Questões de Relações Públicas

Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de relações públicas, julgue os itens de 71 a 82.

O planejamento, em relações públicas, é realizado nos níveis estratégico, tático e operacional. A vantagem do planejamento é que, em geral, um plano, uma vez elaborado, é executado exatamente como foi planejado. Essa execução precisa é a confirmação de que o planejamento foi bem feito.

  • C. Certo
  • E. Errado

A assessoria de imprensa é um instrumento dentro do composto de comunicação desenvolvida para as organizações, fazendo parte das atividades da área de comunicação. Ao contrário do pensamento de alguns, o termo inglês publicity não está ligado à publicidade, mas com a assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma

  • A.

    empresa ou órgão público e a imprensa.

  • B.

    empresa, especialmente com os seus colaboradores.

  • C.

    com o mercado formal e informal de pessoas.

  • D.

    empresa e o público externo.

No que se refere a planejamento e técnicas de pesquisa, assinale a opção correta.

  • A.

    Os métodos de observação diferem entre si, sendo adotados em função da determinação dos objetivos da pesquisa.

  • B.

    Amostra, amostragem e censo são conceitos similares que compartilham os mesmos procedimentos e são utilizados para o mesmo fim.

  • C.

    Grupos focais são os segmentos de uma população a serem pesquisados para se aferir a opinião da população como um todo.

  • D.

    O questionário é um método de observação disfarçado e não estruturado utilizado em situações em que o problema e os objetivos não estejam claramente definidos.

  • E.

    O grupo de discussão é o método quantitativo mais utilizado para aferir dados percentuais do problema.

A respeito de relações públicas, julgue os itens de 71 a 82.

Na Web 1.0, as expressões comunicacionais ocorrem com menor intervenção do receptor ou do usuário no conteúdo da comunicação, com menor capacidade de personalização do conteúdo, predomínio do emissor sobre o conteúdo e de suas relações com o usuário, em comparação com a Web 2.0.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito "Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada", foi proposto

  • A.

    pela Associação Brasileira de Jornalistas em 1970.

  • B.

    pela Associação Brasileira de Relações Públicas, em 1955.

  • C.

    pela Academia de Relações Públicas, em 1968.

  • D.

    pela Associação Brasileira de Relações Públicas, em 1968.

A pesquisa é requisito para o planejamento de comunicação das organizações. A respeito de pesquisa em relações públicas, assinale a opção correta.

  • A.

    Percepção e monitoramento constante das relações públicas é o método utilizado para aferir mudanças no ambiente.

  • B.

    As relações públicas valem-se das pesquisas de opinião, enquanto a área de marketing utiliza a pesquisa de mercado.

  • C.

    A pesquisa de mercado formata as estratégias de inserção de um produto no mercado; por isso, é utilizada após todo o desenvolvimento do produto.

  • D.

    Grandes amostras e questionários estruturados caracterizam uma pesquisa qualitativa na área de relações públicas.

  • E.

    A pesquisa de opinião pode e deve ser utilizada nas relações com diferentes públicos vinculados à organização.

A respeito de relações públicas, julgue os itens de 71 a 82.

O planejamento é a primeira etapa no desenvolvimento das ações de relações públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os estudos sobre os gatekeepers ("guardiões do portão") analisam o comportamento dos profissionais da comunicação, de forma a investigar que critérios são utilizados para

  • A.

    se divulgar ou não uma notícia.

  • B.

    analisarem os dados estatísticos da informação.

  • C.

    os valores pessoais de quem irá receber a informação.

  • D.

    os valores organizacionais junto ao mercado.

A Teoria Culturológica parte de uma análise à Teoria Crítica e desenvolve assim um pressuposto diferente das demais teorias, pois no lugar de pesquisar os efeitos ou as funções da mídia, procura

  • A.

    definir a natureza da cultura das sociedades contemporâneas.

  • B.

    analisar os procedimentos da informação.

  • C.

    analisar critérios unificados da informação.

  • D.

    definir padrões de desempenhos éticos.

A Teoria Crítica parte do pressuposto das teorias marxistas e investigam a produção midiática como típico produto da era capitalista. Esta Teoria foi inaugurada pela

  • A.

    Escola de Frankfurt.

  • B.

    Escola Americana de Relações Públicas.

  • C.

    Academia de Profissionais em Relações Públicas.

  • D.

    Associação de Jornalistas Franceses.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...