Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao organizar eventos, o setor de cerimonial de uma instituição costuma utilizar recursos gráficos para compor mensagens visuais. Um destes recursos é o estandarte de plástico, tecido ou papel, impresso de um ou dos dois lados, que se chama:
folheto;
boletim;
boleto;
folhetim;
banner.
Entre as atribuições da assessoria de relações públicas de uma organização inclui-se
manter o nome da organização sempre presente na mídia, a fim de trazer-lhe o máximo de publicidade, seja ela positiva ou negativa.
Na era da internet, as Relações Públicas põem em foco o relacionamento com distintos públicos, definindo seus perfis, mapeando suas necessidades e talhando soluções para problemas emergentes. Este novo canal implementa e incrementa uma comunicação instantânea e biunívoca ao permitir pronta e segura avaliação de informações de retorno. Chama-se a este processo:
retroação sobre a fonte receptora de informações acerca do público na rede de comunicação;
feedback assegurado por uma interatividade com cidadãos mais conscientes e participativos;
alimentação retroativa para públicos preferenciais, reforçando-se a imagem da empresa;
recuperação, por um retorno de feedback, de informações públicas capturadas na rede;
feedback retroativo e seletivo, pelo qual o relações-públicas conhece um ou mais novos públicos.
Entre as atribuições da assessoria de relações públicas de uma organização inclui-se
fornecer informes relevantes para a organização.
Entre as funções de um house organ está a de:
permitir economia na produção e veiculação de anúncios publicitários;
manter a fidelidade do público externo, aprimorando a infra-estrutura da organização;
divulgar as atividades da instituição, bem como outros assuntos de interesse interno;
incentivar o espírito de grupo, desvalorizando as ações da concorrência;
reciclar o conhecimento técnico dos funcionários, combatendo a ineficiência.
Entre as atribuições da assessoria de relações públicas de uma organização inclui-se
coletar dados por meio de pesquisas sem interpretá-los, a fim de não induzir a opinião dos dirigentes da organização.
obre o press release, é correto afirmar:
trata-se da exposição das metas de uma organização durante determinado período;
é a notícia do ponto de vista governamental, o que anula seu valor jornalístico;
trata-se do roteiro entregue pelos jornalistas à fonte, antes de uma entrevista coletiva;
é um tipo de boletim que se presta à propaganda ou ao culto de uma personalidade;
trata-se de texto informativo distribuído à imprensa por uma instituição.
Na redação de textos e comunicados, por meio dos quais o relações-públicas se desincumbe de suas tarefas profissionais, é necessário recorrer à retórica pelo seguinte motivo:
respeita-se sempre o que vem escrito ou é dito por um uso nada discreto de termos algo incompreensíveis, porque a obscuridade das idéias se serve de uma eloqüência vazia;
trata-se da arte de bem argumentar, fazendo-se uso judicioso de recursos de persuasão ou convencimento por meio de palavras e pela proposição adequada de idéias;
buscar-se-á dar a tal redação contornos de oração comemorativa, recorrendo-se a palavras de difícil entendimento, por parte de quem as ouve ou lê, somente para impressionar;
pretende-se escrever ou falar muito sem, no entanto, dizer algo que seja realmente relevante; para tanto, nada melhor do que procedimentos redacionais enfáticos e pomposos;
todo relações-públicas deve conhecer muito bem técnicas de codificação, tanto jornalísticas, quanto publicitárias, embora jamais necessite fazer qualquer uso delas.
Folder quer dizer:
pequena publicação encadernada, com poucas páginas, maior que o folheto e menor que o livro;
cada uma das extremidades laterais da capa de um livro dobradas para dentro;
peça de madeira com mensagem publicitária ou informativa colocada ao ar livre;
tipo de prospecto cuja única folha impressa é dobrada duas, três ou mais vezes;
livro de pequeno formato, impresso com margem reduzida e em papel de baixa gramatura.
Criado por Th. Adorno e M. Horkheimer, em 1947, o conceito de indústria cultural pode ser assim entendido:
fatos de cultura, sobretudo estrangeira, são desprezados por grandes indústrias transnacionais, transformando-se assim em autênticos "pacotes culturais";
a produção em escala industrial e a promoção publicitária de bens simbólicos conferiram a tais bens um valor de mercado e deles fizeram produtos de amplo consumo;
a arte e a cultura de um povo ou de uma nação apresentam fronteiras tênues no que respeita a sua comercialização internacional, podendo ser artesanalmente produzidas;
bens culturais ou simbólicos não são de propriedade coletiva, competindo a modernas indústrias transnacionais a sua produção em escala planetária;
todo bem de natureza simbólica pode ser artesanalmente produzido e reproduzido industrialmente, ganhando com isso uma extraordinária aura de sucesso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...