Questões de Relações Públicas

Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    (3)(2)(1).

  • B.

    (2)(1)(3).

  • C.

    (1)(2)(3).

  • D.

    (3)(1)(2).

Para que as organizações possam se comunicar bem, Health (2001) propõe uma retórica totalmente baseada no que hoje chamamos gestão do conhecimento. Analise as colocações abaixo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas:

( ) “(...) nós podemos ao menos caracterizar Relações Públicas como co-gerenciamento de significado, e, por extrapolação, como o co-gerenciamento de culturas”.

( ) “(...) o processo é de duas vias. Através de declaração e contra-declaração as pessoas testam umas às outras quanto aos seus pontos de vista de realidade, valores e escolhas relevantes aos produtos, serviços e políticas públicas”.

( ) “(...) através do diálogo, os participantes co-criam ou co-definem significado pelos processos retóricos de enunciado e contra enunciado (...) se diferenças não existem, então não se têm tanta razão para o uso de Relações Públicas. A retórica é útil a partir do momento em que haja necessidades e disputas”.

( ) “(...) não é a função de gerenciamento que retoricamente adapta as organizações dos interesses das pessoas e o interesse das pessoas às organizações através da co-criação do significado e do co-gerenciamento de cultura para alcançar relações de benefício mútuo”.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras:

  • A.

    (V)(V)(V)(F).

  • B.

    (F)(F)(V)(V).

  • C.

    (F)(V)(F)(V).

  • D.

    (F)(F)(F)(V).

As Relações Públicas pelo fato de trabalharem com grande variedade de público usam comunicação dirigida para cada um deles. Assim sendo, é INCORRETO afirmar que a comunicação:

  • A.

    dirigida está presente na correspondência, mala direta, publicações.

  • B.

    oral é feita por discursos, telefones, reuniões dialogais.

  • C.

    dirigida aproximativa é aquela cujos funcionários da empresa utilizam como estratégia para se relacionarem com a direção.

  • D.

    A comunicação dirigida auxiliar é aquela que utiliza recursos, tais como vídeos institucionais, produtos da empresa, projeções, para divulgar a empresa.

Considerando que o planejamento é um processo que, para tomada de decisões, tem que ser consubstanciado em documentos, ou seja, em planos, programas e projetos, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    o plano delineia os pressupostos necessários à tomada de decisão.

  • B.

    os programas são instrumentos que procuram a melhor alocação de recursos, no tempo e no espaço, para um conjunto homogêneo de metas estabelecidas.

  • C.

    os projetos, em relação aos planos de ação e aos programas, são menos abrangentes e complexos e não constituem uma peça decisória.

  • D.

    Os planos de ação de Relações Públicas podem ser estabelecidos para curto, médio e longo prazo.

Todas as alternativas apresentam os objetivos da área de Relações Públicas Internas,EXCETO:

  • A.

    Planejar e coordenar eventos institucionais internos.

  • B.

    Planejar formas e meios que estimulem o encaminhamento de idéias, sugestões e contribuições da comunidade.

  • C.

    Realizar pesquisas sistemáticas de clima organizacional, com a finalidade de reduzir os níveis de expectativa, anseios e necessidades da comunidade interna.

  • D.

    Planejar e coordenar formas de integração interna, com a finalidade de propiciar climas saudáveis ao bom desempenho das atividades funcionais.

  • A.

    (2)(4)(1)(3).

  • B.

    (4)(2)(1)(3).

  • C.

    (4)(3)(2)(1).

  • D.

    (1)(4)(3)(2).

Considerando-se os princípios que norteiam a coordenação da comunicação (planejar, organizar, dirigir e controlar), analise as alternativas abaixo:

I. Planejar é determinar antecipadamente o que se deve fazer e organizar é criar metodologia para que os objetivos sejam atingidos.

II. Organizar é congregar diversos recursos e dirigir é adotar decisões corretas, procurando converter o que foi organizado em resultados concretos.

III. Planejar é também definir o que fazer e como os objetivos devem ser atingidos e controlar é acompanhar a execução do plano.

IV. Dirigir é corrigir os erros e desvios observados e organizar é congregar fatores necessários.

A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as alternativas:

  • A.

    I e III estão corretas.

  • B.

    I e IV estão corretas.

  • C.

    II e III estão corretas.

  • D.

    III e IV estão corretas.

Analise estas afirmativas concernentes à definição de Relações Públicas pelos órgãos de classe e lei federal e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa:

( ) A Confederação Interamericana de Relações Públicas define como: uma atividade sociotécnico-administrativa, mediante a qual se pesquisa e avalia a opinião e a atitude do público (...) e na compreensão da mesma para com entidades de qualquer natureza.

( ) A International Public Relations Association (IPRA) entende que: constituem função de direção, de caráter permanente e organizado, mediante a qual a empresa pública ou privada procura obter e conservar a compreensão (...) e obter uma eficaz cooperação em vista da maior satisfação possível dos interesses comuns.

( ) A Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) as relações públicas são: o esforço deliberado, planificado e contínuo da alta administração, para estabelecer e manter uma compreensão mútua (...) entre a organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente.

( ) A lei federal nº 5377, que regulamenta a profissão diz que: a atividade é o esforço deliberado, planificado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua (...) constituem o objeto geral da profissão liberal ou assalariada de relações públicas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA:

  • A.

    (F)(V)(F)(F).

  • B.

    (F)(V)(V)(F).

  • C.

    (V)(F)(F)(V).

  • D.

    (V)(V)(V)(V).

A apresentação visual, o comportamento institucional e a comunicação integrada de uma empresa formam um conjunto que, por meio de ações convergentes, constrói o(a)

  • A. fluxo comunicativo
  • B. planejamento estratégico
  • C. planejamento de mídia
  • D. administração organizacional
  • E. identidade corporativa

A compreensão da comunicação integrada nas empresas passa pela atuação conjugada de todos os profissionais da área de comunicação, incluindo o marketing. Com base na definição dos objetivos de marketing, decide-se de que forma cada elemento do composto de comunicação pode apoiar esses objetivos.

Essa atitude empresarial tem como meta, dentre outras,

  • A. buscar mais canais de comunicação na mídia impressa.
  • B. buscar novos parceiros comerciais que proporcionem maior exposição na mídia.
  • C. criar novos eventos em que seja possível exibir o produto.
  • D. incrementar a atuação dos stakeholders nos esforços de produção, veiculação e logística.
  • E. corrigir desvios ocorridos com a realização de ações não conjugadas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...