Lista completa de Questões de Química do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta.
No etino, os carbonos são híbridos sp e a geometria da molécula é linear.
Considerando o pH da chuva, em local poluído ou não, é correto lançar no solo os reagentes apresentados nas equações I e III, assim como o CaO da equação II, para a correção de um pH básico.
Mais eficiente que o acetileno para acelerar o amadurecimento das frutas é o H 3 C–CH 3 .
Considerando a temperatura que o maçarico de acetileno atinge, para dar início à reação não é necessário fornecer energia de ativação.
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Sabendo que a entalpia de formação do CaO (s) é igual a -635,5 kJ/mol e a do CO 2 (g) é -394 kJ/mol, é correto afirmar que a entalpia de formação do CaCO 3 (s) é igual a
–1.207 kJ/mol.
–418 kJ/mol.
+177,5 kJ/mol.
+241,5 kJ/mol.
O conhecimento científico
I é sincrético, permissivo e possui contradições.
II é abstrato.
III apresenta uma terminologia própria.
IV implica significado à luz de determinada cultura e convenções sociais.
Estão certos apenas os itens
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quando a chama se extingue, ocorre um abaixamento da temperatura e o ar no interior do copo se contrai fortemente, o que provoca a entrada de água no copo.
O oxigênio do ar é consumido, aumentando a pressão dentro do copo e, conseqüentemente, forçando a entrada de água para o interior do mesmo.
O produto da combustão, por ser gasoso, ocupa menor espaço que a vela sólida e a água substitui o espaço liberado pela vela consumida.
A experiência contraria a Lei de Lavoisier, pois nas reações de combustão não há conservação de massa.
Assinale a opção que não contém um aspecto que deve ser enfatizado no ensino de ciências na abordagem CTS.
Ciência como um processo sócio-histórico em construção, que apresenta potencialidades e limitações.
Organização da matéria em temas tecnológicos e sociais.
Envolvimento com problemas verdadeiros no seu contexto real.
Investigação, observação, experimentação, coleta de dados e descoberta como método científico.
Julgue os itens a seguir, relativos às habilidades que se pretende desenvolver nos alunos com uma proposta de ensino de ciências na abordagem CTS (ciência, tecnologia e sociedade).
I Entender a ciência como forma de conhecimento verdadeiro, que possibilita resolver os diferentes problemas da atualidade.
II Compreender de forma integrada o mundo natural, o mundo construído pelo homem e o mundo social do dia-a-dia.
III Participar democraticamente na sociedade por meio da expressão de suas opiniões.
IV Compreender a tecnologia como uma aplicação das diferentes formas de conhecimento para atender as necessidades atuais.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Química - Práticas Laboratoriais em química - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos à alquimia e à química.
I Os alquimistas se empenharam na busca da cura de todos os males, procurando obter um elixir que proporcionasse um equilíbrio perfeito entre o ser humano e o universo.
II Para o pensamento alquímico, os minerais deixados em repouso, em suas matrizes tectônicas, na Mãe Terra, como embriões metálicos, acabariam tornando-se ouro após centenas de milhares de séculos. Caberia ao alquimista acelerar tal transformação.
III O pensamento alquímico dissipou-se com a ciência moderna, nada deixando à química de seu ideário.
IV Diversos processos e técnicas de manipulação da matéria, equipamentos e nomenclaturas foram herdados da alquimia pela ciência química.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Como ponto de partida para o desenvolvimento de conteúdos e para a compreensão da química no ensino médio, destaca-se o conceito de substância química, base do pensamento químico moderno. Acerca desse conceito, julgue os itens seguintes.
I Toda substância química, independentemente de sua origem ou de sua forma de obtenção, apresenta um conjunto de propriedades específicas e bem definidas.
II A obtenção de uma substância como, por exemplo, o ferro, a partir de um minério como a hematita (Fe 2 O 3 ), ocorre por meio de uma transformação química.
III A molécula é a menor parte da substância que mantém os mesmos atributos desta, como o ponto de ebulição, o ponto de fusão e a densidade.
IV A substância cloreto de hidrogênio gasoso é classificada como ácida.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
tubo 1: vermelho; tubo 2: amarelo
tubos 1 e 2: ambos amarelos
tubo 1: vermelho; tubo 2: azul
tubo 1: amarelo; tubo 2: azul
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O cloreto de sódio é matéria-prima para a obtenção de cloro gasoso. A seqüência de equações não-balanceadas, a seguir, indicam as reações de obtenção desse gás a partir de salmoura (solução concentrada de NaC em água).
Com relação a esse processo, assinale a opção correta.
Nesse processo, o íon cloreto é oxidado.
Todas as espécies de cátions existentes no meio eletrolítico são reduzidas.
A eletrólise é capaz de gerar corrente elétrica a partir das reações químicas que se desenvolvem nesse processo.
A representação global do processo acima é a seguinte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...