Questões de Psicologia da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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Em relação à técnica D-E, analise as afirmativas.

I. O fundamental objetivo é se prestar a exploração da dinâmica inconsciente da personalidade.

II. É uma técnica de investigação que não se restringe às noções habituais e particulares que se tem a respeito dos testes psicológicos.

III. É direcionada a investigação da personalidade, sendo um instrumento com sensibilidade para explorar o inconsciente de tipo vertical e focal.

IV. O examinando não é livre e, sim, direcionado em relação à sua comunicação pelo terapeuta, que fornece um substrato básico de meios estáveis, conduzindo, assim, os participantes.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I , II e III, apenas.
  • E. I, II e IV, apenas.

 

Assinale o instrumento que pode ser direcionado a realizar o procedimento mencionado.

  • A. Escala PBDC.
  • B. Escala MMPI.
  • C. Escala Wechsler.
  • D. Técnica de Zulliger.
  • E. Teste de Apercepção Temática – TAT.

 

Em relação à bateria de testes psicológicos, marque o INCORRETO.

  • A. Utilizada por considerar que nenhum teste, isoladamente, pode proporcionar uma avaliação abrangente da pessoa como um todo.
  • B. Na prática clínica, é tradicional o uso da bateria não-padronizada. Embora atenda a vários requisitos, é organizada de acordo com os critérios mais flexíveis.
  • C. O emprego de uma série de testes envolve a tentativa de uma validação intertestes dos dados obtidos, a partir de cada instrumento em particular, diminuindo, dessa maneira, a margem de erro.
  • D. As baterias padronizadas são utilizadas para avaliações não específicas e as não-padronizadas são organizadas para avaliações específicas, sendo estas baterias consideradas os principais tipos de baterias de testes.
  • E. A organização da bateria padronizada é efetuada com base em pesquisas realizadas com determinados tipos de pacientes e recomendada para exames bem específicos, como em certos tipos de avaliação neuropsicológica.

“De acordo com a visão da autora Cunha (2000), à medida que são apresentadas ___________________, há maior mobilização da _______________, porque os estímulos escassamente _______________ não oferecem referencial para a produção de respostas, e o paciente tem que assumir a responsabilidade pelo _______________ da situação.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. baterias de testes / ansiedade / estruturados / manejo
  • B. técnicas projetivas / ansiedade / estruturados / manejo
  • C. baterias de testes / maturidade / estruturados / controle
  • D. técnicas projetivas / maturidade / estruturados / controle
  • E. técnicas psicométricas / maturidade / mobilizados / controle

 

Em relação à avaliação psicopatológica, analise.

I. A entrevista psicopatológica permite a realização de dois aspectos da avaliação, que são a anamnese e o exame psíquico.

II. A entrevista só alcançará um bom êxito juntamente com a observação do paciente, pois a participação do paciente neste processo é decisivo.

III. Por meio de uma entrevista realizada somente com arte e técnica, o profissional não conseguirá obter informações valiosas para o diagnóstico clínico.

IV. É importante que o psicólogo obtenha o diagnóstico clínico para o conhecimento da dinâmica afetiva do paciente, sendo, pragmaticamente o mais importante para a intervenção e o planejamento terapêuticos mais adequados.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e IV, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

“Tal como disse em sentido figurado um pesquisador, para uma criança com menos de três anos de idade, o brinquedo é um jogo sério, assim como o é para um adolescente, embora, é claro, num sentido diferente da palavra; para uma criança muito pequena, brinquedo sério significa que ela brinca sem separar a situação imaginária da situação real. Para uma criança em idade escolar, o brinquedo torna-se uma forma de atividade mais limitada, predominantemente do tipo atlético, que preenche um papel específico em seu desenvolvimento, e que não tem o mesmo significado do brinquedo para uma criança de idade pré-escolar.” De acordo com a citação de Vygotsky, sobre a essência do brinquedo pode-se afirmar que é

  • A.

    uma atividade que dá prazer à criança que brinca desde a tenra idade e tem sempre uma relação de conquista com suas ações no brincar, ou seja, independente da idade na qual se encontra.

