Questões de Raciocínio lógico da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Quantos são os cartões-respostas distintos que apresentam exatamente 3 respostas certas?

  • A. 9
  • B. 19
  • C. 36
  • D. 64
  • E. 90

Chama-se tautologia à proposição composta que possui valor lógico verdadeiro, quaisquer que sejam os valores lógicos das proposições que a compõem. Sejam p e q proposições simples e ~p e ~q as suas respectivas negações. Em cada uma das alternativas abaixo, há uma proposição composta, formada por p e q. Qual corresponde a uma tautologia?

  • A. p q
  • B. p ^~q
  • C.

  • D.

  • E.

O silogismo é uma forma de raciocínio dedutivo. Na sua forma padronizada, é constituído por três proposições: as duas primeiras denominam-se premissas e a terceira, conclusão.

As premissas são juízos que precedem a conclusão. Em um silogismo, a conclusão é conseqüência necessária das premissas.

 Corresponde a um silogismo:

  • A.

    Premissa 1: Todo brasileiro gosta de futebol. Premissa 2: José gosta de futebol. Conclusão: José é brasileiro.

  • B.

    Premissa 1: Todo brasileiro gosta de futebol. Premissa 2: Todo brasileiro é desportista. Conclusão: Todo desportista gosta de futebol.

  • C.

    Premissa 1: João é mortal. Premissa 2: Nenhum homem é imortal. Conclusão: João é homem.

  • D.

    Premissa 1: Todo peixe nada. Premissa 2: Alguns mamíferos nadam. Conclusão: Alguns mamíferos são peixes.

  • E.

    Premissa 1: Nenhum mamífero é peixe. Premissa 2: Alguns mamíferos nadam. Conclusão: Algum animal que nada não é peixe.

A negação de "Todos os caminhos levam a Roma" é

  • A.

    "Todos os caminhos não levam a Roma".

  • B.

    "Nenhum caminho leva a Roma".

  • C.

    "Pelo menos um caminho leva a Roma".

  • D.

    "Pelo menos um caminho não leva a Roma".

  • E.

    "Não há caminhos para Roma".

Sejam p e q proposições simples e ~p e ~q, respectivamente, as suas negações. Os conectivos e e ou são representados, respectivamente, por e . A negação da proposição composta p ~q é

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A negação de "todos os números inteiros são positivos" é:

  • A.

    nenhum número inteiro é positivo.

  • B.

    nenhum número inteiro é negativo.

  • C.

    todos os números inteiros são negativos.

  • D.

    alguns números positivos não são inteiros.

  • E.

    alguns números inteiros não são positivos.

Considere verdadeira a declaração: "Se alguém é brasileiro, então não desiste nunca".

Com base na declaração, é correto concluir que:

  • A.

    se alguém desiste, então não é brasileiro.

  • B.

    se alguém não desiste nunca, então é brasileiro.

  • C.

    se alguém não desiste nunca, então não é brasileiro.

  • D.

    se alguém não é brasileiro, então desiste.

  • E.

    se alguém não é brasileiro, então não desiste nunca.

Considere verdadeira a declaração: "Toda criança gosta de brincar". Com relação a essa declaração, assinale a opção que corresponde a uma argumentação correta.

  • A. Como Marcelo não é criança, não gosta de brincar.
  • B. Como Marcelo não é criança, gosta de brincar.
  • C.

    Como João não gosta de brincar, então não é criança.

  • D. Como João gosta de brincar, então é criança.
  • E. Como João gosta de brincar, então não é criança.

Se todo A é B e nenhum B é C, é possível concluir, corretamente, que:

  • A. nenhum B é A.
  • B. nenhum A é C.
  • C. todo A é C.
  • D. todo C é B.
  • E. todo B é A.

Uma das formas mais simples de argumentar consiste em duas frases, uma das quais é conclusão da outra, que é chamada premissa. Dentre as opções a seguir, assinale aquela em que a associação está correta.

  • A. Premissa: Os exames finais devem ser extintos. Conclusão: Os exames finais dão muito trabalho a alunos e a professores.
  • B. Premissa: Os índios brasileiros eram culturalmente primitivos. Conclusão: Os índios brasileiros cultuavam vários deuses.
  • C. Premissa: N é um número inteiro múltiplo de 6. Conclusão: N não é um número ímpar.
  • D. Premissa: É possível que um candidato ganhe as eleições presidenciais. Conclusão: O tal candidato tem muitos eleitores no interior do país.
  • E. Premissa: É muito difícil aprender a escrita japonesa. Conclusão: O alfabeto japonês tem mais de dois mil anos.
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