Questões de Psicologia da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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A abordagem criada por Adler compreende as pessoas como sendo totalidades integradas dentro de um sistema social. Sustenta a motivação do homem como sendo fundamentada pelas solicitações sociais. Adler cria alguns conceitos muito importantes para a psicologia da personalidade. Relacione os conceitos, com às suas funções.

A sequência está correta em

  • A.

    1, 4, 3, 2

  • B.

    4, 3, 2, 1

  • C.

    3, 4, 1, 2

  • D.

    2, 4, 1, 3

  • E.

    4, 1, 3, 2

Analisando crianças psicóticas, neuróticas obsessivas graves e também crianças mais saudáveis, Melanie Klein descobriu formas de violência associadas à sexualidade. Por isso que a preocupação com o excesso, a desmesura e a insaciabilidade do desejo marca o seu pensamento desde os primórdios. Analise as afirmativas e aponte o pensamento INCORRETO a esse respeito.

  • A.

    Na dinâmica oral, ocorre a fantasia inconsciente de sucção vampiresca e incorporação oral do objeto de amor. Em sua dimensão sádico-anal, a voracidade se expressa pelo desejo excessivo de posse, assim como pelo desejo de controle e completo domínio muscular sobre o objeto – o que leva o dinamismo “esfincteriano” à fantasia inconsciente de estreitar e estrangular o objeto.

  • B.

    A violência pulsional sofre uma inflexão sobre a própria pessoa, originando um “superego precoce”, isto é, uma moralidade vingativa e tingida com a violência da pulsão. As próprias forças do Id, dispostas umas contra as outras, criam um universo de punições selvagens e sem medida.

  • C.

    Crianças com inibições intelectuais provavelmente não haviam tolerado o seu sadismo infantil, reprimindo-o muito precocemente, pois foram invadidas de angústias muito intensas, ao passo que crianças mais “livremente sádicas” teriam tido tempo para sublimar sua violência, na forma de curiosidade e desejo de saber.

  • D.

    Alguns textos a respeito das tendências criminosas em crianças, por exemplo, afirmam que o imaginário sádico e ideias semelhantes às que levaram aos piores crimes não estão presentes no desenvolvimento normal de crianças saudáveis.

  • E.

    Quando o prazer oral permite que boca, seio materno e leite sejam identificados, isto é, tornados equivalentes entre si, segundo o seu valor de prazer e desprazer, criam-se os objetos internos “seio bom” e “seio mau”, que representam a experiência de prazer e desprazer no interior do psiquismo.

Ao estudar e analisar o processo grupal, Pichon-Rivière evidencia teoria e técnica de atuação junto ao grupo, denominado por ele de Grupo Operativo. A técnica do Grupo Operativo aponta algumas ferramentas a serem utilizadas. “Opera no campo do obstáculo, a fim de mostrá-lo, para obter uma reorganização grupal que permita elaborá-lo. O obstáculo pode estar presente no processo de apreensão do objeto, na rede de comunicação, etc. (...) inclui, explícita ou implicitamente, um critério de realidade ou esquema referencial a partir do qual se analisa a situação do grupo.” A que ferramenta utilizada pelo coordenador no Grupo Operativo o autor se refere?

  • A.

    Interpretação

  • B.

    Categorização.

  • C.

    Avaliação.

  • D.

    Afiliação.

  • E.

    Cooperação.

Erikson propõe uma concepção de desenvolvimento em oito estágios psicossociais, perspectivados por sua vez em oito idades que decorrem desde o nascimento até à morte. Sobre tais estágios, segundo a concepção do autor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Intimidade x Isolamento: Nesse momento, o interesse além de profissional gravita em torno da construção de relações profundas e duradouras, podendo vivenciar momentos de grande intimidade e entrega afetiva. Caso ocorra uma decepção haverá um isolamento total.

