Questões de Relações Públicas

Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência a planejamento estratégico, gestão empresarial e marketing, julgue os itens de 93 a 100.

Em um portal corporativo, a presença de FAQ (frequently asked questions), que realiza a compilação de respostas às perguntas mais frequentes dirigidas à organização, facilita a comunicação com o público, por ser de fácil acesso e constituir fonte confiável de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

Nas publicações internas, devem ser divulgados conteúdos estritamente atinentes aos objetivos estratégicos da organização, evitando-se a inclusão de matérias sobre variedades.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

A construção de uma identidade visual é fundamental para as grandes corporações; por isso, é necessária a realização de um trabalho interno, por meio da uniformização de cartazes, avisos e vestuário, e externo, mediante a fixação de logomarca e conceito.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

Um dos principais desafios da comunicação externa é a comunicação de valores à sociedade. Tal comunicação somente será bem-sucedida se os valores a serem comunicados forem também disseminados internamente, a ponto de adquirirem a consistência e a adesão dos próprios funcionários da empresa, que passarão a propagá-los no ambiente externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

A influência dos denominados líderes informais não deve ser incentivada por meio de comunicação interna, uma vez que tal ação pode provocar efeitos indesejados, como quebras de hierarquia, e gerar duplos comandos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Etiqueta representa as maneiras e comportamentos vinculados aos hábitos e costumes socioculturais de cada sociedade. Apesar das diferenças existentes em cada região, estado e cidade, alguns tópicos importantes sobre etiqueta devem ser considerados, de modo em geral, na execução dos eventos. Em relação ao assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. A pessoa mais importante estende a mão à que lhe foi apresentada ou faz referência com a cabeça. A pessoa mais importante é quem diz “Como vai?”. A saudação “Muito prazer” não é mais utilizada.

2. Uma mulher nunca se levanta quando é apresentada a outra mulher ou a um homem. Só o faz quando a pessoa a quem é apresentada é de tal ordem que isso a obriga, como no caso de chefe de Estado, sacerdote ou pessoa muito mais idosa.

3. Se houver, no convite para o evento, as iniciais R.S.V.P. (solicita-se confirmação), a resposta deve ser dada com até 24 horas de antecedência.

4. Quando se recebe um presente, deve-se evitar abri-lo, pois as reações dos gestos e comportamento não verbal podem criar constrangimentos ou euforia. Em até 24 horas, pode-se enviar mensagem de agradecimento.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

A promoção de campanhas internas de aprimoramento, como, por exemplo, as de prevenção de acidentes e de estimulo à criatividade e à competitividade, constitui uma das preocupações da comunicação empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com frequência, a diferença entre Cerimonial e Protocolo não tem sido adequadamente observada por profissionais da área, muitas vezes sendo considerados sinônimos. Mas o reconhecimento dessa diferenciação é importante na condução dos trabalhos em solenidades/eventos. Em relação ao seu uso, assinale a alternativa que melhor explica o termo protocolo.

  • A. Refere-se ao tratamento formal entre as pessoas, sendo este um tratamento diferente daquele que se usa quando existe certo grau de confiança e familiaridade.
  • B. Designa para cada um o seu lugar adequado na estrutura política e administrativa, estabelecendo a ordem hierárquica que determina a precedência e as regras de tratamento e conduta dos participantes em solenidades oficiais.
  • C. É o conjunto de formalidades regulamentadas por lei, tradição, uso ou costumes, que se deve observar num ato solene ou festa pública, quer seja de um culto religioso ou de atividade profana.
  • D. É o elemento de ligação entre as etapas de uma solenidade e os seus participantes.
  • E. Determina a organização sequencial de um evento.

Julgue os próximos itens, relativos à gestão estratégica da comunicação organizacional.

A vigilância sobre o meio, a harmonização da comunicação interna na resposta a estímulos e ameaças externas e a transmissão da cultura e da herança organizacional para os públicos interno e externo constituem três funções importantes da gestão estratégica da comunicação nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à gestão estratégica da comunicação organizacional.

A comunicação organizacional envolve pelo menos quatro tipos de comunicação: a cultural, a administrativa, a social — realizada por meio da assessoria de comunicação — e a comunicação referente à memória institucional, esta reunida em um banco de dados.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...