Questões de Psicologia da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

Lista completa de Questões de Psicologia da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. O transtorno da aprendizagem sem outra especificação é uma nova categoria no DSM-IV-TR para as condições que não satisfazem os critérios para algum transtorno da aprendizagem especifico, mas causam prejuízo e refletem em capacidade de aprendizagem abaixo daquela esperada para a inteligência, a escolaridade e a idade da pessoa, como por exemplo um déficit de habilidades de ortografia.
  • B. Crianças com transtorno da matemática têm dificuldade para aprender e lembrar numerais, conseguem lembrar fatos básicos relacionados a números, são lentas e não muito precisas em cálculo, podendo ocorrer sozinho ou em combinação com transtornos da linguagem e da leitura.
  • C. O transtorno da leitura é definido como desempenho da leitura abaixo do nível esperado para a idade, a escolaridade e a inteligência da criança, com o prejuízo interferindo de forma significativa no desempenho escolar ou nas atividades da vida diária que envolvem leitura.
  • D. O transtorno da expressão escrita é caracterizado por habilidades de escrita muito abaixo do nível esperado para a idade e a capacidade intelectual da criança. Essas dificuldades prejudicam o desempenho acadêmico e a escrita na vida cotidiana.

  • A. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • B. Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
  • C. Apenas a assertiva III está correta.
  • D. Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta com relação à Psicossomática:

I. Psicossomática é, ao mesmo tempo, filosofia porque define um conceito de ser humano, e ciência, que tem como objeto os mecanismos de interação entre as dimensões mental e corporal da pessoa.

II. Psicossomática estuda como o fato corporal está integrado no fato relacional ambiental. Esta integração biopsicossocial é o objeto da ciência psicossomática.

III. A psicossomática não vêm substituir ou ser uma alternativa à abordagem clínica clássica. Pelo contrário, trata-se de somar conhecimentos que ampliem as possibilidades de investigação e a probabilidade de sucesso da intervenção profissional em relação à pessoa doente.

IV. IV O saber da psicossomática existe exclusivamente para ampliar e fortalecer os recursos diagnósticos e terapêuticos da medicina baseada em evidências, e nunca para substituí-los.

Estão corretas as alternativas:

  • A. Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
  • B. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
  • C. Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
  • D. Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

Leia as informações e escolha a alternativa INCORRETA:

  • A. William James, o grande arquiteto do estruturalismo, argumentava que a abordagem funcionalista deixava de considerar a natureza real da experiência consciente, uma vez que para ele a consciência consiste em um fluxo contínuo de pensamentos.
  • B. O estruturalismo é considerado uma escola de pensamento em psicologia, baseando-se na noção de que a tarefa da psicologia era analisar a consciência nos seus elementos básicos e investigar como esses elementos estavam relacionados.
  • C. Wilhelm Wundt lançou o primeiro periódico destinado a publicações de pesquisa em psicologia, sendo amplamente aceito como o fundador da psicologia.
  • D. O funcionalismo é considerado uma escola de pensamento em psicologia, baseando-se na crença de que a psicologia devia investigar a função ou o propósito da consciência, em vez de sua estrutura.

Leia as informações a seguir e identifique a afirmação correta:

I. Pavlov descreveu a ligação entre a carne e a salivação como uma associação natural, não aprendida, denominando-a de associação não condicionada. Em ligações deste tipo, o estímulo não condicionado evoca, sem condicionamento prévio, uma resposta não condicionada, que é uma reação não aprendida a um estímulo não condicionado que ocorre sem condicionamento prévio.

II. Para Skinner, o reforço pode tomar duas formas, denominadas reforço positivo e reforço negativo. O reforço positivo ocorre quando uma resposta é fortalecida porque é seguida de apresentação de um estímulo de recompensa. E, reforço negativo, ocorre quando uma resposta é fortalecida porque é seguida pela remoção de um estímulo aversivo.

III. A caixa de Skinner permite ao experimentador controlar as contingências de reforçamento para o animal. Contingências de reforçamento são as circunstâncias ou regras que determinam se as respostas levam à apresentação de reforços.

