Questões de Relações Públicas

Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, relativos à gestão estratégica da comunicação organizacional.

O monitoramento das redes sociais para avaliar o que se fala nelas da instituição deve ser tarefa rotineira da gestão da comunicação corporativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização e a execução dos eventos necessitam de profissionais competentes em cada função, sob a coordenação e controle do responsável pelo projeto do evento. A composição dos profissionais que têm funções no processo de organização dos eventos pode ter origem interna, na organização idealizadora e promotora; pode ter origem nas assessorias externas de serviços especializados em eventos; ou podem ambas (interna e externa) atuarem conjuntamente. Em relação a essas funções, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Cabe às recepcionistas de um evento ter conhecimento pleno do programa, da pauta do dia e do local, além de atuar de forma sincronizada com o mestre de cerimônia na condução do evento.

( ) O mestre de cerimônias conduz a abertura e o encerramento do evento, conforme roteiro e script previamente aprovados, sendo-lhe exigidas várias habilidades, tais como memória, inspiração, criatividade, vocabulário e entusiasmo, entre outras.

( ) O serviço de segurança em qualquer evento é realizado exclusivamente por empresa especializada que tenha idoneidade, logística e sistema operacional, equipamentos, carros e armamentos, mediante contrato.

( ) A tradução simultânea é feita por intérpretes localizados em cabines, com revezamento entre dois profissionais para cada idioma, enquanto os profissionais de tradução consecutiva realizam a tradução-interpretação a partir da conversação dos interlocutores, sem a necessidade de cabines e fones.

Assinale a alternativa que representa a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – F – V.
  • B. V – F – V – F.
  • C. V – V – F – F.
  • D. F – F – V – V.
  • E. F – V – V – V.

Julgue os próximos itens, relativos à gestão estratégica da comunicação organizacional.

Ante o vertiginoso crescimento de redes sociais, a hipótese do two-step flow (fluxo da comunicação em dois passos) tornou-se irrelevante na atualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização de uma “reunião internacional” está relacionada aos interesses e objetivos dos interlocutores entre nações, organizações particulares e não governamentais, que visam discutir e tomar decisões, cujas parcerias estão relacionadas a um plano institucional que as obriga a partilhar deveres e direitos. A respeito da coordenação e execução de reuniões internacionais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A partir da definição do tipo de reunião, local, data e existência de recursos humanos, técnicos e financeiros, o coordenador geral deve ter como características capacidade de organização e/ou participação em tais reuniões, liderança e trabalho em equipe, conhecimento de diplomacia e relações internacionais, além do domínio de línguas estrangeiras.

( ) Para reuniões de alto nível que envolvam número considerável de entidades, é conveniente que se faça uma visita à instituição/país anfitrião em reuniões preparatórias com os representantes das entidades/países, cerca de um ou dois meses antes do evento internacional.

( ) A organização envolve a preparação de materiais documentados que guiam a execução da reunião internacional, tais como circulares periódicas, fichas e formulários, comunicados de imprensa, discursos e documentos de trabalho, manual para delegados, manual para os representantes da mídia e dossiês de imprensa.

( ) A constituição de uma comissão organizadora deve incluir parceria com empresas de turismo, para trabalhar em conjunto na programação turística, de forma a proporcionar eventos paralelos aos participantes do evento principal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – V – V – F.
  • B. F – F – V – V.
  • C. V – V – F – F.
  • D. F – F – F – V.
  • E. F – V – V – F.

Julgue os próximos itens, relativos à gestão estratégica da comunicação organizacional.

A preocupação com a comunicação não verbal, que ocorre por meio dos gestos e das atitudes dos funcionários, extrapola as atribuições de um profissional de relações públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de reputação corporativa e de comunicação em situações de crise, julgue os itens de 76 a 82.

Três preocupações em relação à mídia devem nortear o trabalho do profissional de relações públicas em uma situação de crise: avaliar as necessidades da mídia; avaliar as limitações da mídia; avaliar a capacidade interna da empresa de relacionamento com a mídia.

  • C. Certo
  • E. Errado

O programa de visita é uma ação planejada, executada, controlada e avaliada para obtenção de objetivos antecipados estrategicamente para que, em sua aplicação tática e operacional nos eventos sucessivos, possam, através da experiência adquirida em cada visita, refletir o conceito interno e externo da organização. Em relação ao tema, considere as seguintes afirmativas: 1. Aspectos específicos dessa ação incluem as formas e os meios de comunicação pré-evento com os públicos envolvidos no programa de visitas, o que garante a identificação de diferentes perfis de públicos de interesse e a necessidade de flexibilizar o roteiro, o tempo e o local a ser visitado. 2. Para os profissionais responsáveis pelo programa de visitas, o cerimonial é uma ação dispensável, uma vez que já conhecem antecipadamente os perfis dos visitantes. 3. A equipe dos profissionais envolvidos no programa de visitas deve detalhar os trajes adequados aos visitantes e funcionários, bem como vestes especiais, além de prover materiais de identificação e nomear os profissionais responsáveis pelas exposições verbais orais (com intérpretes para outros idiomas). 4. A hospedagem, caso envolva pernoites dos integrantes do grupo de visitantes, é de total responsabilidade dos visitantes. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

A respeito de reputação corporativa e de comunicação em situações de crise, julgue os itens de 76 a 82.

Instituições públicas e privadas necessitam de profissionais de comunicação com experiência em lidar com situações de crise, porque estas são imprevisíveis e demandam resposta imediata.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Giacaglia (2004), “eventos são atividades complexas que exigem grande investimento em pessoal, tempo e dinheiro e que possuem objetivos gerais e específicos que, somente quando atingidos, justificam esses investimentos”. A verificação do cumprimento desses objetivos requer a aplicação de técnicas que permitem análises quantitativas e qualitativas, propiciando às organizações envolvidas avaliarem os resultados de um evento. Nesse sentido, quais das afirmativas abaixo apresentam proposições verdadeiras sobre as avaliações e análises quantitativas e qualitativas que poderão ser realizadas para se ter um retorno sobre os eventos? 1. A organização poderá analisar a quantidade de agendamentos e vendas geradas pelo evento, caso ele seja de natureza comercial. Além disso, cabe analisar a receita e o lucro gerados no período do evento e pós-evento e subtrair, desse total, o investimento empregado, para mensurar o lucro do evento. 2. Os serviços prestados por terceiros, bem como as atrações e promoções organizadas pela própria organização requerem análise quantitativa, pois a análise qualitativa não dá conta dessa avaliação. 3. A análise do serviço de assessoria de imprensa prestado antes, durante e após o período do evento, conhecido como clipping, avalia a eficiência dos press releases enviados à mídia, além dos novos contatos propiciados durante o período do evento e que poderão gerar novas matérias publicadas sobre a organização. 4. Devem ser entregues questionários aos participantes para que avaliem os diversos aspectos do evento, tais como o local, o material promocional e de divulgação, a programação e a organização, além de sugestões e críticas. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

A respeito de reputação corporativa e de comunicação em situações de crise, julgue os itens de 76 a 82.

Todo exercício de comunicação pública deve ser acompanhado de monitoramento da mídia, com o propósito de avaliar se as informações transmitidas pelos veículos ao público atendem aos objetivos da corporação. Tal monitoramento pode indicar, como resultado, a necessidade de ações complementares.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...