Questões de Raciocínio lógico do ano 2004

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Um explorador é capturado por uma tribo cujo chefe decide que o homem deve morrer. O chefe, um homem muito lógico, resolve dar ao explorador uma escolha: ele deve dizer uma sentença. Se a sentença for verdadeira ele será atirado de um precipício. Se for falsa, ele será atirado aos leões.

A sentença que deverá o explorador dizer para forçar o chefe a libertá-lo será, com o respectivo fundamento correto:

  • A.

    "Serei atirado aos leões". Se verdadeira, ele deverá ser atirado de um precipício, tornando a sentença falsa. Uma vez falsa, ele deverá ser atirado aos leões, o que torna a sentença verdadeira. Pela contradição, o chefe não vê outra saída a não ser soltar o explorador.

  • B.

    "Não serei atirado aos leões". Se verdadeira, ele deverá ser atirado de um precipício, tornando a sentença falsa. Uma vez falsa, ele deverá ser atirado aos leões, o que torna a sentença verdadeira. Pela contradição, o chefe não vê outra saída a não ser soltar o explorador.

  • C.

    "Serei atirado de um precipício". Se verdadeira, ele deverá ser atirado de um precipício, tornando a sentença falsa. Uma vez falsa, ele deverá ser atirado aos leões, o que torna a sentença verdadeira. Pela contradição, o chefe não vê outra saída a não ser soltar o explorador.

  • D.

    "Não serei atirado de um precipício". Se verdadeira, ele deverá ser atirado de um precipício, tornando a sentença falsa. Uma vez falsa, ele deverá ser atirado aos leões, o que torna a sentença verdadeira. Pela contradição, o chefe não vê outra saída a não ser soltar o explorador.

  • E.

    "Não serei atirado de um precipício". Se falsa, ele deverá ser atirado de um precipício, tornando a sentença verdadeira. Uma vez verdadeira, ele deverá ser atirado aos leões, o que torna a sentença falsa. Pela contradição, o chefe não vê outra saída a não ser soltar o explorador.

Se não leio, não compreendo. Se jogo, não leio. Se não desisto, compreendo. Se é feriado, não desisto. Então,

  • A.

    se jogo, não é feriado.

  • B.

    se não jogo, é feriado

  • C.

    se é feriado, não leio.

  • D.

    se não é feriado, leio.

  • E.

    se é feriado, jogo.

Quando não vejo Lucia, não passeio ou fico deprimido. Quando chove, não passeio e fico deprimido. Quando não faz calor e passeio, não vejo Lucia. Quando não chove e estou deprimido, não passeio. Hoje, passeio. Portanto, hoje

  • a.

    vejo Lucia, e não estou deprimido, e não chove, e faz calor.

  • b.

    não vejo Lucia, e estou deprimido, e chove, e faz calor.

  • c.

    não vejo Lucia, e estou deprimido, e não chove, e não faz calor.

  • d.

    vejo Lucia, e não estou deprimido, e chove, e faz calor.

  • e.

    vejo Lucia, e estou deprimido, e não chove, e faz calor.

Um economista deu a seguinte declaração em uma entrevista: "Se os juros bancários são altos, então a inflação é baixa". Uma proposição logicamente equivalente à do economista é:

  • A.

    se a inflação não é baixa, então os juros bancários não são altos.

  • B.

    se a inflação é alta, então os juros bancários são altos.

  • C.

    se os juros bancários não são altos, então a inflação não é baixa.

  • D.

    os juros bancários são baixos e a inflação é baixa.

  • E.

    ou os juros bancários, ou a inflação é baixa.

Considere as sentenças abaixo.

I Fumar deve ser proibido, mas muitos europeus fumam.

II Fumar não deve ser proibido e fumar faz bem à saúde.

III Se fumar não faz bem à saúde, deve ser proibido.

IV Se fumar não faz bem à saúde e não é verdade que muitos europeus fumam, então fumar deve ser proibido.

V Tanto é falso que fumar não faz bem à saúde como é falso que fumar deve ser proibido; conseqüentemente, muitos europeus fumam.

Considere também que P, Q, R e T representem as sentenças listadas na tabela a seguir.

Com base nas informações acima e considerando a notação introduzida no texto, julgue os itens seguintes.

A sentença V pode ser corretamente representada por

  • C. Certo
  • E. Errado

Todos os alunos de uma escola estão matriculados no curso de Matemática e no curso de História. Do total dos alunos da escola, 6% têm sérias dificuldades em Matemática e 4% têm sérias dificuldades em História. Ainda com referência ao total dos alunos da escola, 1% tem sérias dificuldades em Matemática e em História. Você conhece, ao acaso, um dos alunos desta escola, que lhe diz estar tendo sérias dificuldades em História. Então, a probabilidade de que este aluno esteja tendo sérias dificuldades também em Matemática é, em termos percentuais, igual a

  • A.

    50%.

  • B.

    25%.

  • C.

    1%.

  • D.

    33%.

  • E.

    20%

A respeito de contagem, que constitui um dos principais fundamentos da matemática, julgue os itens que se seguem.

Considere que, na disputa entre duas equipes, a primeira que vencer 4 jogos será considerada vencedora. Se uma das equipes — A — tiver vencido os 3 primeiros confrontos, então o gráfico a seguir é capaz de representar todas as possibilidades de A vencer a disputa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as informações acima, julgue os itens que se seguem.

Apenas 20 candidatos inscreveram-se tanto para as vagas de pedreiro quanto para as de marceneiro e não se inscreveram para as vagas de eletricista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as informações acima, julgue os itens que se seguem.

Apenas 5 candidatos inscreveram-se tanto para as vagas de eletricista quanto para as demarceneiro e não se inscreveram para as vagas de pedreiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as informações acima, julgue os itens que se seguem.

Apenas 20 candidatos inscreveram-se tanto para as vagas de eletricista quanto para as de pedreiro e não se inscreveram para as vagas de marceneiro.

  • C. Certo
  • E. Errado
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