Questões de Psiquiatria do ano 2020

Lista completa de Questões de Psiquiatria do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O termo catatimia foi cunhado por Eugen Bleuler, psiquiatra suíço mais conhecido por nomear a esquizofrenia. Considere as seguintes manifestações.


I. A atenção ser captada, dirigida ou desviada.

II. Uma memória ser mais ou menos detalhada.

III. As possíveis alterações da sensopercepção.

IV. As ideias prevalentes ou sobrevaloradas.

V. Os delírios secundários.


São exemplos de manifestações de catatimia

    A) I, II e V, apenas.

    B) I, III e IV, apenas.

    C) I, II, III, IV e V.

    D) II, III e V, apenas.

Olítio é um fármaco que possui ampla utilização na prática psiquiátrica. Após sua administração oral, é rápida e completamente absorvido pelo trato gastrointestinal. Seu pico plasmático é atingido em cerca de 1 a 2 horas após ingestão terapêutica de produtos de libertação imediata, e de 4 a 6 horas no caso das formulações de libertação sustentada. A intoxicação pelo lítio pode deixar sequelas, daí a necessidade de intervenção imediata e apropriada.


Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.

    A) Certos medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides, diuréticos e outros medicamentos para tratamento da hipertensão, podem aumentar os níveis de lítio. Assim, é necessário instruir o paciente que sempre informe a todos os seus médicos sobre o tratamento com o fármaco.

    B) Pacientes idosos são especialmente vulneráveis à toxicidade do lítio devido a uma menor taxa de filtração glomerular e menor volume de distribuição (secundário à redução da massa corporal magra e da água corporal total).

    C) Não há um antídoto específico para a intoxicação por lítio. O tratamento, portanto, consiste na administração de fluidos endovenosos, além da administração de carvão ativado oral; também podem ser indicados descontaminação gastrintestinal e hemodiálise.

    D) Otratamentodeverásebasearnasmanifestações clínicas, e não somente nos níveis séricos do fármaco, uma vez que há lenta penetração do lítio no sistema nervoso central, fazendo com que, muitas vezes, a litemia não se correlacione com a gravidade dos sinais apresentados.

Sobre a virada maníaca, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Todas as classes de antidepressivos podem provocar virada maníaca quando usados para tratar um episódio depressivo em pacientes com transtorno bipolar. Existem referências, ainda, de que risperidona, buspirona e lamotrigina possam provocar viradas maníacas.

    B) Sinais como insônia e irritabilidade excessiva em paciente bipolar utilizando antidepressivo levantam a hipótese de virada maníaca.

    C) No tratamento da depressão bipolar, optar pela otimização dos estabilizadores e pelo uso da quetiapina, que se mostrou eficaz no tratamento agudo de sintomas depressivos e ansiosos no transtorno bipolar.

    D) Os antidepressivos que parecem apresentar menor risco de virada maníaca são a bupropiona, os IMAO e a paroxetina, entre os ISRS.

Sobre as alterações neuropsiquiátricas devido à infecção pelo HIV, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O transtorno neurocognitivo devido à infecção por HIV apresentou um declínio significativo com a chegada da terapia antirretroviral combinada.

    B) As alterações neurocogniticas costumam ter um padrão subcortical com função executiva prejudicada, desaceleração da velocidade de processamento, tarefas de atenção mais exigentes e dificuldade de aprender novas informações, mas com menos problemas para recordar informações aprendidas.

    C) Estima-se que cerca de 25% dos indivíduos com HIV terão sinais e sintomas leves de disfunção cognitiva.

    D) Na avaliação de diagnóstico diferencial frente ao um quadro demencial, um estado neurocognitivo estável, oscilante (sem progressão) ou em melhora favoreceria uma etiologia do HIV.

Sobre os Transtornos Neurocognitivos (TNCs) descritos no DSM-V, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O déficit clínico primário desses transtornos está na função cognitiva, sendo que ocorre um declínio a partir de um nível de funcionamento prévio.