( ) Confiança x Desconfiança: Durante o primeiro ano de vida, a criança é substancialmente dependente das pessoas que cuidam dela, requerendo cuidado quanto à alimentação, higiene, locomoção, aprendizado de palavras e seus significados, bem como estimulação para perceber que existe um mundo em movimento ao seu redor.

( ) Construtividade x Inferioridade: A criança está sendo alfabetizada e frequentando a escola, o que propicia o convívio com pessoas que não são seus familiares, o que exigirá maior sociabilização, trabalho em conjunto, cooperatividade e outras habilidades necessárias.

( ) Identidade x Confusão de papéis: Este estágio ganha contornos diferentes devido à crise psicossocial que nele acontece. Neste contexto, o termo crise possui uma acepção totalmente dramática, por se tratar de algo pontual e localizado com polos positivos e negativos.

A sequência está correta em

  • A.

    V, V, V, F

  • B.

    F, V, F, V

  • C.

    V, V, F, F

  • D.

    F, V, V, V

  • E.

    F, V, V, F

Freud adotou alguns nomes para apresentar os diferentes tipos de manifestações que as defesas do Ego podem apresentar, já que não se defronta só com as pressões e solicitações do Id e do Superego. Relacione alguns mecanismos de defesa às suas funções.

A sequência está correta em

  • A.

    2, 5, 3, 1, 4

  • B.

    5, 3, 1, 2, 4

  • C.

    2, 5, 1, 4, 3

  • D.

    3, 4, 5, 1, 2

  • E.

    2, 5, 1, 3, 4

“Horney definiu neurose tanto em termos intrapsíquicos quanto interpessoais. E sustentou que o desenvolvimento da personalidade resulta da interação de forças biológicas e psicossociais que são singulares para cada pessoa.” Quanto à sua teoria da personalidade, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    as crianças movem-se psicologicamente em três direções: para aliviar sua ansiedade, para tornar a vida segura e previsível e para obter satisfação. Elas buscam afeto e aprovação ou se tornam hostis ou se retraem.

  • B.

    se as condições ambientais desfavoráveis continuam, seus sentimentos conflitantes são dirigidos para o préconsciente e tais crianças são deixadas com um senso de desconforto, ansiedade e apreensão e com um senso de self inseguro.

  • C.

    os principais tipos de caráter de Horney são embasados no modo predominante de relacionar-se com outros. O tipo self-apagado resulta da operação defensiva de agarrar-se a outros. Tais pessoas tentam obter o favor dos outros através de lisonja, subordinam-se aos outros e são relutantes em discordar por medo de perder favor.

  • D.

    apesar da couraça da sua rede defensiva, as pessoas neuróticas não estão em paz porque estão em conflito interno com as forças que as protegem. O conflito entre o mecanismo do orgulho e as forças impulsionando em direção à autorrealização saudável é o conflito interno central.

  • E.

    a alienação do self resulta da combinação entre negação repetida da realidade externa e a repressão de pensamentos, sentimentos e impulsos genuínos. À medida que o processo de alienação continua, as pessoas neuróticas perdem contato com o cerne do seu ser e não mais podem determinar ou agir sobre o que é certo para elas.

Por volta de 1920, Freud elabora uma teoria da personalidade que se tornou definitiva e que constituiu uma verdadeira revolução quanto ao modo de estruturação do nosso psiquismo. Quanto a tal teoria, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A.

    No início, o ser humano seria todo ele Id, já o organismo humano não busca mais que a satisfação das suas necessidades instintivas e através delas o prazer. O Id como tal é inconsciente, embora procure alcançar a consciência para desse modo conseguir a realização dos seus desejos.

  • B.

    O Ego seria um guia do comportamento do organismo à luz da realidade, fazendo eco das demandas do Id e dos seus desejos, mas a sua função consiste em satisfazê-los ou não, segundo as possibilidades oferecidas pela realidade.

  • C.

    Mesmo um Ego maduro e adulto se assusta e teme os desejos instintivos; não quer dizer que não os satisfaça a todo o momento, significa somente que os conscientiza e depois satisfaça-os ou não, segundo seja ou não racional fazê-lo.

