Lista completa de Questões de Psicologia da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nos itens abaixo encontram-se exemplos de preditores utilizados em seleção de pessoas com exceção de:
Entrevistas
Testes e inventários psicológicos
Treinamento em serviço
Provas práticas e situacionais.
Testes de aptidão física
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Com relação à seleção de pessoal é incorreto afirmar:
É um processo muito importante para que a organização atinja seus objetivos.
Deve ser baseada em princípios éticos e de respeito aos candidatos envolvidos.
Visa, fundamentalmente, a escolher o candidato mais adequado ao cargo disponível na organização
Necessariamente é uma atividade que só pode ser desenvolvida por psicólogos
A escolha das técnicas deve adequar-se à natureza de cargo para o qual se está realizando uma seleção.
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Dentre as alternativas abaixo marque a que não corresponde a uma estratégia utilizada no recrutamento externo:
Anúncios em jornais.
Utilização de agências de recrutamento.
Contatos com escolas e universidades
Apresentação de candidatos por indicação de funcionários.
Indicação de funcionário da empresa pela gerência.
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Considere a seguinte definição: "é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização." Marque a alternativa que corresponde ao processo descrito nessa definição:
Seleção
Recrutamento
Treinamento
Formação de equipes de trabalho
Avaliação de desempenho
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Analise as afirmativas abaixo:
I - A liderança transformacional é uma concepção de que a liderança é o produto do carisma, uma característica que inspira confiança nos outros a apoiar as idéias e convicções de um indivíduo que possui esta característica.
II - A liderança carismática é uma concepção de que a liderança é o processo de inspirar um grupo a lutar pelos objetivos e obter resultados.
III - A liderança informacional é a concepção de que existem fontes de influência em um ambiente que podem servir para agir em lugar da liderança formal ou podem substituí- la.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira.
Somente II é verdadeira.
Somente III é verdadeira
Somente I e II são verdadeiras.
I, II e III são verdadeiras.
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Marque a alternativa que não corresponde aos pressupostos da abordagem dos traços de liderança:
A abordagem dos traços de liderança enfatiza os atributos pessoais dos líderes.
Alguns traços que parecem estar relacionados ao sucesso da liderança são: alto nível de energia, tolerância ao estresse, maturidade emocional, integridade e autoconfiança.
A motivação é um aspecto da personalidade que não se relaciona à eficácia do líder.
Líderes com grande maturidade emocional e integridade têm maior probabilidade de manter um relacionamento cooperativo com subordinados, colegas e superiores.
A autoconfiança torna um líder mais persistente na conquista de objetivos difíceis.
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Considere as seguintes afirmativas acerca da liderança nas organizações:
I - Segundo a visão de Douglas Mc Gregor, é pouco provável que exista um único quadro básico de conhecimentos e características peculiares à personalidade de todos os líderes.
II - Analisando-se as várias teorias correntes sobre liderança pode-se afirmar que um líder nasce feito, ou seja, a liderança é algo absolutamente inato.
III - As organizações valorizam muito o papel do líder tendo em vista que estes, grosso modo, facilitam que as metas e objetivos organizacionais sejam alcançados.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira.
Somente II é verdadeira
Somente III é verdadeira.
Somente I e III são verdadeiras
I, II e III são verdadeiras.
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Leia as seguintes afirmativas acerca das descobertas de Geert Hofstede em sua pesquisa sobre a relação entre cultura nacional e cultura organizacional realizada em quarenta países:
I - A principal descoberta refere-se à importância da cultura nacional na explicação das diferenças em atitudes e valores em relação ao trabalho.
II - Para explicar essas diferenças, ele definiu quatro dimensões nas quais se poderiam incluir todos os níveis hierárquicos de uma organização: individualismo e coletivismo, distância de poder, nível em que evita a incerteza e masculinidade e feminilidade.
III - Nas organizações brasileiras foi encontrada uma distância de poder, definida como a medida com a qual os participantes menos poderosos das organizações aceitam a distribuição desigual de poder, tão grande que parecem lembrar nosso passado escravocrata.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira.
Somente II é verdadeira
Somente III é verdadeira
Somente I e II são verdadeiras
I, II e III são verdadeiras.
Psicologia - Avaliação Psicológica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Com relação ao modelo de comprometimento de Morrow (1993), assinale a alternativa incorreta:
Afirma-se nesse modelo que o um indivíduo pode se sentir comprometido com diferentes pontos focais no trabalho – no seu cargo, na sua organização e na sua profissão.
A pessoa que possui um alto comprometimento com sua profissão, necessariamente possui um alto comprometimento organizacional.
Quando há um alto comprometimento com a profissão, a pessoa pode mudar de empregador, mas permanecer na mesma área de atuação profissional.
Se a pessoa tem um alto comprometimento organizacional e um baixo envolvimento com o cargo, indica que ela esteja propensa a uma mudança de cargos dentro da mesma organização.
O profissional de enfermagem é um exemplo de alto comprometimento profissional e baixo comprometimento organizacional.
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A cultura organizacional é um conceito que possui muitas concepções. Uma das concepções mais utilizadas é a de Edgard Shein. Marque a alternativa que não corresponde aos pressupostos do autor sobre o tema
Cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com os problemas de adaptação externa e de integração interna, e que funcionou bem o bastante para serem considerados válidos e ensinados aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas.
A cultura organizacional pode ser analisada segundo diferentes níveis: os artefatos visíveis, os valores que governam o comportamento das pessoas e os pressupostos inconscientes básicos
O nível dos artefatos visíveis é composto dos aspectos como tecnologia, arquitetura, formato dos escritórios, maneira de vestir, documentos públicos e linguagem
É difícil observar diretamente o nível dos valores, sendo necessários processos de análise e entrevistas para identificar os valores manifestados da cultura.
O nível dos pressupostos inconscientes básicos é o mais fácil de ser identificado, pois este nível determina o modo de ser, pensar, sentir e perceber a organização por parte de seus membros
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