    B) No TNC, devido à lesão cerebral traumática, pode haver perturbação emocional (irritabilidade, ansiedade, oscilação afetiva), mudanças de personalidade (desinibição, apatia), perturbações físicas (cefaleia, tontura e maior tolerância aos medicamentos psicotrópicos) e sinais e sintomas neurológicos

    C) O delirium costuma estar associado à perturbação no sono-vigília e até 40% dos indivíduos com essa condição morrem dentro de um ano após o diagnóstico.

    D) Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Doença do príon e Infecção por HIV são entidades etiológicas subjacentes ao diagnóstico tanto de Transtorno Neurocognitivo Maior quanto de Transtorno Neurocognitivo Leve.

Sobre o Transtorno de Insônia, segundo o DSM-V, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Os sintomas do critério A são dificuldade para iniciar o sono, dificuldade para manter o sono e despertar antes do horário habitual com incapacidade de retornar ao sono.

    B) Faz parte dos critérios diagnósticos uma frequência mínima das dificuldades relacionadas ao sono de três noites por semana durante pelo menos três meses.

    C) O Transtorno de Insônia pode coexistir durante o curso de outro transtorno mental ou condição médica.

    D) A dificuldade em conciliar o sono na hora de dormir é o sintoma mais comum de insônia, seguida pela dificuldade em manter o sono, enquanto a combinação dos dois sintomas é a apresentação geral mais comum.

Sobre os tratamentos de potencialização na depressão resistente, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A resposta com potencialização de lítio ocorre geralmente em doses baixas (600-1200 mg/d) com nível sérico menor (0,5-0,8 mEq/L).

    B) São preditores de boa resposta à potencialização com lítio: retardo psicomotor, baixos níveis séricos de cortisol, anorexia e perda de peso.

    C) O metilfenidato pode ser usado na potencialização dos antidepressivos uma vez que, por ser um estimulante, auxilia contra a anergia e o retardo psicomotor. Contudo, deve-se estar atento ao seu potencial risco de redução dos níveis séricos dos antidepressivos tricíclicos.

    D) A potencialização com T3 parece ser tão efetiva quanto a com lítio e com melhor tolerabilidade.

Sobre o tratamento psicofarmacológico dos Transtornos de Ansiedade, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) No tratamento do TEPT, em geral, são necessárias doses equivalentes maiores de sertralina do que de paroxetina para atingir efeitos máximos.

    B) No TAS, o tratamento padrão é a velafaxina e os ISRSs, dentre os últimos, como primeira escolha, a fluoxetina.

    C) Bupropiona não parece ter efeitos antipânico e pode ser ansiogênica

    D) Considera-se tratamento de primeira linha para o TAG os ISRSs, os IRSNs e a pregabalina.

Sobre a Esquizofrenia e o tratamento com medicações antipsicóticas, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A taxa de resposta dos antipsicóticos é de cerca de 70%.

    B) As evidências apontam que os antipsicóticos são igualmente eficazes em doses equivalentes. Assim, qualquer antipsicótico pode ser a primeira escolha para o tratamento da fase aguda, até mesmo a clozapina.

    C) Para o manejo do efeito colateral de acatisia com o uso de antipsicóticos, recomenda-se inicialmente o uso de biperideno.

    D) Os antipsicóticos de alta potência são preferíveis na gestação e para pacientes com convulsões.

Sobre a Síndrome Neuroléptica Maligna, assinale a alternativa correta.

    A) É uma reação idiossincrática incomum, mas extremamente grave e exclusiva ao uso de antipsicóticos, em especial os típicos de alta potência.

    B) Exames laboratoriais evidenciando dano muscular (aumento de transaminases, desidrogenase láctica, CPK) são necessários para o diagnóstico.

    C) Caracteriza-se pela tétrade clássica: clônus espontâneo, febre, instabilidade autonômica e alteração do estado mental.

    D) O tratamento se baseia na manutenção das funções vitais. Pode-se usar medicações como dantrolene IV, bromocriptina e amantadina. A ECT também tem sido descrita como uma possibilidade terapêutica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...