Questões de Relações Públicas

Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No ambiente corporativo, as características físicas fundamentais de uma instituição, no plano consciente, à sua essência, aquilo que se é e que antecede a projeção pública, correspondem

  • A. à identidade institucional.
  • B. à imagem corporativa.
  • C. à imagem mercadológica.
  • D. ao clima organizacional.
  • E. à cultura organizacional.

A comunicação nas organizações se divide em duas grandes categorias: a interna e a externa. Em uma proposta de planejamento integrado de comunicação, estratégias e ações deverão ser previstas, considerando as especificidades dessas duas categorias em sinergia, na busca pelos objetivos e metas da instituição. Apesar disso, é natural que surjam canais alternativos de troca de informações entre públicos, sobretudo no ambiente interno, que terão maior ou menor força dependendo da transparência e da comunicação pensada estrategicamente. As redes alternativas de informação, que surgem junto ao público interno, são denominadas

  • A. Internas.
  • B. Informais.
  • C. Formais.
  • D. Bilaterais.
  • E. Sociais.

Acerca das técnicas de elaboração e avaliação de projetos de relações públicas, assinale a alternativa correta.

  • A. O briefing, em um projeto de relações públicas, corresponde à etapa de avaliação dos resultados.
  • B. Na avaliação dos projetos de relações públicas busca-se a previsão de atividades futuras, desconsiderando atitudes e opiniões de públicos envolvidos na ação.
  • C. Entre os instrumentos de avaliação e controle de um projeto de relações públicas está o briefing e a pesquisa de opinião.
  • D. Os instrumentos de avaliação não são definidos no projeto, mas após a implementação das ações e reação do público.
  • E. Os projetos de relações públicas para determinada organização podem ser de natureza global ou específica, a depender das necessidades identificadas no diagnóstico realizado no processo de planejamento.

O gráfico acima representa os públicos comumente citados como stakeholders, ou público de interesse de uma organização. Identificá-los é um dos primeiros passos para o desenvolvimento de um planejamento estratégico de relações públicas com foco na eficácia. A respeito das técnicas e das ferramentas de relacionamento com os públicos estratégicos de uma organização, assinale a alternativa correta.

  • A. O diagnóstico da organização é o resultado alcançado a partir da implantação de ferramentas de relacionamento com o público.
  • B. Considerando as características de cada público, a realização de eventos é uma das ferramentas estratégicas para que os stakeholders se conheçam, se aproximem e se sintam como parte da organização.
  • C. O gráfico evidencia que a mídia e a alta administração são os públicos essenciais de toda organização e, por isso, são o foco central das ferramentas de relações públicas.
  • D. O house organ é uma ferramenta de relacionamento com os públicos que se desenvolveu a partir do surgimento da Internet.
  • E. Entre as ferramentas trazidas pela Internet, o blog corporativo distancia-se do objetivo principal, que é o fortalecimento da imagem institucional de uma organização.

O planejamento consiste em uma tomada antecipada de decisão, é o que fazemos antes de agir. Na área da comunicação, especificamente, ele deve estar alinhado ao processo de gestão estratégica da organização. Assinale a alternativa que apresenta três das etapas de um planejamento de relações públicas em uma instituição de ensino.

  • A. construção de diagnóstico; identificação dos públicos; e determinação de objetivos e metas
  • B. levantamento de informações; supervisão do capital humano da organização; e gestão financeira
  • C. identificação de públicos estratégicos; propostas de ações de marketing; e formatação de preços de produtos
  • D. fixação de técnicas de controle; determinação de objetivos; e metas e blindagem (técnica de esconder do público possíveis problemas)
  • E. estabelecimento de ações necessárias; previsão da folha de pagamento da organização; e cerimonial

Na década de 1940, quando Claude Shannon e Warren Weaver desenvolveram os primeiros conceitos acerca da Teoria da Informação, os Estados Unidos viviam um momento de intenso desenvolvimento tecnológico, sobretudo dos meios de comunicação de massa. Ali foram lançadas as bases para a evolução da informatização. A respeito dessa teoria, assinale a alternativa correta.

  • A. Os pesquisadores estavam preocupados em compreender os efeitos nocivos da mídia sobre as massas.
  • B. O foco central era analisar os conteúdos semânticos das mensagens dos meios de comunicação.
  • C. Shannon e Weaver foram responsáveis pela criação do conceito de cibernética e robótica.
  • D. A pesquisa objetivava a melhoria das transmissões telefônicas, a diminuição das distorções e o melhor rendimento da comunicação por via tecnológica.
  • E. Ao analisar o processo de comunicação entre emissor e receptor, por meio de um canal, eles se focaram nas mensagens e desprezaram a existência de ruídos.


O texto acima refere-se à teoria

  • A. da Informação.
  • B. do Meio.
  • C. Hipodérmica.
  • D. Espiral do Silêncio.
  • E. do Agendamento.

A respeito da tipologia dos eventos, julgue os itens seguintes. Workshop é um evento em que se debatem casos práticos apresentados pelos participantes com o objetivo de solucioná-los mediante o auxílio de técnicos ou especialistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da tipologia dos eventos, julgue os itens seguintes. O congresso é um evento solene de grande porte, com alto número de participantes, promovido por associações ou entidades de classe em âmbito regional, nacional ou internacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da tipologia dos eventos, julgue os itens seguintes. A jornada consiste em uma exibição pública de produção artística, industrial, técnica ou científica, que pode ou não ter o propósito de venda dos produtos apresentados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...