Questões de Química do ano 2008

Lista completa de Questões de Química do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta.

  • A.

    No etino, os carbonos são híbridos sp e a geometria da molécula é linear.

  • B.

    Considerando o pH da chuva, em local poluído ou não, é correto lançar no solo os reagentes apresentados nas equações I e III, assim como o CaO da equação II, para a correção de um pH básico.

  • C.

    Mais eficiente que o acetileno para acelerar o amadurecimento das frutas é o H 3 C–CH 3 .

  • D.

    Considerando a temperatura que o maçarico de acetileno atinge, para dar início à reação não é necessário fornecer energia de ativação.

Sabendo que a entalpia de formação do CaO (s) é igual a -635,5 kJ/mol e a do CO 2 (g) é -394 kJ/mol, é correto afirmar que a entalpia de formação do CaCO 3 (s) é igual a

  • A.

    –1.207 kJ/mol.

  • B.

    –418 kJ/mol.

  • C.

    +177,5 kJ/mol.

  • D.

    +241,5 kJ/mol.

O conhecimento científico

I é sincrético, permissivo e possui contradições.

II é abstrato.

III apresenta uma terminologia própria.

IV implica significado à luz de determinada cultura e convenções sociais.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • A.

    Quando a chama se extingue, ocorre um abaixamento da temperatura e o ar no interior do copo se contrai fortemente, o que provoca a entrada de água no copo.

  • B.

    O oxigênio do ar é consumido, aumentando a pressão dentro do copo e, conseqüentemente, forçando a entrada de água para o interior do mesmo.

  • C.

    O produto da combustão, por ser gasoso, ocupa menor espaço que a vela sólida e a água substitui o espaço liberado pela vela consumida.

  • D.

    A experiência contraria a Lei de Lavoisier, pois nas reações de combustão não há conservação de massa.

Assinale a opção que não contém um aspecto que deve ser enfatizado no ensino de ciências na abordagem CTS.

  • A.

    Ciência como um processo sócio-histórico em construção, que apresenta potencialidades e limitações.

  • B.

    Organização da matéria em temas tecnológicos e sociais.

  • C.

    Envolvimento com problemas verdadeiros no seu contexto real.

  • D.

    Investigação, observação, experimentação, coleta de dados e descoberta como método científico.

Julgue os itens a seguir, relativos às habilidades que se pretende desenvolver nos alunos com uma proposta de ensino de ciências na abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade).

 I Entender a ciência como forma de conhecimento verdadeiro, que possibilita resolver os diferentes problemas da atualidade.

II Compreender de forma integrada o mundo natural, o mundo construído pelo homem e o mundo social do dia-a-dia.

III Participar democraticamente na sociedade por meio da expressão de suas opiniões.

IV Compreender a tecnologia como uma aplicação das diferentes formas de conhecimento para atender as necessidades atuais.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Julgue os itens subseqüentes, relativos à alquimia e à química.

I Os alquimistas se empenharam na busca da cura de todos os males, procurando obter um elixir que proporcionasse um equilíbrio perfeito entre o ser humano e o universo.

II Para o pensamento alquímico, os minerais deixados em repouso, em suas matrizes tectônicas, na Mãe Terra, como embriões metálicos, acabariam tornando-se ouro após centenas de milhares de séculos. Caberia ao alquimista acelerar tal transformação.

III O pensamento alquímico dissipou-se com a ciência moderna, nada deixando à química de seu ideário.

IV Diversos processos e técnicas de manipulação da matéria, equipamentos e nomenclaturas foram herdados da alquimia pela ciência química.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Como ponto de partida para o desenvolvimento de conteúdos e para a compreensão da química no ensino médio, destaca-se o conceito de substância química, base do pensamento químico moderno. Acerca desse conceito, julgue os itens seguintes.

I Toda substância química, independentemente de sua origem ou de sua forma de obtenção, apresenta um conjunto de propriedades específicas e bem definidas.

II A obtenção de uma substância como, por exemplo, o ferro, a partir de um minério como a hematita (Fe 2 O 3 ), ocorre por meio de uma transformação química.

III A molécula é a menor parte da substância que mantém os mesmos atributos desta, como o ponto de ebulição, o ponto de fusão e a densidade.

IV A substância cloreto de hidrogênio gasoso é classificada como ácida.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

  • A.

    tubo 1: vermelho; tubo 2: amarelo

  • B.

    tubos 1 e 2: ambos amarelos

  • C.

    tubo 1: vermelho; tubo 2: azul

  • D.

    tubo 1: amarelo; tubo 2: azul

O cloreto de sódio é matéria-prima para a obtenção de cloro gasoso. A seqüência de equações não-balanceadas, a seguir, indicam as reações de obtenção desse gás a partir de salmoura (solução concentrada de NaC em água).

Com relação a esse processo, assinale a opção correta.

  • A.

    Nesse processo, o íon cloreto é oxidado.

  • B.

    Todas as espécies de cátions existentes no meio eletrolítico são reduzidas.

  • C.

    A eletrólise é capaz de gerar corrente elétrica a partir das reações químicas que se desenvolvem nesse processo.

  • D.

    A representação global do processo acima é a seguinte.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...