Lista completa de Questões de Psiquiatria do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A esquizofrenia é um transtorno mental sério e crônico que afeta 1% da população, sendo caracterizada por uma série de alterações psíquicas e comportamentais do sujeito, afetando significativamente o bem-estar, a saúde física e mental e a capacidade de funcionamento social.
Acerca da esquizofrenia, julgue o item a seguir.
A classificação da sintomatologia da esquizofrenia é diferenciada em: sintomas positivos (alucinações, embotamento afetivo e agitação psicomotora) e sintomas negativos (avolia, anedonia e prejuízo cognitivo).
A esquizofrenia é um transtorno mental sério e crônico que afeta 1% da população, sendo caracterizada por uma série de alterações psíquicas e comportamentais do sujeito, afetando significativamente o bem-estar, a saúde física e mental e a capacidade de funcionamento social.
Acerca da esquizofrenia, julgue o item a seguir.
No percurso de cronicidade da esquizofrenia, são frequentemente evidenciados sintomas psicóticos, incoerência de comportamento e pensamentos desorganizados.
O diagnóstico diferencial entre transtorno factício, transtorno dissociativo e transtorno de personalidade antissocial pode representar um grande desafio para a prática psiquiátrica. A base para realizá-lo está nas diferenças entre os mecanismos de produção de sinais e / ou sintomas (consciente ou inconsciente) e a motivação para tal (que também pode ser consciente ou inconsciente).
Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.
A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Política Nacional de Saúde Integral LGBT) reconhece a existência de demandas específicas dessa população em condição de vulnerabilidade.
Sobre esse assunto, não se pode afirmar:
Em 5 de junho de 2019, foi promulgada a Lei nº 13.840, que altera diversas leis anteriores e dispõe sobre o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e condições de atenção aos usuários ou dependentes de drogas, além de tratar do financiamento dessas políticas. Existem semelhanças e diferenças entre os assuntos nela tratados e aqueles abordados na Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001.
A alternativa que apresenta corretamente a comparação entre o que está disposto nas Leis nº 13.840 e nº 10.216 é:
O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um importante instrumento para prover o cuidado integral em saúde mental.
Sobre o PTS, assinale a alternativa incorreta.
A atuação em urgência e emergência psiquiátrica exige que o profissional considere a possibilidade de causa orgânica para a sintomatologia psiquiátrica apresentada por um paciente.
São características indicativas de organicidade e que demandam sua investigação, exceto:
Acerca das Conferências de Saúde, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Devem ser realizadas em todos os níveis de governo, a cada quatro anos, não havendo limite em relação ao contingente de participantes.
( ) Visam debater e avaliar a situação da saúde no país e propor intervenções e mudanças ou estabelecer diretrizes para a formulação das políticas de saúde.
( ) São convocadas pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Saúde e apresentam caráter consultivo, não possuindo poder de decisão.
( ) Devem ser constituídas por membros de diversos estratos sociais, agrupados nas categorias de usuários prestadores de serviços e trabalhadores de saúde, obedecendo ao princípio da paridade.
Assinale a sequência correta.
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que podem se manifestar de forma isolada ou coexistir, sendo mais ou menos prevalentes em diferentes fases do ciclo vital.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais manifestações de acordo com as diferentes fases da vida de um indivíduo.
Há vários critérios de normalidade e anormalidade em Medicina e Psicopatologia. A adoção desses critérios dependerá de opções filosóficas, ideológicas e pragmáticas do profissional médico e apresenta implicações clínicas, éticas e legais.
Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando critérios de normalidade utilizados na prática médica às principais críticas a eles associadas.
COLUNA I
1. Normalidade como ausência de doença
2. Normalidade ideal
3. Normalidade estatística
4. Normalidade como bem-estar
5. Normalidade operacional
COLUNA II
( ) Nem tudo o que é frequente é saudável, e nem tudo que é infrequente é patológico.
( ) Depende de critérios socioculturais e ideológicos.
( ) Baseia-se em uma definição negativa, ou seja, define-se a normalidade por aquilo que lhe falta.
( ) Aplicam-se conceitos arbitrários, com finalidades pragmáticas explícitas.
( ) Conceito criticável por ser muito vasto e impreciso.
Assinale a sequência correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...