  • B.

    a possibilidade da criança conectar um estágio seu de desenvolvimento para outro, ou seja, sobrepor as mudanças inexistentes nas motivações para o brincar.

  • C.

    a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre situações no pensamento e situações reais.

  • D.

    a tendência para a criança muito pequena satisfazer seus desejos a longo prazo, ou seja, o intervalo entre um desejo e sua satisfação é extremamente longo.

  • E.

    necessidade de se ater a alguma atividade, ou seja, o brincar na idade escolar é controlado pelas mesmas motivações daquelas do simples chupar chupeta.

“As crianças pequenas dão nome a seus desenhos somente após completá-los; elas têm necessidade de vê-los antes de decidir o que eles são. À medida que as crianças se tornam mais velhas, elas adquirem a capacidade de decidir previamente o que vão desenhar. Esse deslocamento temporal do processo de nomeação significa uma mudança na função da fala. Inicialmente, a fala segue a ação, sendo provocada e dominada pela atividade. Posteriormente, entretanto, quando a fala se desloca para o início da atividade, surge uma nova relação entre palavra e ação.” O dinamismo da relação fala e ação relacionado à citação de L.S. Vygotsky trata-se da função

  • A.

    intrapessoal da fala.

  • B.

    identificadora da fala.

  • C.

    da memória da fala.

  • D.

    imediata da fala.

  • E. planejadora da fala.

Definida por Melanie Klein como “a fase do desenvolvimento na qual o bebê reconhece um objeto total e se relaciona com esse objeto. Esse é um momento crucial no desenvolvimento do bebê, e é claramente reconhecido por leigos. Todos que rodeiam o bebê percebem uma mudança e reconhecem-na como um enorme passo em seu desenvolvimento – observam e comentam o fato de que o bebê agora reconhece sua mãe. (...) Isso aumenta sua necessidade de possuir esse objeto, de mantê-lo dentro e, se possível, de protegê-lo de sua própria destrutividade.” As descrições citadas das relações estabelecidas com o objeto, referem-se a que posição vivida pelo bebê?

  • A.

    Esquizo-paranoide

  • B.

    Maníaca.

  • C.

    Fálica.

  • D.

    Paranoica.

  • E.

    Depressiva.

A citação descreve a experiência da fantasia no processo de estruturação psíquica fundamentada na teoria Melanie Klein.

“Freud descreveu o ego como um ‘precipitado de catexias objetais abandonadas’. Esse precipitado consiste em objetos introjetados. O primeiro desses objetos descrito pelo próprio Freud é o superego. A análise de primitivas relações de objetos projetivas e introjetivas revelou fantasias de objetos introjetados no ego a partir da mais tenra infância, começando pela introjeção dos seios ideal e persecutório.”

Considerando a teoria kleiniana sobre o processo de fantasia, é correto afirmar que à medida que prossegue o desenvolvimento,

  • A.

    e que o sentido de realidade opera mais plenamente, os objetos internos se aproximam mais estreitamente das pessoas reais no mundo externo.

  • B.

    os objetos introjetados serão sempre elaborados em articulação com as fantasias internas que possibilitaram sua constituição, sem se relacionar com o mundo exterior.

  • C.

    o processo de fantasia, que começa na infância, deixa de existir, já que na vida adolescente e adulta o fantasiar inexiste.

  • D.

    as experiências de realidade inexistem na estruturação psíquica já consolidada até o final do quinto ano de vida da criança.

  • E.

    a introjeção objetal ocorre apenas frente a experiências traumáticas fantasiadas pelo sujeito em seu indeterminado modo de vida.

Há uma sequência temporal nas entrevistas diagnósticas que pode ser subdividida em algumas etapas de acordo com Golder (2000). Relacione tais etapas aos seus objetivos.

A sequência está correta em

  • A.

    1, 2, 1, 3, 2

  • B.

    2, 1, 2, 1, 3

  • C.

    2, 1, 2, 3, 1

  • D.

    1, 3, 2, 1, 2

  • E.

    1, 2, 1, 2, 3

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