Lista completa de Questões de Raciocínio lógico da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma feira, todas as barracas que vendem batata vendem tomate, mas nenhuma barraca que vende tomate vende espinafre. Todas as barracas que vendem cenoura vendem quiabo, e algumas que vendem quiabo, vendem espinafre. Como nenhuma barraca que vende quiabo vende tomate, e como nenhuma barraca que vende cenoura vende espinafre, então,
todas as barracas que vendem quiabo vendem cenoura.
pelo menos uma barraca que vende batata vende espinafre.
todas as barracas que vendem quiabo vendem batata.
pelo menos uma barraca que vende cenoura vende tomate.
nenhuma barraca que vende cenoura vende batata.
A oposição é a espécie de inferência imediata pela qual é possível concluir uma proposição por meio de outra proposição dada, com a observância do princípio de não contradição. Neste sentido, que poderá inferir-se da verdade, falsidade ou indeterminação das proposições referidas na sequência abaixo se supusermos que a primeira é verdadeira? E se supusermos que a primeira é falsa?
1ª − Todos os comediantes que fazem sucesso são engraçados. 2ª − Nenhum comediante que faz sucesso é engraçado. 3ª − Alguns comediantes que fazem sucesso são engraçados. 4ª − Alguns comediantes que fazem sucesso não são engraçados.Se a 1ª é verdadeira, a 2ª é falsa, a 3ª é falsa e a 4ª é verdadeira. Se a 1ª é falsa, a 2ª é verdadeira, a 3ª e a 4ª são indeterminadas (tanto podem ser verdadeiras quanto falsas).
Se a 1a é verdadeira, a 2ª é falsa, a 3ª é falsa e a 4a é verdadeira. Se a 1ª é falsa, a 2ª é verdadeira, a 3ª e a 4ª são verdadeiras.
Se a 1ª é verdadeira, a 2ª é verdadeira, a 3ª é verdadeira e a 4ª é falsa. Se a 1ª é falsa, a 2ª é falsa, a 3ª e a 4ª são falsas.
Se a 1ª é verdadeira, a 2ª é falsa, a 3ª é verdadeira e a 4ª é falsa. Se a 1ª é falsa, a 2ª é falsa, a 3ª e a 4ª são indeterminadas (tanto podem ser verdadeiras quanto falsas).
Se a 1a é verdadeira, a 2ª é falsa, a 3ª é verdadeira e a 4ª é falsa. Se a 1ª é falsa, a 2ª e a 3ª são indeterminadas (tanto podem ser verdadeiras quanto falsas) e a 4ª é verdadeira.
Há uma forma de raciocínio dedutivo chamado silogismo. Nesta espécie de raciocínio, será formalmente válido o argumento cuja conclusão é consequência que necessariamente deriva das premissas. Neste sentido, corresponde a um silogismo válido:
Premissa 1: Todo maceronte gosta de comer fubá.
Premissa 2: As selenitas gostam de fubá. Conclusão: As selenitas são macerontes.Premissa 1: Todo maceronte gosta de comer fubá.
Premissa 2: Todo maceronte tem asas. Conclusão: Todos que têm asas gostam de comer fubá.Premissa 1: Nenhum X é Y.
Premissa 2: Algum X é Z Conclusão: Algum Z não é Y.Premissa 1: Todo X é Y.
Premissa 2: Algum Z é Y. Conclusão: Algum Z é X.Premissa 1: Capitu é mortal.
Premissa 2: Nenhuma mulher é imortal. Conclusão: Capitu é mulher.Considere como verdadeiras as seguintes afirmações:
Algum pândego é trôpego. Todo pândego é nefelibata. Deste modo, a assertiva necessariamente verdadeira é:Todo pândego trôpego não é nefelibata.
Algum pândego trôpego não é nefelibata.
Algum pândego é nefelibata.
Todo pândego nefelibata é trôpego.
Algum pândego que não é trôpego não é nefelibata.
36.
41.
62.
77.
91.
Alice irá ao País das Maravilhas quando imaginar ou perder o medo. Se Alice perder o medo,
Alice não irá ao País das Maravilhas, pois não vai imaginar.
Alice irá ao País das Maravilhas.
Alice vai necessariamente imaginar.
Alice não irá, também, imaginar.
Alice não vai imaginar.
Se é verdade que algum X é Y e que nenhum Z é Y, então é necessariamente verdadeiro que:
algum X não é Z.
algum X é Z.
nenhum X é Z.
algum Z é X.
nenhum Z é X.
Três irmãs caminham pelo parque de mãos dadas. Cada irmã traz uma fita amarrada ao cabelo, nas seguintes cores: verde, rosa e amarela. Elas usam vestidos destas mesmas três cores, mas somente Lúcia usa um vestido da mesma cor da fita presa no cabelo. Nem a fita nem o vestido de Sílvia são amarelos. Márcia usa um vestido verde. Deste modo,
a fita de Sílvia é verde e a de Lúcia é rosa.
a fita de Márcia é amarela e seu vestido é rosa.
a fita de Lúcia é rosa e o vestido de Márcia é verde.
o vestido de Sílvia é rosa e a fita de Lúcia é amarela.
o vestido de Lúcia é rosa e a fita de Márcia é verde.
Uma bolinha será sorteada dentre vinte bolinhas numeradas, respectivamente, com os números 15 a 34. Terá maior probabilidade de acertar uma pessoa que apostar em bolinhas cujos números sejam múltiplos de
5.
9.
10.
12.
6.
Se João amava Teresa, então Lili é vizinha de Teresa. Lili não é vizinha de Teresa. Se João não é vizinho de Teresa, então João amava Teresa. Logo
João é vizinho de Lili e amava Teresa.
João amava Lili e amava Teresa.
João amava Teresa ou não é vizinho de Teresa.
João não amava Teresa ou não é vizinho de Lili.
João amava Teresa e não é vizinho de Lili.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...