Questões de Psicologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para o adequado desenvolvimento de uma coleta de informações, a entrega de questionários fechados é uma estratégia utilizada quando se pretende

  • A.

    obter informações sobre um pequeno grupo, por ser mais eficiente que a entrevista.

  • B. obter dados objetivos de um grupo previamente definido.
  • C.

    identificar aspectos comportamentais e emocionais de qualquer população.

  • D.

    obter informações subjetivas de uma população carente.

  • E.

    verificar os aspectos inconscientes de qualquer população.

A partir do modelo teórico que define motivação como constituída por fontes de necessidades, entende-se que

  • A.

    a motivação desencadeia um estado de tensão desagradável.

  • B.

    a motivação depende exclusivamente de estímulos do meio e envolve a necessidade de saciedade.

  • C.

    as necessidades podem gerar um estado de tensão agradável ou desagradável.

  • D.

    a motivação não é a manifestação das necessidades que o indivíduo apresenta.

  • E.

    as necessidades insatisfeitas poderão diminuir o estado de tensão desagradável.

Assinale a alternativa, que apresenta quatro diferentes métodos de avaliação do desempenho humano nas organizações.

  • A.

    Escalas gráficas; comparação grupal; escolha forçada; 90 graus.

  • B.

    Incidentes críticos; escolha forçada; avaliação por resultados; 360 graus.

  • C.

    Comparação aos pares; escalas gráficas; escolha aleatória; 360 graus.

  • D.

    Avaliação por resultados; incidentes críticos; comparação grupal; 90 graus.

  • E.

    Comparação grupal; escolha forçada; incidentes críticos; 90 graus.

Em geral, o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, pelo qual as pessoas adquirem, conhecimentos, desenvolvem atitudes e habilidades em função de objetivos diretamente relacionados à execução de tarefas, refere-se a atividades de

  • A.

    formação.

  • B.

    desenvolvimento.

  • C.

    especialização

  • D.

    aperfeiçoamento.

  • E.

    treinamento.

A respeito de métodos e técnicas de treinamento, é incorreto afirmar que

  • A.

    não existem técnicas melhores ou piores em qualquer circunstância, e sim técnicas mais adequadas ou menos adequadas, em função dos objetivos que se pretenda atingir.

  • B.

    princípios universais de aprendizagem são válidos para situações de sala de aula convencional e para situações de treinamento, resguardados os ajustamentos exigidos pelas condições de aprendizagem e finalidades do programa.

  • C.

    para garantir bons resultados, é importante definir uma postura diante do treinamento (método) e procurar utilizar procedimentos (técnicas) coerentes com essa postura.

  • D.

    a população-alvo e as condições gerais (tempo, material, recursos humanos e financeiros disponíveis, etc.) são fatores pouco relevantes para a determinação dos métodos e técnicas de treinamento.

  • E.

    trabalho em equipe, dramatização, experiência individual em laboratório, debates, jogos, são diferentes meios ou técnicas que podem ser utilizados em situações de treinamento.

A análise de cargos geralmente se concentra em quatro áreas de requisitos, quase sempre aplicadas a qualquer tipo ou nível de cargo. São eles:

  • A.

    mentais; físicos; responsabilidades envolvidas; condições de trabalho.

  • B.

    formação escolar; responsabilidades envolvidas; saúde; riscos ambientais.

  • C.

    físicos; experiência anterior; atribuições; ambiente de trabalho

  • D.

    mentais; aptidões; atribuições; condições de trabalho.

  • E.

    instrucionais; saúde; responsabilidades; ambiente de trabalho.

As chamadas organizações complexas possuem determinadas características. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que não corresponde a uma característica desse tipo de organização.

  • A.

    Geralmente são organizações com grande número de integrantes.

  • B.

    Apresentam considerável diferenciação vertical em sua estrutura.

  • C.

    Possuem rotinas pouco padronizadas devido à quantidade de áreas existentes.

  • D.

    Costumam ter também uma organização informal que muitas vezes revela poder e eficácia.

  • E.

    O processo produtivo coloca ênfase sobre as tarefas e não sobre as pessoas.

Freqüentemente as organizações não se modificam de forma a atender às demandas de auto-realização e autoexpressão de seus membros; mantêm-se, em geral, dentro de padrões autocráticos, ou seja,

  • A.

    as pessoas encontram um ambiente favorável à discussão dos problemas organizacionais.

  • B.

    os indivíduos tendem a ficar mais motivados para o trabalho devido à clareza dos objetivos organizacionais.

  • C.

    passa a existir significativo nível de insatisfação entre esses membros, uma vez que os limites de competência não são bem definidos.

  • D.

    os membros da organização ficam menos propensos a responder corretamente ao sistema de punições e recompensas.

  • E.

    o direito de pensar, criar e assumir responsabilidades fica centralizado nos dirigentes da organização.

A entrevista estruturada caracteriza-se, principalmente, por

  • A. ser realizada em ambiente neutro.
  • B.

    ser utilizada preferencialmente pela área de RH.

  • C.

    controlar o tempo de duração rigidamente.

  • D.

    apresentar um roteiro previamente definido.

  • E.

    oferecer a oportunidade de o entrevistado expressarse livremente.

A doença organizacional é perceptível quando se torna possível observar que

  • A.

    os funcionários dizem abertamente o que sentem.

  • B.

    nos momentos de crise, todos participam da discussão.

  • C.

    as idéias são valorizadas, embora pouco aplicadas.

  • D.

    os dirigentes enfrentam as crises.

  • E. os conflitos não são explicitados.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...