Lista completa de Questões de Química do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de colunas de pratos, analise as afirmações a seguir.
I - O gotejamento sempre ocorre quando a velocidade do vapor, através dos orifícios do prato, for muito menor que a velocidade de vapor operacional.
II - O gotejamento aumenta o tempo de contato da fase líquida no prato, diminuindo a carga líquida no prato inferior.
III - O arraste de líquido pelo vapor, quando excessivo, aumenta a eficiência do prato.
IV - O arraste excessivo de líquido pelo vapor diminui a perda de carga.
V - A altura total de líquido no downcomer ou calha descendente é resultante de todas as perdas de carga que o vapor e o líquido devem vencer em cada prato.
Está correto APENAS o que se afirma em
I e III.
I e V.
II e III.
II, III e IV.
III, IV e V.
Uma corrente aquosa com 10% molar de tricloroetileno deve ser purificada em uma coluna de esgotamento recheada com anéis Pall de 0,0254 m, usando o ar como solvente a 293 K e 101.325 Pa. Para obedecer às normas ambientais, o produto líquido deve conter, no máximo, 0,1% molar de tricloroetileno. A relação de equilíbrio para este sistema nas condições de operação da coluna é y = 0,65 x. Considerando-se as frações molares:
xi: do soluto na interface;
x*: de uma fase líquida em equilíbrio com uma fase gasosa de composição igual à composição do seio da fase gasosa;
xe: da carga da coluna de esgotamento;
xs: do produto líquido; e
x: da fase que cruza com uma fase vapor de fração y,
o número de unidades de transferência globais do líquido para esta separação é dado por
O estudo de transferência de calor em fluidos que escoam pelo interior de tubulações depende da região da tubulação em análise; ou seja, se está na região de entrada ou na região de regime de escoamento plenamente desenvolvido, do ponto de vista fluidodinâmico. Com base nesse contexto, conclui-se que a(o)
formação de uma camada limite próxima à parede do tubo existe apenas na região de entrada do tubo.
transferência de calor é mais intensa na região de regime completamente desenvolvido, no caso de regime laminar.
camada limite é formada em toda a região de escoamento do fluido ao longo do tubo, mas sua espessura vai tendendo a zero na saída do tubo.
coeficiente de transferência de calor tende a infinito na região de entrada, quando o regime de escoamento é laminar, segundo resultados dos estudos de Graetz.
comprimento de entrada hidrodinâmico é independente do número de Reynolds na região de entrada para escoamento laminar.
1,0
1,5
1,6
1,8
2,0
12.000
14.400
24.000
25.200
28.800
Considerando todas as hipóteses do método de McCabe-Thiele, a vazão da fase líquida e da fase vapor na seção intermediária, em mol/s, são, respectivamente,
130 e 250
250 e 130
260 e 390
320 e 250
390 e 260
De acordo com os dados da coluna acima, a vazão do produto de fundo, em mol/s, e a fração molar do benzeno nesta corrente são, respectivamente,
130 e 0,08
130 e 0,10
170 e 0,01
170 e 0,03
170 e 0,08
0,020
0,026
0,038
0,062
0,120
Quanto à polarização por concentração ocorrendo em uma filtração tangencial com uma membrana que emprega gradiente de pressão como força motriz, analise as afirmativas a seguir.
I - Ocorre a formação de um gradiente de concentração entre a membrana e o seio da solução, acarretando um transporte difusivo das espécies dissolvidas, no sentido contrário ao fluxo permeado através da membrana.
II - Forma-se uma camada secundária sobre a superfície da membrana, que aumenta o fluxo permeado quando comparado com o fluxo obtido ao se filtrar o solvente puro.
III - O fluxo de permeado passa a ser controlado pela diferença de potencial elétrico gerada pela polarização.
IV - Forma-se uma camada secundária sobre a superfície da membrana, com alta concentração de solutos, que atua como uma membrana dinâmica capaz de reter moléculas de peso molecular inferior ao de corte.
Está correto APENAS o que se afirma em
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
A osmose inversa, também conhecida como osmose reversa, é empregada em plataformas de perfuração ou de explotação de petróleo para a obtenção de água potável a partir da água do mar. O seu princípio de separação é por
tamanho.
elutriação.
sorção/difusão.
diferença de carga elétrica.
campo centrífugo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...