Questões de Relações Públicas

Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Linguagem de um meio de comunicação se explica assim:

  • A.

    estrutura autônoma de significação utilizada por tal meio para a comunicação pretendida;

  • B.

    unidade de entrada para a realização de um processo midiático de transferência de sentidos;

  • C.

    fato essencialmente humano que um meio de comunicação adapta somente para suas transmissões;

  • D.

    conjunto de sinais dotado de alta taxa de redundância pelo qual um meio de comunicação atua;

  • E.

    articulação de significantes a seus supostos significados em um meio de comunicação.

Denomina-se evento a(o):

  • A.

    manifestação, em plano institucional, da condição profissional de um relações-públicas na hierarquia de uma empresa;

  • B.

    fato ou fenômeno excepcional e organizado por relações-públicas, com a finalidade de difundir filosofias empresariais;

  • C.

    festa, espetáculo ou comemoração organizados por um relações-públicas para ocultar do público a política da empresa;

  • D.

    reunião de representantes dos vários públicos a serem prontamente mobilizados pela ação de um relações-públicas;

  • E.

    acontecimento previsto e preparado por um relações-públicas, com objetivos promocionais, comunitários e institucionais.

Entre as tarefas de um relações-públicas está a de estabelecer uma eficiente comunicação com os diversos públicos de uma empresa. São características de tais públicos

  • A.

    são compostos por pessoas ou grupos de pessoas com pouca informação, voltados para a defesa de interesses empresariais;

  • B.

    em sua formação, nota-se um aglomerado de indivíduos reunidos por força de contigüidade espacial, sem opinião própria;

  • C.

    compõem-se de pessoas ou grupos organizados, que dispõem de informações e estão à procura de uma atitude comum;

  • D.

    manifestam, quando de sua formação, o claro intento de intensificar sua capacidade de fazer frente a controvérsias;

  • E.

    agem racionalmente, sem fazer concessões e sem compartilhar experiências, comunicando-as a outros grupos.

A atividade de programação visual para veículos impressos destina-se a dar "redação visual" a uma publicação, articulando:

  • A.

    paste-up, diagrama, espelho, computação gráfica, composição quente e fria;

  • B.

    hardware, software, internet, intranet, correio eletrônico, sistemas de busca;

  • C.

    massas de cores ou de preto e branco, fontes tipográficas, disposição de textos, ilustrações;

  • D.

    mancha gráfica, colunas, margens, programas de editoração, fluxogramas;

  • E.

    imagens variadas, aberturas, créditos, vinhetas, expediente, cabeçalhos, cenoplastia, arte final.

Em telejornalismo, a gravação feita pelo repórter no local do acontecimento para ser usada no meio da reportagem chama-se:

  • A.

    cabeça;

  • B.

    mixagem;

  • C.

    quadro parado;

  • D.

    escalada;

  • E.

    passagem.

A foto de imprensa (fotojornalismo) compõe uma mensagem porque reúne:

  • A.

    uma fonte emissora, um signo e um significante;

  • B.

    um código, um canal de transmissão e um contexto;

  • C.

    um significante, um significado e um receptor;

  • D.

    uma fonte emissora, um canal de transmissão e um receptor;

  • E.

    um codificador, um transmissor e uma veiculação.

Com relação às técnicas jornalísticas empregadas na redação de textos informativos, é correto afirmar-se:

  • A.

    a repetição de palavras, idéias ou nomes pode ser importante na TV e no rádio, mas deve ser evitada nos jornais e revistas;

  • B.

    os nomes próprios devem vir, invariavelmente, precedidos de formas de tratamento, como Senhor, Doutor, Dona;

  • C.

    a supressão de artigos é recurso usual que acentua o coloquialismo e escapa à tendência ao estilo telegráfico;

  • D.

    o verbo assistir, no sentido de prestar assistência, precisa ser evitado por ser transitivo indireto e exigir preposição;

  • E.

    há a necessidade de se descrever minuciosamente as imagens, sempre que o veículo utilizado for a televisão.

A importância do conceito de comunicação social para as Relações Públicas assim se explica:

  • A.

    o conceito designa adequadamente o objeto de continuadas interações entre bem organizadas fontes de informação e a comunidade, ampliando o alcance das atividades de RP;

  • B.

    o conceito serve para a necessária denominação de um ou mais departamentos especializados em comunicações que a empresa mantém com seu público interno;

  • C.

    é expressão criada por autoridades eclesiásticas para dar conta de novas necessidades de comunicação propriamente relacionista com públicos externos;

  • D.

    termo forjado que se popularizou ao descobrir-se que um relações-públicas é um agente potencial de socialização, legitimando sua ação profissional;

  • E.

    o conceito representa recente tendência, tanto por parte de empresas, quanto de órgãos do governo, de encurtar o raio de ação de atividades de RP.

Um agente administrativo que, devido às suas atribuições profissionais, exerça atividades na área de relações públicas, deve dar atenção ao processo de comunicação humana. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.

A comunicação enseja a transferência e a compreensão de mensagens entre o emissor e o receptor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um agente administrativo que, devido às suas atribuições profissionais, exerça atividades na área de relações públicas, deve dar atenção ao processo de comunicação humana. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.

O trabalho na área de relações públicas exige do profissional boa capacidade de comunicação, profundo conhecimento acerca dos procedimentos e serviços do setor, além de habilidade interpessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...