Questões de Relações Públicas

Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Instituto para Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) realizou pesquisa em 2005, na qual identificou que na Câmara dos Deputados, 51 dos 513 parlamentares eram concessionários diretos de rádio e televisão. Embora contrária à Constituição de 88, a prática das concessões públicas a políticos é recorrente na Nova República. Intitula-se coronelismo eletrônico o fenômeno de posse e utilização de meios de comunicação para a formação de redutos eleitorais.

Diante da análise desse quadro, é correto afirmar que:

  • A. a função da concessão de outorgas a políticos é garantir aos eleitores a pluralidade de opiniões e a diversidade regional, face ao monopólio da mídia exercido pelos grandes grupos internacionais;
  • B. o controle social da mídia, previsto desde 1962, pelo Código Brasileiro das Telecomunicações, se posto em prática, dificultaria a formação de monopólios ou oligopólios.
  • C. diversas Ações Civis Públicas do Ministério Público Federal visam assegurar o exercício da outorga dos meios de comunicação por políticos, na medida em que a liberdade de expressão e de imprensa não podem ser alvo de censura;
  • D. as mídias digitais posicionam-se como caminhos alternativos à política de concessões, pois esse sistema de comunicação carece de regulação;
  • E. a concentração ou o monopólio dos meios de comunicação, quer pelo Estado, quer por grupos particulares, dificultam a sociedade de receber informações plurais.

Uma menina de treze anos questionou o professor de filosofia da escola sobre o desaparecimento repentino de uma cantora da mídia. Há poucos meses a artista figurava como detentora da canção mais tocada nas emissoras de rádio comerciais do país e era convidada para participar de muitos programas televisivos. A estudante observara que artistas antes desconhecidos do grande público emplacavam hit parades para, pouco tempo depois, caírem no ostracismo. O professor aproveitou então a oportunidade para introduzir o conceito de Indústria Cultural. Sobre essa indústria, é correto afirmar que:

  • A. o público é soberano na determinação de permanência na mídia do produto cultural, pois o mercado da música é regido pela lei da oferta e da procura;
  • B. a projeção de retorno financeiro e o lucro efetivamente obtido orientam a produção e o tempo de permanência dos artistas na mídia;
  • C. há considerável espaço para o experimentalismo, pois o público se mostra ávido por lançamentos de novos artistas, ritmos e performances musicais;
  • D. a crítica dos teóricos da escola de Frankfurt foca no caráter estético do mercado de bens simbólicos que, por sua vez, atende aos padrões de produção musical de rimas fáceis e de mau gosto;
  • E. as vanguardas artísticas têm lugar cativo na linha de produção da cultura de massa, pois a pluralidade de opções propiciada abarca todos os gêneros musicais.

A área de Comunicação Integrada redesenhou a arte gráfica de identificação dos sanitários masculinos e femininos, que atendem clientes e funcionários das lojas físicas. Contudo, devido à utilização de ícones desconhecidos nas portas dos banheiros, o SAC da empresa recebeu inúmeras reclamações. Os usuários relataram que era praticamente impossível identificar os ambientes, o que acabava por gerar situações de constrangimento.

Daí se infere que o fato ocorreu devido a problemas de recepção relativos ao(à):

  • A. meio;
  • B. mensagem;
  • C. código;
  • D. redundância;
  • E. ruído.

Uma tradicional instituição de formação militar, localizada em São Paulo, na década de 1960, utilizava determinado suporte comunicacional para transmitir instruções de ensino à tropa. As orientações se relacionavam aos modos de marchar baseados nos comandos de voz proferidos pelos superiores. De acordo com Marshall Mcluhan, os “meios quentes” não possibilitam a efetiva interação do receptor com o emissor da mensagem, embora forneçam volume expressivo de informação. Já um “meio frio”, como o aparelho telefônico, prolonga nossos sentidos em “baixa definição”.

Tendo em vista as especificidades da instituição acima mencionada e o contexto histórico, o “meio quente” utilizado para atingir o objetivo proposto era:

  • A. o uso do computador em sala de aula;
  • B. a leitura do códex de bandeiras e flâmulas;
  • C. a veiculação de videoteipes produzidos em linguagem televisiva;
  • D. o alto-falante para transmitir mensagens em linguagem radiofônica;
  • E. o uso do telefone para recepção de informação personalizada.

Acerca das técnicas de negociação e de tomada de decisões, julgue os itens subsequentes. Estilos de negociação podem variar de acordo com a personalidade e a bagagem cultural de uma pessoa envolvida em uma negociação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de negociação e de tomada de decisões, julgue os itens subsequentes. O modelo de interação comunicacional denominada dialógica gera dificuldades para a negociação e para o entendimento dos relacionamentos que a organização pode estabelecer.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de negociação e de tomada de decisões, julgue os itens subsequentes. Projetos e planos desenvolvidos nas organizações podem afetar muitos grupos com interesses diversos, que são impactados pelas decisões tomadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a comunicação organizacional e relações humanas, julgue os itens que se seguem. O sistema de comunicação das organizações inclui redes formais e informais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a comunicação organizacional e relações humanas, julgue os itens que se seguem. A comunicação interna incentiva o diálogo e a troca de informações entre níveis hierárquicos distintos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de programas e aplicativos de edição e editoração de texto e imagem em microcomputadores, julgue os itens que se seguem. Os programas mais utilizados para a editoração eletrônica são os compactadores de arquivos e as planilhas eletrônicas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...