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Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Durante uma aula prática, um aluno deixou cair 25 mL de solução de H2SO4, na concentração de 2 mol/L, sobre a bancada do laboratório de química.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Na situação em consideração, caso o ácido seja neutralizado parcialmente, será formado um sal ácido cuja nomenclatura será igual à daquele resultante da reação de neutralização total.Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Durante uma aula prática, um aluno deixou cair 25 mL de solução de H2SO4, na concentração de 2 mol/L, sobre a bancada do laboratório de química.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Uma solução básica poderia ser utilizada sobre a solução ácida derramada, de modo a se formar, como produtos da reação de neutralização, sal e água.Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No laboratório de uma escola, os estudantes deveriam preparar uma mistura homogênea com nove partes, em volume, do solvente hexano e uma parte, em volume, do solvente acetato de etila, de forma que as dez partes correspondessem a 1 L. Essa mistura deveria ser empregada no preparo de uma mistura heterogênea com 70 g de sílica que seria introduzida em uma coluna de vidro para que, posteriormente, pudesse ser realizada a separação dos componentes de uma amostra por cromatografia em coluna.
Um dos estudantes, de forma inadvertida, inverteu os volumes de hexano e acetato de etila e acabou por preparar, após a adição da sílica, uma mistura homogênea.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens de 57 a 62.
As quantidades que o estudante utilizou erroneamente foram 900 mL de acetato de etila e 100 mL de hexano.Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No laboratório de uma escola, os estudantes deveriam preparar uma mistura homogênea com nove partes, em volume, do solvente hexano e uma parte, em volume, do solvente acetato de etila, de forma que as dez partes correspondessem a 1 L. Essa mistura deveria ser empregada no preparo de uma mistura heterogênea com 70 g de sílica que seria introduzida em uma coluna de vidro para que, posteriormente, pudesse ser realizada a separação dos componentes de uma amostra por cromatografia em coluna.
Um dos estudantes, de forma inadvertida, inverteu os volumes de hexano e acetato de etila e acabou por preparar, após a adição da sílica, uma mistura homogênea.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens de 57 a 62.
A mistura heterogênea preparada erroneamente pelo estudante é uma solução.Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
No laboratório de uma escola, os estudantes deveriam preparar uma mistura homogênea com nove partes, em volume, do solvente hexano e uma parte, em volume, do solvente acetato de etila, de forma que as dez partes correspondessem a 1 L. Essa mistura deveria ser empregada no preparo de uma mistura heterogênea com 70 g de sílica que seria introduzida em uma coluna de vidro para que, posteriormente, pudesse ser realizada a separação dos componentes de uma amostra por cromatografia em coluna.
Um dos estudantes, de forma inadvertida, inverteu os volumes de hexano e acetato de etila e acabou por preparar, após a adição da sílica, uma mistura homogênea.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens de 57 a 62.
A mistura homogênea que deveria ter sido preparada pode ser corretamente classificada como uma suspensão.Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Comissão Técnica Concursos - UNIMONTES (COTEC) - 2015
O trióxido de dinitrogênio decompõe-se conforme a equação:
Sobre essa decomposição, é CORRETO afirmar:
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Comissão Técnica Concursos - UNIMONTES (COTEC) - 2015
A química cerebral leva ao uso compulsivo de drogas e perda de controle emocional. Essa situação cria dependência e problemas sociais para os seus usuários. Sobre a dependência e a fisiopatologia das drogas, é INCORRETO afirmar:
Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Um técnico de um laboratório de bioquímica recebeu instruções para preparar 100 mL de solução-tampão acetato 100 mmol/L, com pH 4,75 a 25 oC. Nas instruções constava que, após o preparo, parte dessa solução deveria ser pipetada em noventa e seis poços de uma placa, de forma que cada poço deveria conter vinte microlitros da solução. Os materiais e reagentes, as soluções e os equipamentos disponibilizados para a realização do preparo foram os seguintes:
< materiais: vidrarias e recipientes plásticos comuns em laboratórios;
< soluto: acetato de sódio em pó;
< soluções: ácido acético 1 mol/L; hidróxido de sódio 0,1 mol/L; ácido clorídrico 0,1 mol/L;
< equipamentos: micropipetadores de diversos volumes; pHmetro; agitador magnético; e estufa.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
Ao final do preparo dessa solução, espera-se encontrar concentrações iguais do íon acetato e de ácido acético.Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Um técnico de um laboratório de bioquímica recebeu instruções para preparar 100 mL de solução-tampão acetato 100 mmol/L, com pH 4,75 a 25 oC. Nas instruções constava que, após o preparo, parte dessa solução deveria ser pipetada em noventa e seis poços de uma placa, de forma que cada poço deveria conter vinte microlitros da solução. Os materiais e reagentes, as soluções e os equipamentos disponibilizados para a realização do preparo foram os seguintes:
< materiais: vidrarias e recipientes plásticos comuns em laboratórios;
< soluto: acetato de sódio em pó;
< soluções: ácido acético 1 mol/L; hidróxido de sódio 0,1 mol/L; ácido clorídrico 0,1 mol/L;
< equipamentos: micropipetadores de diversos volumes; pHmetro; agitador magnético; e estufa.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
Para o preparo da solução em questão, devem ser adicionadas quantidades molares iguais das soluções de NaOH, HCR e acetato de sódio.Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Um técnico de um laboratório de bioquímica recebeu instruções para preparar 100 mL de solução-tampão acetato 100 mmol/L, com pH 4,75 a 25 oC. Nas instruções constava que, após o preparo, parte dessa solução deveria ser pipetada em noventa e seis poços de uma placa, de forma que cada poço deveria conter vinte microlitros da solução. Os materiais e reagentes, as soluções e os equipamentos disponibilizados para a realização do preparo foram os seguintes:
< materiais: vidrarias e recipientes plásticos comuns em laboratórios;
< soluto: acetato de sódio em pó;
< soluções: ácido acético 1 mol/L; hidróxido de sódio 0,1 mol/L; ácido clorídrico 0,1 mol/L;
< equipamentos: micropipetadores de diversos volumes; pHmetro; agitador magnético; e estufa.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
Caso o acetato de sódio em pó seja usado no preparo da referida solução, esse sal deverá ser submetido a tratamento no equipamento de ultrassom antes de ser adicionado à solução.{TITLE}
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