Questões de Psicologia da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

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Os processos de ordem psíquica com consequências imediatas no "social", que levam ao menino a deixar os vínculos primários (pai e mãe), dirigindo-se aos vínculos secundários, são conhecidos como:

  • A.

    Movimento exogâmico.

  • B.

    Fixação de Vínculos.

  • C.

    Complexo de Édipo.

  • D.

    Relacionamento de Objeto Edipiano.

Algumas contribuições como aceitar a premissa de que o homem é um ser histórico, construído a partir de suas relações com o mundo natural e social; assinalar como questão central à visão dos fenômenos como objetos em permanente mudança e aceitar pressupostos de que as mudanças produzidas na sociedade e na vida material interferem diretamente na natureza humana, defendida por Marx, foram propiciadas por:

  • A.

    Vygostsky.

  • B.

    Piaget.

  • C.

    Skinner.

  • D.

    Freud.

Em 2003 houve uma significativa reformulação nos testes psicológicos vigentes, que estavam sendo aplicados nos mais diversos segmentos da atuação do psicólogo através da resolução CFP-002/2003. O CFP elaborou o SATEPSI para manter o profissional atualizado sobre o tema. Assinale a alternativa que só apresenta testes aprovados pelo CFP atualmente.

  • A.

    EFN; Escalas BECK; G-36; Palográfico.

  • B.

    ZULLIGER; WISC, Teste de TORRANCE; D-47.

  • C.

    RORSCHACH; AC-15; V-47; EPP.

  • D.

    QUATI; R-1; WARTEGG; RAVEN.

H. Fiorini cita a metintervenção como uma das possíveis intervenções verbais do Psicoterapeuta. Assinale o conceito correto desta intervenção.

  • A.

    Relembrar, resumidamente, pontos essenciais surgidos no processo de investigação.

  • B.

    Explorar em detalhes as respostas do cliente.

  • C.

    Comentar ou aclarar o significado de haver recorrido a qualquer das intervenções anteriores.

  • D.

    Favorecer ao cliente a própria interpretação do significado dos comportamentos, motivações e finalidades latentes.

São muitas as abordagens psicoterápicas direcionadas para o tratamento do dependente de substâncias psicoativas, no entanto algumas têm despontado como mais efetivas independentemente da substância de uso, ou da gravidade da dependência. Os modelos de tratamento atuais são norteados numa perspectiva desenvolvida por Albert Bandura. Sobre esses modelos apenas está INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Ambivalência é o foco da Entrevista Motivacional, sendo o primeiro princípio norteador do processo de mudança.

  • B.

    O modelo transteórico descrito por Prochaska e DiClemente descreve os processos de mudança do comportamento humano baseado nos estágios de mudança.

  • C.

    Os motivos sociais aprendidos não são uma influência crucial na determinação da intensidade e persistência com que uma pessoa apresenta determinado comportamento.

  • D.

    Os cinco princípios para trabalhar na Entrevista Motivacional descritos por Miller e Rollnick são: expressar empatia, desenvolver discrepância, evitar argumentação, fluir com a resistência e estimular a auto-eficácia.

Na condução de grupos o Psicólogo, de forma geral, deve ater-se a certas habilidades de comunicação para facilidade de compreensão mútua. Uma das principais habilidades é a paráfrase. Assinale a alternativa que caracteriza o conceito de paráfrase.

  • A.

    Consiste em especificar sentimentos verbalmente, seja por meio do nome do sentimento, de figuras de linguagem ou de impulso de ação.

  • B.

    Consiste em relatar as ações específicas, observáveis, dos demais, sem realizar julgamentos ou generalizar seus motivos, ou traços de personalidade.

  • C.

    Consiste em dizer, com nossas próprias palavras, aquilo que o outro disse, enunciando a idéia do outro com nosso vocabulário específico, mostrando ao outro o significado do que apreendemos do que ele disse.

  • D.

    Consiste em dizer sua percepção sobre o que o outro está sentindo, a fim de verificar se você está compreendendo também seus sentimentos, além do conteúdo das palavras.

O comportamento DDA nasce do trio de base alterada formado por alterações da atenção, impulsividade e da velocidade da atividade física e mental. Com muita frequência o diagnóstico é errôneo, por isso a importância do Psicólogo observar cuidadosa e detalhadamente os sintomas e reações tanto na fase diagnóstica, quanto ao longo do trabalho psicoterapêutico, para medidas complementares ou revisões que se façam necessárias. Sobre o tema podemos apenas afirmar que:

  • A.

    A criança DDA faz primeiro e pensa depois, como consequência da hiperatividade/impulsividade reage irrefletidamente à maioria dos estímulos que se apresentam.

  • B.

    A criança DDA é agitada, é distraída, porém segue com facilidade instruções e ordens.

  • C.

    Um aspecto distintivo entre crianças DDAs e não-DDAs é que os sintomas de comportamento DDA dependem de problemas emocionais, ambientais e sociais.

  • D.

    A criança considerada encrenqueira e que possui dificuldade de relacionamento com os coleguinhas é DDA.

Ao transtorno caracterizado por uma personalidade fragmentada a ponto das alterações pronunciadas no comportamento e na reatividade serem observáveis em diferentes situações ou papéis sociais, denominamos:

  • A.

    Transtorno de personalidade.

  • B.

    Transtorno comórbido.

  • C.

    Transtorno dissociativo de identidade.

  • D.

    Transtorno de ansiedade generalizada.

Sobre as contribuições de Piaget na prática educacional, com a Psicologia Genética, ou com o chamado construtivismo-interacionismo genético, apenas está INCORRETO citar:

  • A.

    Piaget elaborou o conceito da zona de desenvolvimento proximal a partir da identificação de dois níveis de desenvolvimento, o real e o potencial.

  • B.

    Uma estrutura para Piaget supõe um conjunto de elementos e uma relação entre eles que se sustenta no binômio totalidade e transformação.

  • C.

    Piaget teorizou uma psicologia que entende o sujeito como criador de si mesmo e do mundo ao redor dele, em um processo que dura à vida toda, constituído sempre de interação sujeito-objeto e visto sob o ângulo do próprio processo.

  • D.

    Piaget concluiu que fazem parte dos processos de equilibração majorante, as regulações e as compensações.

Assinale a alternativa que demonstra uma das mais importantes descobertas de Winnicott, que inclusive, lhe deu enorme notoriedade científica.

  • A.

    A descoberta dos objetos e fenômenos transicionais.

  • B.

    A descoberta de que a definição de campo em um dado momento vem da observação do referido campo durante certo período, e que a extensão temporal desta observação dependerá da extensão e complexidade do campo que se está observando.

  • C.

    A descoberta do medo da desintegração e o estado de estabelecimento da autocoesão como fundamentais na cura.

  • D.

    A descoberta da tarefa como o âmbito da elaboração dos quatro momentos da função operativa: estratégia, técnica, tática e logística.

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