Questões de Psicologia da Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV)

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Se a criança observar que o comportamento executado por um adulto foi elogiado, prevê que, se agir daquele modo, obterá aprovação semelhante. Essa aprendizagem ocorre em função do reforço:

  • A.

    Direto;

  • B.

    Indireto;

  • C.

    Vicariante;

  • D.

    Modelatório;

  • E.

    Positivo.

A partir do final da década de 50, os estudos de Noam Chomsky impulsionam os trabalhos em aquisição da linguagem. Para o pesquisador, a linguagem:

  • A.

    É um dom genético do ser humano, que nasce "equipado" com uma Gramática Universal (GU);

  • B.

    É decorrência de novas conexões neuronais;

  • C.

    Depende da exposição ao meio e em decorrência da imitação e do reforço;

  • D.

    É um condicionamento que o ser humano aprende, assim como qualquer outro animal;

  • E.

    É dependente do desenvolvimento da inteligência da criança, que surge quando ela desenvolve a função simbólica.

Sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem, a teoria de Vygotsky propõe que:

  • A.

    Os processos de desenvolvimento coincidem com os processos de aprendizagem;

  • B.

    Os processos de desenvolvimento são independentes do aprendizado;

  • C.

    O desenvolvimento é concebido como elaboração e substituição de respostas inatas;

  • D.

    O processo de desenvolvimento progride de forma mais lenta e atrás do processo de aprendizagem;

  • E.

    O processo de aprendizado progride de forma mais lenta e atrás do processo de desenvolvimento.

São mecanismos de defesa do adolescente, segundo Anna Freud:

  • A.

    Fantasia e racionalização;

  • B.

    Confiança e desconfiança;

  • C.

    Ascetismo e intelectualização;

  • D.

    Ateísmo e misticismo;

  • E.

    Sublimação e identificação.

Levisky e Blos (1998) afirmam que, apesar das diferenças marcantes entre a experiência de meninos e meninas durante a puberdade, ambos têm seu ego invadido pela emergência pulsional, e, não podendo administrá-la suficientemente, acabam deparando-se com o transbordamento de afetos e comportamentos, os quais serão mais, ou menos, controlados pelo superego. A pulsão pede descarga, mas o superego não pode permiti-la. Frente a esse conflito, o ego lança mão de uma nova defesa que surge com a pré adolescência que permite que possam ser satisfeitas as necessidades de pulsão, dando vazão aos desejos, e, ao mesmo tempo, faz com que um superego desaprovador possa ser amenizado. Essa nova defesa é chamada pelos autores de:

  • A.

    Moratória social;

  • B.

    Formação reativa;

  • C.

    Defesa homossexual;

  • D.

    Socialização da culpa;

  • E.

    Racionalização.

A respeito da leitura Piagetiana da afetividade nas relações professor/aluno, analise as premissas abaixo:

I. O interesse, para Piaget, é o elemento poderoso e comum de afetividade que, por sua vez, influencia nossa seleção de atividades intelectuais, ou seja, a seleção não é provocada pelas atividades cognitivas, mas pela afetividade, o que Piaget chama de interesse.

II. Para Piaget, o desenvolvimento do raciocínio moral é uma consequência do desenvolvimento cognitivo o afetivo e, durante o estágio operatório formal, o raciocínio moral é visto como pré normativo.

III. Pela reciprocidade, ocorre a descentração afetiva, que leva aos sentimentos e à vida moral. Se não houver, por parte do professor, respeito aos valores sociais que vão diferenciar aluno para aluno, dificilmente haverá respeito ou qualquer outra forma de relação que possa colaborar com o desenvolvimento da aprendizagem.

IV. A utilização de muitos elogios pode estabelecer uma falsa confiança do adulto diante da capacidade de a criança vir a compreender verdadeiramente o que aprende, reforçando ainda mais sua insegurança. Nesse caso, quando acontece a aprendizagem, esta é superficial e mecânica, a criança passa a realizar suas atividades em função da recompensa que poderá receber.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas II e III estão corretas;

  • B.

    Somente as alternativas I, III e IV estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas I e IV estão corretas;

  • D.

    Somente as alternativas I, II e IV estão corretas;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

Para Carl Rogers, as crianças nascem com uma necessidade básica de aceitação e aprovação dos outros, e é essa necessidade, a principal força socializadora por trás de seu comportamento, que as faz obedientes aos pais e professores. Essa necessidade é chamada pelo autor de:

  • A.

    Congruência;

  • B.

    Centro do eu;

  • C.

    Construtos amplos;

  • D.

    Self verdadeiro;

  • E.

    Apreciação positiva.

Sobre a inclusão escolar de portadores de Transtornos Globais do Desenvolvimento analise as premissas abaixo:

I. Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam facilidade de comunicação, geralmente pela necessidade de atrair atenção para conseguir satisfação de seus desejos imediatos, mas demonstram grande dificuldade de concentração e abstração, que dificulta a aprendizagem e, muitas vezes, interfere na aprendizagem dos demais alunos.

II. Crianças com Transtornos de Desenvolvimento Global apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.

III. Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação.

 IV. Apresentação das atividades do currículo visualmente ajuda no processo de aprendizagem dos alunos com TGD. Também é importante que o professor identifique os potenciais dos alunos e invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança. Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas I, III e IV estão corretas;

  • B.

    Somente as alternativas II e IIII estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;

  • D.

    Somente a alternativa IV está correta;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

A ação preventiva dos atrasos ou distúrbios de desenvolvimento pode ser conduzida em três níveis, prevenção primária, secundária e terciária. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    A prevenção primária tem como objetivo promover a melhoria na condição de vida da população por agências político/sociais, de forma a garantir saúde, educação, trabalho e moradia. Assim sendo, o objetivo é reduzir a incidência de novos casos.

  • B.

    As estratégias de prevenção primária podem ser aplicadas no nível pré-natal ou neonatal. A triagem neonatal inclui exames clínicos e bioquímicos capazes de oferecer diagnósticos preventivos e medidas imediatas, como, por exemplo, dietas específicas.

  • C.

    As estratégias secundárias de prevenção visam a limitar a progressão da deficiência intelectual. Essas medidas fornecem a identificação precoce da deficiência, seguida pelo tratamento e pela intervenção, a fim de minimizar o seu desenvolvimento.

  • D.

    Na Prevenção terciária, a condição de atraso no desenvolvimento já está instalada e os investimentos são feitos para minimizar as condições, desenvolvendo ações que resultem em maior independência e autonomia do indivíduo.

  • E.

    Na Prevenção terciária, a condição de atraso no desenvolvimento já está instalada e os investimentos são feitos para minimizar as condições, desenvolvendo ações que resultem em maior independência e autonomia do indivíduo.

O sentimento que se desenvolve nesta etapa de desenvolvimento descrito por Erick Erickson é a vontade. À medida que suas capacidades físicas e intelectuais se desenvolvem ajudando-a na atividade exploratória, a criança tende a ter vontade de conhecer e explorar ainda mais. A fase conceituada acima é de:

  • A.

    Diligência X Inferioridad;

  • B.

    Autonomia X Vergonha e Dúvida;

  • C.

    Confiança Básica X Desconfiança Básica;

  • D.

    Iniciativa X Culpa;

  • E.

    Identidade X Confusão/Difusão.

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