Lista completa de Questões sobre Implicação: Se p então q (representação p--->q) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os itens a seguir apresentam argumentos formados por duas premissas seguidas por uma conclusão. Julgue se a conclusão apresentada em cada item é necessariamente verdadeira, sempre que as premissas forem verdadeiras.
Sempre que como feijoada passo mal. Hoje comerei feijoada. Logo, passarei mal.
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Considere verdadeira a declaração: "Se alguém é brasileiro, então não desiste nunca".
Com base na declaração, é correto concluir que:
se alguém desiste, então não é brasileiro.
se alguém não desiste nunca, então é brasileiro.
se alguém não desiste nunca, então não é brasileiro.
se alguém não é brasileiro, então desiste.
se alguém não é brasileiro, então não desiste nunca.
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Considere que as sentenças abaixo são verdadeiras.
Se a temperatura está abaixo de 5 °C, há nevoeiro.
Se há nevoeiro, os aviões não decolam.
Assim sendo, também é verdadeira a sentença:
Se não há nevoeiro, os aviões decolam.
Se não há nevoeiro, a temperatura está igual a ou acima de 5 °C.
Se os aviões não decolam, então há nevoeiro.
Se há nevoeiro, então a temperatura está abaixo de 5 °C.
Se a temperatura está igual a ou acima de 5 °C os aviões decolam.
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Uma proposição é uma frase afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa. Um argumento é considerado válido se, sendo sua hipótese verdadeira, a sua conclusão também é verdadeira.
Considerando essas informações e a figura acima, em que estão colocadas algumas figuras geométricas conhecidas quadrados, triângulos e pentágonos (5 lados) dispostas em uma grade, julgue os itens seguintes.
Considere que sejam verdadeiras as seguintes proposições. Se B é um quadrado pequeno então E é um pentágono grande. B não é um quadrado pequeno. Nessa situação, é correto concluir que é verdadeira a proposição E não é um pentágono grande.Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Uma proposição é uma frase afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa, mas não ambos. Uma dedução lógica é uma seqüência de proposições, e é considerada correta quando, partindo-se de proposições verdadeiras, denominadas premissas, obtêm-se proposições sempre verdadeiras, sendo a última delas denominada conclusão. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir, a respeito de proposições.
Considere a seguinte seqüência de proposições:
(1) Se o crime foi perfeito, então o criminoso não foi preso.
(2) O criminoso não foi preso.
(3) Portanto, o crime foi perfeito.
Se (1) e (2) são premissas verdadeiras, então a proposição (3), a conclusão, é verdadeira, e a seqüência é uma dedução lógica correta.
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considere as seguintes estratégias.
Nessa situação, os dois acusados têm estratégias dominantes, que é confessar.
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Texto para os itens de 145 a 150
Teoria dos jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas em que jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Nas últimas décadas do século XX, a teoria dos jogos despertou a atenção da ciência da computação, que depois propagou esse interesse para outras áreas do conhecimento, tais como ciência política, economia, ética, filosofia, física, química, inteligência artificial e cibernética. Tome-se como exemplo os jogos estáticos de informação completa, tais como o clássico dilema dos prisioneiros, no qual interesses próprios e racionais de determinado indivíduo podem prejudicar outros indivíduos. Nesse jogo, dois criminosos (A e B) capturados pela polícia e mantidos em celas separadas são interrogados isoladamente para que um possa acusar o outro. O inspetor encarregado das investigações tem provas suficientes apenas para condená-los por um crime leve, mas suspeita que ambos tenham cometido delito mais grave. No intuito de levá-los à confissão, o inspetor propõe a cada um deles uma pena mais branda em troca de auxílio à justiça, que consiste na delação do outro comparsa, o qual arca, caso permaneça calado, com a pena máxima. Nesse caso, são estabelecidas as seguintes regras de punição: se nenhum dos dois confessar, não se comprova o crime e ambos ficam presos por dois anos; se um deles confessar, comprova-se o crime e ambos são condenados à pena de dez anos de detenção, embora aquele que tenha confessado receba perdão parcial e tenha de cumprir apenas um ano de prisão; se os dois confessarem, o perdão é menor e ambos ficam presos por cinco anos. Assume-se, nas regras, que a confissão significa denunciar o companheiro e o silêncio, a cooperação entre eles.
Considerando a situação do jogo descrito no texto e que este ocorra apenas em uma iteração, julgue os itens seguintes.Caso B não confesse, A, ao confessar, terá a sua pena reduzida para 1 ano de reclusão.
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as informações apresentadas acima, julgue os itens subseqüentes.
É válido o seguinte argumento: Se Ana cometeu um crime perfeito, então Ana não é suspeita, mas (e) Ana não cometeu um crime perfeito, então Ana é suspeita.
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Se navegar é preciso, então viver não é preciso; se navegar não é preciso, então criar não é preciso. Mas Fernando Pessoa disse que criar é preciso, logo:
viver é preciso e criar é preciso.
navegar é preciso e viver não é preciso.
criar é preciso e navegar não é preciso.
navegar é preciso e viver é preciso.
navegar não é preciso e viver não é preciso.
Raciocínio lógico - Implicação: Se p então q (representação p--->q) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Atenção: Para responder as questões de números 47 a 50 deve-se considerar que:
Lógica é o estudo das relações entre afirmações, não da verdade dessas afirmações. Um argumento é um conjunto de fatos e opiniões (premissas) que dão suporte a uma conclusão. Isso não significa que as premissas ou a conclusão sejam necessariamente verdadeiras; entretanto, a análise dos argumentos permite que seja testada a nossa habilidade de pensar logicamente.
Sejam as proposições:
p: atuação compradora de dólares por parte do Banco Central;
q: fazer frente ao fluxo positivo.
Se p implica em q, então
a atuação compradora de dólares por parte do Banco Central é condição necessária para fazer frente ao fluxo positivo.
fazer frente ao fluxo positivo é condição suficiente para a atuação compradora de dólares por parte do Banco Central.
a atuação compradora de dólares por parte do Banco Central é condição suficiente para fazer frente ao fluxo positivo.
fazer frente ao fluxo positivo é condição necessária e suficiente para a atuação compradora de dólares por parte do Banco Central.
a atuação compradora de dólares por parte do Banco Central não é condição suficiente e nem necessária para fazer frente ao fluxo positivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...