Lista completa de Questões de Química do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que um hidrociclone está sendo empregado, em uma plataforma de perfuração, na separação de cascalhos da lama de perfuração. A eficiência global de separação desse hidrociclone pode ser definida como a massa de cascalhos recuperada, por unidade de tempo, na saída de suspensão concentrada, dividida pela massa de cascalhos alimentada ao hidrociclone, por unidade de tempo. Dentre os fatores listados abaixo, analise os que contribuem para aumentar a eficiência global de separação.
I - Aumento na vazão alimentada ao hidrociclone.
II - Aumento da queda de pressão de operação.
III - Aumento da concentração de cascalhos na suspensão alimentada ao hidrociclone.
IV - Aumento na viscosidade da suspensão alimentada ao hidrociclone.
São corretos APENAS os fatores
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
Flotação é a operação unitária que emprega bolhas de gases na separação de partículas em suspensão em dado líquido. Nessa operação, a eficiência de separação das partículas NÃO é afetada pelo(a)
ângulo de contato bolha-gás medido no meio líquido.
tamanho das partículas e das bolhas de gás.
dureza do sólido que constitui as partículas.
tensão interfacial gás-líquido.
densidade das partículas.
Em relação à filtração em superfície, com queda de pressão constante e formação de torta compressível, analise as afirmativas a seguir.
I - A filtração ocorre no regime permanente.
II - A vazão cresce continuamente durante a filtração.
III - É possível eliminar-se a colmatação da torta com a adição de um auxiliar de filtração à suspensão a ser filtrada.
IV - Nas filtrações que requerem auxiliar de filtração, o auxiliar mais comumente empregado é a terra diatomácea, também conhecida como diatomita ou Kieselguhr.
São corretas APENAS as afirmativas
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
Considere (Cp) e (Cv) como as capacidades caloríficas molares, de um gás ideal, a pressão constante e volume constante, respectivamente, e (γ) como a razão entre estas capacidades caloríficas (γ = Cp/Cv). A equação que relaciona a pressão e o volume de um gás ideal em um processo adiabático reversível, quando estas capacidades caloríficas são constantes, é dada por
Considerando (U) como energia interna, (H) como entalpia, (Q) como calor, (W) como trabalho e (We) como trabalho de eixo, a equação que expressa a primeira lei da termodinâmica para um processo com escoamento, em estado estacionário, entre uma única entrada e uma única saída, em que as variações de energia cinética e potencial são desprezíveis, é
Um mol de um fluido homogêneo, com composição constante, confinado em um cilindro equipado com um êmbolo sem atrito, sofre uma compressão reversível, de um estado inicial (1) a um estado final (2). Sabendo- se que H U + PV e G H − TS, em que:
H = entalpia molar;
G = energia livre de Gibbs molar;
S = entropia molar;
P = pressão;
T = temperatura;
V = volume molar,
para este processo de compressão, conclui-se que
dH = TdS − VdP
dH = TdS − PdV
dH = −PdV + SdT
dG = −PdV − SdT
dG = VdP − SdT
Um compressor trabalhando adiabaticamente e com uma eficiência de 80%, comprime vapor saturado de 100 kPa a 300 kPa e necessita de 650 kJ para comprimir 10 kg deste vapor. Se a compressão for conduzida agora de forma adiabática e isentrópica, o trabalho necessário para comprimir a mesma quantidade de vapor saturado, em kJ, é de
520,0
550,0
812,5
1.100,0
1.625,0
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...