Lista completa de Questões de Raciocínio lógico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
De acordo com o primeiro lema de Kaplansky, a quantidade de subconjuntos de {1, 2, 3,..., n} com p elementos, em que não há números consecutivos, é dada pela fórmula abaixo.
Uma das aplicações desse lema é a contagem do número de maneiras de se sentar 4 meninas e 6 meninos em uma fila de 10 cadeiras, de modo que 2 meninas não fiquem em posições adjacentes. A estratégia para se realizar essa contagem compreende quatro passos. Em primeiro lugar, deve-se contar o número de maneiras de se escolher 4 cadeiras sem que haja cadeiras consecutivas; esse procedimento deve ser feito utilizando-se o lema de Kaplansky. Em seguida, deve-se contar o número de maneiras de organizar as meninas nessas cadeiras. O próximo passo consiste em contar o número de maneiras de se distribuir os meninos nas cadeiras restantes. Por fim, deve-se usar o princípio multiplicativo.
Com base nessas informações, julgue os itens subsecutivos.
A partir dos dados acima, é correto concluir que o número de maneiras de se organizar as 4 meninas nas 4 cadeiras escolhidas é igual a 16.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
De acordo com o primeiro lema de Kaplansky, a quantidade de subconjuntos de {1, 2, 3,..., n} com p elementos, em que não há números consecutivos, é dada pela fórmula abaixo.
Uma das aplicações desse lema é a contagem do número de maneiras de se sentar 4 meninas e 6 meninos em uma fila de 10 cadeiras, de modo que 2 meninas não fiquem em posições adjacentes. A estratégia para se realizar essa contagem compreende quatro passos. Em primeiro lugar, deve-se contar o número de maneiras de se escolher 4 cadeiras sem que haja cadeiras consecutivas; esse procedimento deve ser feito utilizando-se o lema de Kaplansky. Em seguida, deve-se contar o número de maneiras de organizar as meninas nessas cadeiras. O próximo passo consiste em contar o número de maneiras de se distribuir os meninos nas cadeiras restantes. Por fim, deve-se usar o princípio multiplicativo.
Com base nessas informações, julgue os itens subsecutivos.
Em face dos dados apresentados, é correto afirmar que o número de maneiras de se escolher as 4 cadeiras entre as 10 disponíveis sem que haja cadeiras consecutivas é superior a 40.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
De acordo com o primeiro lema de Kaplansky, a quantidade de subconjuntos de {1, 2, 3,..., n} com p elementos, em que não há números consecutivos, é dada pela fórmula abaixo.
Uma das aplicações desse lema é a contagem do número de maneiras de se sentar 4 meninas e 6 meninos em uma fila de 10 cadeiras, de modo que 2 meninas não fiquem em posições adjacentes. A estratégia para se realizar essa contagem compreende quatro passos. Em primeiro lugar, deve-se contar o número de maneiras de se escolher 4 cadeiras sem que haja cadeiras consecutivas; esse procedimento deve ser feito utilizando-se o lema de Kaplansky. Em seguida, deve-se contar o número de maneiras de organizar as meninas nessas cadeiras. O próximo passo consiste em contar o número de maneiras de se distribuir os meninos nas cadeiras restantes. Por fim, deve-se usar o princípio multiplicativo.
Com base nessas informações, julgue os itens subsecutivos.
Diante dos dados acima, é correto afirmar que o número de maneiras de se sentar 4 meninas e 6 meninos em uma fila de 10 cadeiras, de modo que não fiquem 2 meninas em posições adjacentes, é superior a 600.000.
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em uma instituição de ensino, o critério para aprovação dos estudantes determina que a nota final deva ser igual ou superior a 6 e que a quantidade de faltas não exceda a 25% da quantidade de dias de aulas.
Tendo como base as informações acima e as proposições P: A nota final do estudante foi igual ou superior a 6.; Q: A quantidade de faltas do estudante não excedeu a 25% da quantidade de dias de aulas.; e R: O estudante foi aprovado., julgue os itens a seguir, a respeito de lógica sentencial.
Célia e Melissa são candidatas ao cargo de presidente de uma empresa. A escolha será decidida na assembleia de acionistas e cada acionista poderá votar nas duas candidatas, em apenas uma ou em nenhuma delas. Uma pesquisa entre os 100 acionistas da empresa revelou a seguinte tendência:
Nesse caso, escolhendo-se um acionista ao acaso, a probabilidade de ele votar
nas duas candidatas é igual a 0,2.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A quantidade de caracteres braille distintos que podem ser formados pelo aumento do relevo de apenas dois pontos em uma tecla é igual a 30.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Uma escola promove, anualmente, um projeto para incentivar a participação de seus alunos nos processos eleitorais. A cada ano, são escolhidos 5 professores, que orientarão um grupo de 100 alunos em várias atividades. No início deste ano de 2011, a escola conta com 35 professores, dos quais 15 já participaram do projeto em anos anteriores; dos 800 alunos matriculados, 300 já participaram do projeto em outras oportunidades e 600 já são eleitores.
Com base na situação apresentada acima, julgue os itens a seguir.
Se, em 2011, a equipe dos orientadores será formada apenas por professores que ainda não participaram do projeto, então a quantidade de maneiras distintas de se formar a equipe de professores orientadores é superior a 15.500.
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Se for escolhida ao acaso uma das vítimas indicadas na pesquisa, a probabilidade de que ela seja ou do sexo feminino ou um menino será inferior a 80%.
Na casa de Pedro, se não falta água de dia, também não falta luz à noite e se o portão fica fechado de dia, a janela da sala fica aberta à noite. Ontem à noite faltou luz e a janela ficou aberta. Logo, ontem, durante o dia
não faltou água e o portão ficou fechado.
faltou água e o portão ficou aberto.
faltou água e o portão ficou fechado.
não faltou água e o portão ficou aberto.
ou não faltou água ou o portão ficou aberto.
Raciocínio lógico - Proposição/Argumento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Caso o nome de determinado professor não esteja na grade horária, será correto inferir que esse professor está em coordenação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...