Questões de Psicologia da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Lista completa de Questões de Psicologia da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A síndrome Burnourt é considerada um distúrbio relacionado ao trabalho. Trata-se de uma resposta prolongada a agentes estressores do contexto de trabalho, sendo composta por três dimensões. Relacione tais dimensões às suas respectivas características.

A sequência está correta em

  • A. 3, 2, 1.
  • B. 1, 2, 3.
  • C. 3, 1, 2.
  • D. 1, 3, 2.
  • E. 2, 1, 3.

O autor Zanelli (2004) afirma que, em relação às condições de trabalho, existe uma determinada condição que pode ser entendida como um conjunto de variáveis do ambiente que circunda uma pessoa durante a realização de suas atividades, representando um conjunto classificado em três grandes categorias:

• condições físicas do ambiente trabalho que incluem temperatura, iluminação e ruídos;

• condições temporais: horário de trabalho, intervalo de descanso, duração do turno de trabalho;

• condições sociais: relação com colegas, estilo de liderança, clima organizacional.

Os dados mencionados anteriormente se referem às

  • A. relações pessoais de trabalho.
  • B. condições culturais de trabalho.
  • C. condições ambientais de trabalho.
  • D. condições emocionais de trabalho.
  • E. relações socioprofissionais de trabalho.

Em relação ao indivíduo no contexto organizacional e processo de socialização, os autores Zanelli (2004 apud, Van Maanen & Schein 1979) conceberam as táticas organizacionais como os caminhos nos quais as experiências dos indivíduos em transição de um papel para o outro são estruturados nas organizações. Sem classificação, esses autores desenvolveram um modelo de análise baseado em dimensões na qual cada tática pode variar. São modelos de análise de táticas no contexto organizacional, EXCETO:

  • A. Serial vs disjuntivo.
  • B. Formal vs informal.
  • C. Serial vs randômica.
  • D. Coletivo vs individual.
  • E. Sequencial vs randômica.

Em relação ao treinamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É errado afirmar que o processo sobre os princípios e prescrições dentro de treinamento e desenvolvimento de pessoal recebe o nome de tecnologia instrucional.

( ) O processo sobre os princípios e prescrições dentro de treinamento e desenvolvimento de pessoal recebe o nome de tecnologia instrucional.

( ) O treinamento envolve um conjunto de princípios e prescrições, formados por partes coordenadas entre si, que funcionam como estrutura organizada, oferecendo alternativas eficazes para solução de problemas de desempenho. ´

( ) O processo sobre os princípios e prescrições dentro de treinamento e desenvolvimento de pessoal denomina-se tecnologia instrucional e são fundamentados em referenciais teóricos provenientes, principalmente, da psicologia instrucional e da psicologia cognitiva.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F, V.
  • B. V, F, F, F.
  • C. F, V, F, F.
  • D. V, F, V, F.
  • E. F, V, V, V.

Kroeber (1949) enfatizou uma importante contribuição que ampliou a compreensão do conceito de cultura, explicitando como a cultura influencia de modo decisivo no comportamento do ser humano. Sobre o conceito de cultura, na visão do autor mencionado, analise.

I. O ser humano, ao agir conforme o seu contexto cultural, aumenta progressivamente a força de seus instintos.

II. O processo inevitável de aquisição da cultura colocou o homem na condição de ser que aprende, ao contrário de se mover a partir de padrões geneticamente determinados.

III. A cultura se constitui em um instrumento de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos. Ao contrário de alterar o seu componente biológico, o ser humano muda o seu componente superorgânico.

IV. A cultura é um processo acumulativo que resulta do aprendizado obtido da totalidade da experiência histórica das gerações antecedentes. As peculiaridades desse processo podem restringir ou facilitar os comportamentos criativos e inovadores dos seres humanos.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e IV, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.
  • E. II, III e IV, apenas.