  • D.

    O Superego representa as normas e os valores convencionais da sociedade ou do grupo social no qual o indivíduo foi criado e em que está inserido. Pode-se dizer que representa a sociedade dentro do próprio indivíduo, com as suas leis e normas, muitas vezes fonte de embaraço e de inibição para a estrutura do ego.

  • E.

    Normalmente, o que o Ego faz é procurar uma solução de compromisso que o satisfaça, embora parcialmente. Um Ego maduro consegue normalmente achar esta fórmula conciliatória, a qual, para que seja realmente válida, deverá ter em conta também a realidade ambiental.

Harry Stack Sullivan definiu a psiquiatria de modo a distanciar-se do modelo pulsional de Freud e, ao mesmo tempo, avançar com um modelo relacional. Sobre esta teoria aprofundada por Sullivan, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Procura a realização humana no estabelecimento e na manutenção de relações com os outros: o homem individual é inconcebível, porque não há natureza humana fora da sociedade.

( ) As pessoas são motivadas por necessidades distinguidas em duas categorias amplas de necessidades: as necessidades de satisfação e as necessidades de segurança. Ambas as categorias são relacionais: operam no campo interpessoal e estão intrinsecamente ligadas às relações entre o self e os outros.

( ) As necessidades de satisfação funcionam como tendências integradoras que praticamente não sofrem transformações durante o curso do desenvolvimento. O fracasso na satisfação destas necessidades interpessoais pode resultar na solidão, a mais dolorosa das experiências humanas.

( ) O bebê não tem qualquer existência psicológica antes do seu enquadramento nas interações com aquelas pessoas que cuidam das suas necessidades. Descobre-se a si mesma, bem como o objeto, através de um processo de desenvolvimento complexo, gradual e independente do amadurecimento das suas capacidades cognitivas.

( ) Para controlar a ansiedade da mãe e, portanto, a sua própria ansiedade, a criança começa a desenvolver um conjunto complexo de processos que exigem a configuração constritiva das suas experiências e o bloqueio do acesso à consciência de certas dimensões nocivas destas experiências.

A sequência está correta em

  • A.

    V, V, F, F, V

  • B.

    V, F, F, F, V

  • C.

    F, V, V, V, V

  • D.

    F, V, F, V, F

  • E.

    V, F, V, F, V

Na psicologia social, o trabalho com grupos é uma constante. Leia a citação de George Lapassade: “A noção lewiniana de dinâmica de grupo supõe que se possa definir um grupo como um sistema de forças. Assim, poder-se-ão distinguir, por exemplo, as forças de desenvolvimento e as forças de coesão: as primeiras são aquelas que ‘impulsionam’ um grupo para os fins que ele se atribui; as segundas são aquelas que motivam os membros a permanecer no grupo.”

 Qual das alternativas apresenta fator de coesão em função da finalidade do grupo?

  • A.

    Divergência sobre a finalidade pelos membros.

  • B.

    Imposição da finalidade pelo coordenador aos membros.

  • C.

    Impertinência da finalidade, alheia aos membros.

  • D.

    Aceitação da finalidade pelos membros.

  • E.

    Negação da finalidade pelos membros.

De acordo com a citação de Jodelet, qual das afirmativas retrata o quadro apresentado na reportagem?

  • A.

    Novos modos de existir includentes e coerentes com o processo de crescimento pelo qual passa o país.

  • B.

    Situações que ocorrem apenas nos grandes centros urbanos e que as pessoas são incluídas socialmente por receberem atenção dos programas do governo.

  • C.

    Casos focais em que houve falha nos programas de assistência social, sem danos psicossociais aos grupos e pessoas.

  • D.

    Exclusões socialmente produzidas em que pessoas ou grupos são construídos como categoria à parte.

  • E.

    Processos de exclusão em que as ações preventivas não têm efeito, já que as relações psicoafetivas são imprevisíveis.

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