Questões de Raciocínio lógico do ano 2016

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Considere falsa a seguinte afirmação: Czergw é inteligente se, e somente se, ele foi aprovado no concurso.

Com base nas informações apresentadas, é necessariamente verdadeira a afirmação:

  • A. Czergw é inteligente se, e somente se, ele não foi aprovado no concurso.
  • B. Czergw foi aprovado no concurso e não é inteligente.
  • C. Se Czergw foi aprovado no concurso, então ele não é inteligente.
  • D. Czergw não foi aprovado no concurso e é inteligente.
  • E. Se Czergw não foi aprovado no concurso, então ele é inteligente.

Em determinada secretaria municipal trabalham servidores homens. Todos eles usam sapatos, e somente alguns deles usam bigode ou barba. Considerando-se verdadeiras essas informações, avalie se são corretas algumas conclusões associadas a elas:

I. Não há quem use tênis nessa secretaria.

II. Há, nessa secretaria, quem use bigode e barba.

III. Não há quem use sapatos e não use barba, nessa secretaria.

As conclusões I, II e III estão, respectivamente,

  • A. correta, correta e correta.
  • B. correta, incorreta e incorreta.
  • C. incorreta, incorreta e correta.
  • D. incorreta, correta e incorreta.
  • E. incorreta, incorreta e incorreta.

Pretende-se acrescentar ao conjunto de proposições P1, P2 e P3 uma nova proposição, P0, de modo que o argumento formado pelas premissas P0, P1, P2 e P3, juntamente com a conclusão “A população não faz justiça com as próprias mãos” constitua um argumento válido. Assinale a opção que apresenta uma proposta correta de proposição P0.

  • A. Há investigação ou o suspeito é flagrado cometendo delito.
  • B. Não há investigação ou o suspeito não é flagrado cometendo delito.
  • C. Não há investigação e o suspeito não é flagrado cometendo delito.
  • D. Se o suspeito é flagrado cometendo delito, então há punição de criminosos.
  • E. Se há investigação, então há punição de criminosos.

Assinale a opção que apresenta uma negação correta da proposição P1.

  • A. Se não há punição de criminosos, então não há investigação ou o suspeito não é flagrado cometendo delito.
  • B. Há punição de criminosos, mas não há investigação nem o suspeito é flagrado cometendo delito.
  • C. Há investigação ou o suspeito é flagrado cometendo delito, mas não há punição de criminosos.
  • D. Se não há investigação ou o suspeito não é flagrado cometendo delito, então não há punição de criminosos.
  • E. Se não há investigação e o suspeito não é flagrado cometendo delito, então não há punição de criminosos.

A quantidade de linhas da tabela verdade associada à proposição P1 é igual a

  • A. 32.
  • B. 2.
  • C. 4.
  • D. 8.
  • E. 16.

Um estudante de direito, com o objetivo de sistematizar o seu estudo, criou sua própria legenda, na qual identificava, por letras, algumas afirmações relevantes quanto à disciplina estudada e as vinculava por meio de sentenças (proposições). No seu vocabulário particular constava, por exemplo:

P: Cometeu o crime A.

Q: Cometeu o crime B.

R: Será punido, obrigatoriamente, com a pena de reclusão no regime fechado.

S: Poderá optar pelo pagamento de fiança.

Ao revisar seus escritos, o estudante, apesar de não recordar qual era o crime B, lembrou que ele era inafiançável.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um estudante de direito, com o objetivo de sistematizar o seu estudo, criou sua própria legenda, na qual identificava, por letras, algumas afirmações relevantes quanto à disciplina estudada e as vinculava por meio de sentenças (proposições). No seu vocabulário particular constava, por exemplo:

P: Cometeu o crime A.

Q: Cometeu o crime B.

R: Será punido, obrigatoriamente, com a pena de reclusão no regime fechado.

S: Poderá optar pelo pagamento de fiança.

Ao revisar seus escritos, o estudante, apesar de não recordar qual era o crime B, lembrou que ele era inafiançável.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um estudante de direito, com o objetivo de sistematizar o seu estudo, criou sua própria legenda, na qual identificava, por letras, algumas afirmações relevantes quanto à disciplina estudada e as vinculava por meio de sentenças (proposições). No seu vocabulário particular constava, por exemplo:

P: Cometeu o crime A.

Q: Cometeu o crime B.

R: Será punido, obrigatoriamente, com a pena de reclusão no regime fechado.

S: Poderá optar pelo pagamento de fiança.

Ao revisar seus escritos, o estudante, apesar de não recordar qual era o crime B, lembrou que ele era inafiançável.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um estudante de direito, com o objetivo de sistematizar o seu estudo, criou sua própria legenda, na qual identificava, por letras, algumas afirmações relevantes quanto à disciplina estudada e as vinculava por meio de sentenças (proposições). No seu vocabulário particular constava, por exemplo:

P: Cometeu o crime A.

Q: Cometeu o crime B.

R: Será punido, obrigatoriamente, com a pena de reclusão no regime fechado.

S: Poderá optar pelo pagamento de fiança.

Ao revisar seus escritos, o estudante, apesar de não recordar qual era o crime B, lembrou que ele era inafiançável.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um estudante de direito, com o objetivo de sistematizar o seu estudo, criou sua própria legenda, na qual identificava, por letras, algumas afirmações relevantes quanto à disciplina estudada e as vinculava por meio de sentenças (proposições). No seu vocabulário particular constava, por exemplo:

P: Cometeu o crime A.

Q: Cometeu o crime B.

R: Será punido, obrigatoriamente, com a pena de reclusão no regime fechado.

S: Poderá optar pelo pagamento de fiança.

Ao revisar seus escritos, o estudante, apesar de não recordar qual era o crime B, lembrou que ele era inafiançável.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

  • C. Certo
  • E. Errado
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