Lista completa de Questões de Raciocínio lógico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Raciocínio lógico - Espaço Amostral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2010
Após ser realizada uma pesquisa em um bairro sobre os animais de estimação existentes nas 380 residências verificou-se que: em 135 delas existem pelo menos um cachorro, em 103 existem pelo menos um gato e que em 75 existem pelo menos um cachorro e um gato. Pode-se concluir que o número de residências que NÃO possuem nem cachorro nem gato é igual a:
203
254
217
243
Na figura abaixo, as letras do alfabeto foram dispostas na forma de um triângulo, obedecendo a determinado critério.
Considerando que nessa figura não foram usadas as letras K, W e Y, então, segundo tal critério, a letra que substituiria corretamente o ponto de interrogação é
P
Q
R
S
T
Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) - 2010
Raciocínio lógico - Espaço Amostral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2010
21
27
23
25
29
Observe que na sentença abaixo há duas palavras sublinhadas e dois espaços em branco.
Cachorro está para . . . . . assim como pernilongo está para . . . . . . Preenchidos corretamente os espaços, a primeira palavra deve ter com a segunda a mesma relação que a terceira tem com a quarta.
Nessas condições, as respectivas palavras que devem ocupar as lacunas são:
cadela − pernalonga
pelo − garra
mordida − ferrolhada
latido − zumbido
raiva − picada
Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) - 2010
As letras que aparecem no quadriculado abaixo devem ser substituídas por números a fim de que, em cada uma das linhas, colunas e diagonais, a soma dos três números seja a mesma.
19
18
17
16
15
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Considerando-se verdadeira a proposição composta "Se x é par, então y é positivo", conclui-se que
se x é ímpar, então y é negativo.
se x é ímpar, então y não é positivo.
se y é positivo, então x é par.
se y é negativo, então x é par.
se y é nulo, então x é ímpar.
Raciocínio lógico - Correlacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Durante blitz de rotina, um agente de trânsito notou um veículo que havia parado a distância, no qual o condutor trocou de lugar com um dos passageiros. Diante dessa situação, o agente resolveu parar o veículo para inspeção. Ao observar o interior do veículo e constatar que havia uma lata de cerveja no console, indagou aos quatro ocupantes sobre quem teria bebido a cerveja e obteve as seguintes respostas:
Não fui eu, disse Ricardo, o motorista.
Foi o Lucas, disse Marcelo.
Foi o Rafael, disse Lucas.
Marcelo está mentindo, disse Rafael.
Considerando a situação hipotética acima, bem como o fato de que apenas um dos ocupantes do veículo bebeu a cerveja, julgue os itens subsequentes.
Em face dessa situação, é correto afirmar que Marcelo e Rafael mentiram.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Uma rede bancária, denominada Banco X, é formada por inúmeras agências. As contas-correntes de seus clientes são identificadas pelos números da agência e conta. O número da agência é composto de quatro dígitos, que são algarismos escolhidos entre 0 e 9, seguidos por um dígito verificador; o número da conta é composto de seis dígitos, também escolhidos entre os algarismos de 0 a 9, mais um dígito verificador. Em ambos os casos, o dígito verificador é computado a partir dos demais dígitos. Contas-correntes em agências distintas, mesmo com igual número de conta, são contas-correntes diferentes.
O dígito verificador do número da agência é determinado da seguinte forma: multiplica-se cada um dos dígitos desse número, da esquerda para a direita, por 5, 4, 3 e 2, respectivamente; somam-se esses produtos; divide-se essa soma por 11 e separa-se o resto r dessa divisão. O dígito verificador é obtido subtraindo-se de 11 esse resto, da seguinte forma: se esse valor for maior que 10, considera-se Y como sendo o dígito verificador; se for 10, o dígito verificador será igual a 0; em qualquer outro caso, o dígito verificador será igual a 11 - r. Por exemplo, 1234-3 poderia ser o número de uma agência do Banco X.
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
É possível que o Banco X identifique mais de 1012 contas-correntes distintas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...