianças com inibições intelectuais provavelmente não haviam tolerado o seu sadismo infantil, reprimindo-o muito precocemente, pois foram invadidas de angústias muito intensas, ao passo que crianças mais livremente sádicas teriam tido tempo para sublimar sua violência, na forma de curiosidade e desejo de saber.
Alguns textos a respeito das tendências criminosas em crianças, por exemplo, afirmam que o imaginário sádico e ideias semelhantes às que levaram aos piores crimes não estão presentes no desenvolvimento normal de crianças saudáveis.
Quando o prazer oral permite que boca, seio materno e leite sejam identificados, isto é, tornados equivalentes entre si, segundo o seu valor de prazer e desprazer, criam-se os objetos internos seio bom e seio mau, que representam a experiência de prazer e desprazer no interior do psiquismo.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Ao estudar e analisar o processo grupal, Pichon-Rivière evidencia teoria e técnica de atuação junto ao grupo, denominado por ele de Grupo Operativo. A técnica do Grupo Operativo aponta algumas ferramentas a serem utilizadas. Opera no campo do obstáculo, a fim de mostrá-lo, para obter uma reorganização grupal que permita elaborá-lo. O obstáculo pode estar presente no processo de apreensão do objeto, na rede de comunicação, etc. (...) inclui, explícita ou implicitamente, um critério de realidade ou esquema referencial a partir do qual se analisa a situação do grupo. A que ferramenta utilizada pelo coordenador no Grupo Operativo o autor se refere?
Interpretação
Categorização.
Avaliação.
Afiliação.
Cooperação.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Erikson propõe uma concepção de desenvolvimento em oito estágios psicossociais, perspectivados por sua vez em oito idades que decorrem desde o nascimento até à morte. Sobre tais estágios, segundo a concepção do autor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Intimidade x Isolamento: Nesse momento, o interesse além de profissional gravita em torno da construção de relações profundas e duradouras, podendo vivenciar momentos de grande intimidade e entrega afetiva. Caso ocorra uma decepção haverá um isolamento total.
( ) Confiança x Desconfiança: Durante o primeiro ano de vida, a criança é substancialmente dependente das pessoas que cuidam dela, requerendo cuidado quanto à alimentação, higiene, locomoção, aprendizado de palavras e seus significados, bem como estimulação para perceber que existe um mundo em movimento ao seu redor.
( ) Construtividade x Inferioridade: A criança está sendo alfabetizada e frequentando a escola, o que propicia o convívio com pessoas que não são seus familiares, o que exigirá maior sociabilização, trabalho em conjunto, cooperatividade e outras habilidades necessárias.
( ) Identidade x Confusão de papéis: Este estágio ganha contornos diferentes devido à crise psicossocial que nele acontece. Neste contexto, o termo crise possui uma acepção totalmente dramática, por se tratar de algo pontual e localizado com polos positivos e negativos.
A sequência está correta em
V, V, V, F
F, V, F, V
V, V, F, F
F, V, V, V
F, V, V, F
Psicologia - Teorias da Personalidade - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Freud adotou alguns nomes para apresentar os diferentes tipos de manifestações que as defesas do Ego podem apresentar, já que não se defronta só com as pressões e solicitações do Id e do Superego. Relacione alguns mecanismos de defesa às suas funções.
A sequência está correta em
2, 5, 3, 1, 4
5, 3, 1, 2, 4
2, 5, 1, 4, 3
3, 4, 5, 1, 2
2, 5, 1, 3, 4
Psicologia - Teorias da Personalidade - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Horney definiu neurose tanto em termos intrapsíquicos quanto interpessoais. E sustentou que o desenvolvimento da personalidade resulta da interação de forças biológicas e psicossociais que são singulares para cada pessoa. Quanto à sua teoria da personalidade, é INCORRETO afirmar que
as crianças movem-se psicologicamente em três direções: para aliviar sua ansiedade, para tornar a vida segura e previsível e para obter satisfação. Elas buscam afeto e aprovação ou se tornam hostis ou se retraem.
se as condições ambientais desfavoráveis continuam, seus sentimentos conflitantes são dirigidos para o préconsciente e tais crianças são deixadas com um senso de desconforto, ansiedade e apreensão e com um senso de self inseguro.
os principais tipos de caráter de Horney são embasados no modo predominante de relacionar-se com outros. O tipo self-apagado resulta da operação defensiva de agarrar-se a outros. Tais pessoas tentam obter o favor dos outros através de lisonja, subordinam-se aos outros e são relutantes em discordar por medo de perder favor.
apesar da couraça da sua rede defensiva, as pessoas neuróticas não estão em paz porque estão em conflito interno com as forças que as protegem. O conflito entre o mecanismo do orgulho e as forças impulsionando em direção à autorrealização saudável é o conflito interno central.
a alienação do self resulta da combinação entre negação repetida da realidade externa e a repressão de pensamentos, sentimentos e impulsos genuínos. À medida que o processo de alienação continua, as pessoas neuróticas perdem contato com o cerne do seu ser e não mais podem determinar ou agir sobre o que é certo para elas.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Por volta de 1920, Freud elabora uma teoria da personalidade que se tornou definitiva e que constituiu uma verdadeira revolução quanto ao modo de estruturação do nosso psiquismo. Quanto a tal teoria, assinale a afirmativa INCORRETA.