Estão corretas as alternativas:

  • A. Apenas as assertivas II e III estão corretas.
  • B. Apenas as assertivas I e III estão corretas.
  • C. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • D. As assertivas I, II, III estão corretas.

Leia as informações e escolha a alternativa INCORRETA:

  • A. A psicologia individual de Adler afirma que todos têm de se esforçar para superar certos sentimentos de inferioridade, um processo que denominou compensação, que implica esforços para superar inferioridades reais ou imaginárias, por meio do desenvolvimento das capacidades próprias.
  • B. A teoria psicanalítica de Freud procura explicar a personalidade, a motivação, e os transtornos psicológicos focando-se nas influências das primeiras experiências na infância, em motivos e conflitos inconscientes e nas maneiras empregadas pelas pessoas para lidar com seus próprios impulsos sexuais e agressivos.
  • C. A psicologia analítica de Jung supõe que o inconsciente consiste em duas camadas: a primeira, chamada de inconsciente pessoal, o qual abriga material derivado das experiências pessoais e o que foi reprimido ou esquecido. E, a existência de uma camada mais profunda, a qual chamou de inconsciente coletivo, que é o depósito dos vestígios de memória latente herdados do passado ancestral das pessoas.
  • D. Hans Eysenck considerava a personalidade uma hierarquia de traços, na qual traços superficiais têm origem em número menor deles, denominados fundamentais, que por sua vez, originam-se de um pequeno número de outros, denominados básicos, de maior classificação.

Leia as informações e escolha a alternativa correta:

  • A. A respeito do recrutamento e seleção de pessoas na área organizacional, pode-se afirmar que o recrutamento é composto por inúmeras técnicas que objetivam seduzir o candidato para ocupar um cargo na empresa.
  • B. O objetivo principal de um diagnóstico organizacional é mapear e relatar aos consultores os aspectos complicados dos funcionários da empresa.
  • C. Zimerman (1997) propôs uma classificação geral dos grupos fundamentada no critério das finalidades a que se destina o grupo, sendo eles: sistêmicos, psicodramáticos, psicanalíticos e cognitivocomportamentais.
  • D. A admissão em empresa envolve uma seleção de pessoal capaz de identificar competências, assim, a função do recrutador é apresentar a filosofia e missão da empresa, objetivando investigar no entrevistado suas competências.

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta com relação à Terapia Cognitiva:

I. Quando um paciente consegue identificar suas crenças e seus pensamentos e, ainda, for capaz de empregar no seu dia-a-dia as soluções buscadas na terapia, pode-se afirmar que ele terá alta na terapia cognitiva.

II. A modificação de crenças que a pessoa tem sobre si pode ser considerado o objetivo primordial da terapia cognitiva

III. Identificar sentimentos e pensamentos é uma tarefa de automonitoração fundamental na terapia cognitiva.

IV. Na terapia cognitiva, a estrutura da sessão inclui seis componentes centrais: o registro do humor, a revisão da tarefa de casa, o estabelecimento da agenda, o conteúdo da sessão, a atribuição da tarefa de casa e a evocação de feedback do cliente.

Estão corretas as alternativas:

  • A. Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
  • B. Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
  • C. Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
  • D. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

Nos últimos anos as grandes empresas investem para reforçar a socialização por meio da disseminação dos valores culturais da organização e treinar o funcionário dentro das necessidades da empresa. Buscam atingir os objetivos da organização através do desenvolvimento de competências específicas voltadas aos objetivos da organização, através de ferramentas como a:

  • A.

    Dinâmica de grupo.

  • B.

    Educação corporativa.

  • C.

    Seleção por competências.

  • D.

    Avaliação de desempenho.

Quando falamos no sistema motivacional humano, várias teorias são abordadas, entre elas a teoria onde o mais importante para a determinação do comportamento é aquilo que é percebido como determinante, e não os determinantes reais, que é conhecida como:

  • A.

    Teoria da equidade, de Adams.

  • B.

    Teoria da atribuição e posição de controle, de Heider.

  • C.

    Teoria da dissonância cognitiva, de Festinger.

  • D.

    Teoria do intercâmbio, de Homans.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...