Considerando o termo cultura e seus paradigmas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ´

( ) A cultura e a influência exercidas no comportamento humano não variam somente entre diferentes agrupamentos ou sociedade humana.

( ) A diversidade cultural pode coexistir dentro de um mesmo grupo; um exemplo típico é o Brasil, onde as marcantes distinções culturais existem de região para região.

( ) A edificação da cultura de um grupo se encontra desvinculada aos processos de construção da realidade social, com base no modo como a sociedade individualmente satisfaz as suas carências matérias e psicossociais.

( ) O conceito de cultura é utilizado para explicar o fato de que diferentes grupos de pessoas têm formas semelhantes de aprender os eventos da realidade e reagir a ela, a partir de significados que são gradativamente aprendidos, porém não compartilhados.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F.
  • B. F, F, V, V.
  • C. V, F, V, F.
  • D. F, V, F, V.
  • E. V, V, V, F.

De acordo com Zanelli (2004), a teoria de Maslow baseia-se muito em sua experiência clínica, parte da premissa de que as necessidades humanas têm origem biológica e estão dispostas em uma hierarquia que deixa implícito o pressuposto antropológico de que o homem tem uma propensão para o autodesenvolvimento e o crescimento pessoal. São hierarquias das necessidades inferiores e superiores mencionadas por Maslow, EXCETO:

  • A. Necessidades sociais.
  • B. Necessidade de estima.
  • C. Necessidade de afiliação.
  • D. Necessidade de segurança.
  • E. Necessidade de autorrealização.

“Em psicologia, a ______________________ é um conjunto de ______________________, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos _______________, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos, em um processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos, ou propor algum tipo de _______________ em benefício das pessoas entrevistadas.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. entrevista clínica / testes de avaliação / específicos / interlocução
  • B. entrevista clínica / métodos de avaliação / específicos / intervenção
  • C. anamnese psicológica / métodos de avaliação / teóricos / investigação
  • D. entrevista clínica / técnicas de investigação / psicológicos / intervenção
  • E. anamnese psicológica / técnicas de investigação / psicológicos / investigação

 

Em relação à classificação e interpretação básicas da técnica de Zulliger, relacione adequadamente as colunas.

1. Respostas.

2. Localizações.

3. Determinantes.

4. Fenômenos especiais / movimento inanimado.

( ) Áreas das manchas em que o examinando situa a resposta verbalizada.

( ) Respostas em que o conteúdo está sendo visto em movimento, sendo movido por forças físicas, químicas, mecânicas ou abstratas.

( ) Conteúdo verbalizado é uma ideia, um conceito vinculado diretamente a determinada área-estímulo do diapositivo ou do cartão.

( ) Palavra usada nas técnicas de Zulliger para identificar quais fatores psíquicos que levaram o examinando a dar essa ou aquela resposta.

A sequência está correta em

  • A. 4, 1, 3, 2.
  • B. 2, 4, 1, 3.
  • C. 1, 3, 4, 2.
  • D. 3, 4, 2, 1.
  • E. 1, 4, 2, 3.

Segundo Cunha (2000), as estratégias de avaliação são, pois, uma expressão com uma abrangência semântica muito ampla e flexível, ainda que possam ser usadas de maneira muito específica. Em relação à avaliação psicológica, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A testagem pode ser um passo importante do processo da avaliação, mas constitui apenas um dos recursos possíveis de avaliação.
  • B. As técnicas projetivas podem ser consideradas estratégias de avaliação; historicamente, são caracterizadas por seu estilo de avaliação impressionista.
  • C. Numa perspectiva clínica, a avaliação que é feita comumente é chamada de psicodiagnóstico, porque procura avaliar forças e fraquezas no funcionamento psicológico.
  • D. O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos, portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica e diferenças individuais.
  • E. As sementes da avaliação psicológica, que hoje constituem uma das funções do psicólogo, foram lançadas numa fase que abrangeu o fim do século XVIII e o início do século XIX.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...