No início, o ser humano seria todo ele Id, já o organismo humano não busca mais que a satisfação das suas necessidades instintivas e através delas o prazer. O Id como tal é inconsciente, embora procure alcançar a consciência para desse modo conseguir a realização dos seus desejos.
O Ego seria um guia do comportamento do organismo à luz da realidade, fazendo eco das demandas do Id e dos seus desejos, mas a sua função consiste em satisfazê-los ou não, segundo as possibilidades oferecidas pela realidade.
Mesmo um Ego maduro e adulto se assusta e teme os desejos instintivos; não quer dizer que não os satisfaça a todo o momento, significa somente que os conscientiza e depois satisfaça-os ou não, segundo seja ou não racional fazê-lo.
O Superego representa as normas e os valores convencionais da sociedade ou do grupo social no qual o indivíduo foi criado e em que está inserido. Pode-se dizer que representa a sociedade dentro do próprio indivíduo, com as suas leis e normas, muitas vezes fonte de embaraço e de inibição para a estrutura do ego.
Normalmente, o que o Ego faz é procurar uma solução de compromisso que o satisfaça, embora parcialmente. Um Ego maduro consegue normalmente achar esta fórmula conciliatória, a qual, para que seja realmente válida, deverá ter em conta também a realidade ambiental.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Harry Stack Sullivan definiu a psiquiatria de modo a distanciar-se do modelo pulsional de Freud e, ao mesmo tempo, avançar com um modelo relacional. Sobre esta teoria aprofundada por Sullivan, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Procura a realização humana no estabelecimento e na manutenção de relações com os outros: o homem individual é inconcebível, porque não há natureza humana fora da sociedade.
( ) As pessoas são motivadas por necessidades distinguidas em duas categorias amplas de necessidades: as necessidades de satisfação e as necessidades de segurança. Ambas as categorias são relacionais: operam no campo interpessoal e estão intrinsecamente ligadas às relações entre o self e os outros.
( ) As necessidades de satisfação funcionam como tendências integradoras que praticamente não sofrem transformações durante o curso do desenvolvimento. O fracasso na satisfação destas necessidades interpessoais pode resultar na solidão, a mais dolorosa das experiências humanas.
( ) O bebê não tem qualquer existência psicológica antes do seu enquadramento nas interações com aquelas pessoas que cuidam das suas necessidades. Descobre-se a si mesma, bem como o objeto, através de um processo de desenvolvimento complexo, gradual e independente do amadurecimento das suas capacidades cognitivas.
( ) Para controlar a ansiedade da mãe e, portanto, a sua própria ansiedade, a criança começa a desenvolver um conjunto complexo de processos que exigem a configuração constritiva das suas experiências e o bloqueio do acesso à consciência de certas dimensões nocivas destas experiências.
A sequência está correta em
V, V, F, F, V
V, F, F, F, V
F, V, V, V, V
F, V, F, V, F
V, F, V, F, V
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Na psicologia social, o trabalho com grupos é uma constante. Leia a citação de George Lapassade: A noção lewiniana de dinâmica de grupo supõe que se possa definir um grupo como um sistema de forças. Assim, poder-se-ão distinguir, por exemplo, as forças de desenvolvimento e as forças de coesão: as primeiras são aquelas que impulsionam um grupo para os fins que ele se atribui; as segundas são aquelas que motivam os membros a permanecer no grupo.
Qual das alternativas apresenta fator de coesão em função da finalidade do grupo?
Divergência sobre a finalidade pelos membros.
Imposição da finalidade pelo coordenador aos membros.
Impertinência da finalidade, alheia aos membros.
Aceitação da finalidade pelos membros.
Negação da finalidade pelos membros.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
De acordo com a citação de Jodelet, qual das afirmativas retrata o quadro apresentado na reportagem?
Novos modos de existir includentes e coerentes com o processo de crescimento pelo qual passa o país.
Situações que ocorrem apenas nos grandes centros urbanos e que as pessoas são incluídas socialmente por receberem atenção dos programas do governo.
Casos focais em que houve falha nos programas de assistência social, sem danos psicossociais aos grupos e pessoas.
Exclusões socialmente produzidas em que pessoas ou grupos são construídos como categoria à parte.
Processos de exclusão em que as ações preventivas não têm efeito, já que as relações psicoafetivas são imprevisíveis.
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