Questões de Relações Públicas

Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os calendários de eventos e a data escolhida para a sua realização são dois importantes tópicos quando se trata de eventos e sua captação. O primeiro representa, sem dúvida, o intenso esforço de uma equipe, desde o planejamento até a divulgação. O segundo constitui, sem nenhuma objeção, o primeiro passo para o sucesso ou o fracasso de um evento. (Brito; Fontes, 2002) Entre os demais fatores para o sucesso ou fracasso de um evento, tem-se: 1. Superposição de datas, período de férias escolares e transporte em geral. 2. Atividades turísticas previstas, acontecimentos cívicos ou religiosos e capacidade de atendimento hoteleiro. 3. Aspectos da natureza, disponibilidade de tempo útil e aspectos econômico-financeiros. 4. Atividade do organizador do evento e conveniência dos centros de convenções, interesse da entidade promotora e dos seus componentes, empenho do governo e superdimensionamento. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente os itens 3 e 4 são verdadeiro.
  • B. Somente os itens 1 e 2 são verdadeiros.
  • C. Somente os itens 1, 2 e 4 são verdadeiros.
  • D. Somente os itens 1 e 3 são verdadeiros.
  • E. Os itens 1, 2, 3 e 4 são verdadeiros.

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com a determinação de normas internas compatíveis com o discurso sustentável.

  • C. Certo
  • E. Errado

“A comunicação digital integrada é um processo dinâmico, em transição contínua e irreversível no ambiente das organizações contemporâneas”, segundo Corrêa (2008), que esclarece a importância da inserção daquela no composto comunicacional da organização. Nesse contexto, considere as seguintes afirmativas: 1. A construção da estratégia de comunicação digital é um processo que se inicia pela compreensão de suas duas variáveis, estratégia e ambiente digital. Também requer um delineamento claro do ambiente da empresa em seu espectro de atuação. 2. O cenário 2.0 representa um deslocamento do polo emissor de mensagens no processo comunicacional, propiciando um alto grau de envolvimento e personalização dos usuários e alto grau de articulação coletiva. 3. O posicionamento de uma organização em nível 1.0 ou 2.0 é excludente, pois não podem acontecer ao mesmo tempo no contexto da comunicação digital de uma organização, considerando-se a diversidade dos seus públicos e seus propósitos e intenções. 4. Estratégia de comunicação digital trata do alinhamento e integração da comunicação digital à estratégia global de comunicação, acrescidos das especificidades dos diferentes públicos diante dos meios digitais. Esse processo requer detalhamento de concepção e construção do composto de comunicação digital. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

Doações para organizações não governamentais e patrocínios de atividades em comunidades carentes são exemplos de ações de responsabilidade social empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

“A comunicação pública deve ser pensada como um processo político de interação no qual prevalecem a expressão, a interpretação e o diálogo. É preciso salientar que o entendimento da comunicação pública como dinâmica voltada para as trocas comunicativas entre instituições e a sociedade é relativamente recente”. (MATOS, 2011) Considerando os estudos sobre comunicação pública, considere as seguintes afirmativas:

1. A ideia norteadora do conceito de comunicação pública deve incluir todos os atores sociais que integram a esfera pública para debater e formular propostas de ações ou políticas que beneficiem a sociedade.

2. O cidadão é considerado um receptor ativo no processo de comunicação, ou seja, a comunicação pública coloca a centralidade do processo de comunicação no cidadão.

3. A comunicação de massa não contribui com o processo da comunicação pública, apesar da possibilidade de estabelecimento de agenda e de debate público.

4. A comunicação pública é um conceito em amadurecimento, sendo ainda restrita, na atualidade, à comunicação do Estado e do Governo com seus cidadãos. Daí o entendimento de que comunicação pública e comunicação governamental são sinônimos.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

O custo das ações de responsabilidade social para as empresas tem diminuído consideravelmente a sua margem de lucro.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação organizacional e relações públicas, julgue os itens que se seguem.

A comunicação é elemento constituinte e instituinte das organizações, não devendo, portanto, ser considerada apenas uma técnica.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. 1 – 3 – 2 – 4.
  • B. 1 – 4 – 3 – 2.
  • C. 2 – 3 – 4 – 1.
  • D. 3 – 4 – 1 – 2.
  • E. 2 – 4 – 3 – 1.

A respeito de comunicação organizacional e relações públicas, julgue os itens que se seguem.

A comunicação organizacional diz respeito tanto a um campo de estudos acadêmicos quanto a um conjunto de práticas em uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo França (2009), a expressão relacionamentos corporativos oferece maior precisão para mostrar qual a visão mais completa que a organização tem de seus públicos e como deve proceder para lidar com eles de maneira mutuamente benéfica. Com relação aos relacionamentos corporativos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Reportam-se à organização como um todo articulado, um corpo constituído por muitas partes, que interagem com outras partes interessadas, para que a organização atinja seus objetivos (globais) de negócios. ( ) Trabalham com diretrizes organizacionais como visão, missão, objetivos, valores, cultura e estratégias a curto, médio e longo prazo. ( ) Estão diretamente ligados à imagem corporativa estabelecida pela própria empresa, em seus objetivos de longo prazo e em todos os métodos de representação que ela utiliza para se apresentar aos diferentes públicos. ( ) Antecedem os programas de comunicação, pois, primeiro, vêm o mapeamento e o conhecimento dos públicos, a determinação de como será a interação com eles, e somente então se implantam os processos de comunicação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – F – V – V.
  • B. V – F – V – F.
  • C. V – V – F – V.
  • D. F – V – V – F.
  • E. F – V – F – V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...