Questões de Relações Públicas

Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Internet trouxe a interatividade em tempo real, uma grande conquista para os cidadãos e para as instituições. Além disso, funciona com um dos mais ágeis instrumentos no levantamento de dados diversificados. Acerca da Internet e intranet, assinale a opção correta.

  • A.

    A Internet, como mídia interativa, permite compartilhamento de informações em tempo real, mas não pode ser considerada como solução para os problemas de comunicação das instituições.

  • B.

    No Brasil, a grande quantidade de pessoas que acessam a Internet torna essa ferramenta prioritária na divulgação das ações institucionais.

  • C.

    A página eletrônica de uma instituição na Internet é o meio de acesso oficial às suas políticas e ações, devendo conter, portanto, as informações essenciais ao público.

  • D.

    A intranet, por ser um meio ágil e interativo, constitui ferramenta apropriada à participação política, visto que as informações são divulgadas ao público de forma coerente e eficiente.

  • E.

    Os meios tradicionais de comunicação foram ultrapassados pela Internet.

A respeito de relações públicas, julgue os itens de 71 a 82.

O processo de comunicação em uma organização inclui as redes formais e as redes informais. As redes formais são constituídas pelas expressões oficiais e pelas manifestações regulamentadas pelo poder organizacional; e as redes informais, pelas manifestações originadas no âmbito dos públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual a expressão em língua inglesa que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona?

  • A.

    Clipping.

  • B.

    Mailing list.

  • C.

    Reporting news media.

  • D.

    Queue in line.

Considerando que, de acordo com Margarida Maria Krohling Kunsch (Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, 2003), as relações públicas, como função administrativa, por meio de suas atividades específicas, visam atingir toda a organização, fazendo as articulações necessárias para maior interação entre setores, grupos, subgrupos etc., assinale a opção correta acerca das relações públicas nas instituições.

  • A.

    As ferramentas tradicionais da comunicação interna não se aplicam à área de recursos humanos, pois os campos de saber onde se localizam uma e outra são distintos.

  • B.

    Cabe às relações públicas gerenciar o processo administrativo dentro das instituições.

  • C.

    Pesquisas internas são ferramentas gerenciadas pelas relações públicas que auxiliam na compreensão do clima organizacional.

  • D.

    Pesquisas internas são ferramentas gerenciadas pelas relações públicas que auxiliam na compreensão do clima organizacional.

  • E.

    Cabe aos clientes dar credibilidade a uma instituição.

A respeito de relações públicas, julgue os itens de 71 a 82.

Identidade corporativa é diferente de identidade de marca, conjunto de referenciais visuais de uma marca, como nome, símbolo e letra.

  • C. Certo
  • E. Errado

A lista de endereços de destinatários para os quais a Assessoria de Imprensa envia comunicados, notas, credenciais ou brindes com o propósito de incentivar a publicação de determinada informação, é conhecida por

  • A.

    periódico interno ou externo.

  • B.

    mailing list.

  • C.

    fato gerador da mídia.

  • D.

    comunicados informais ao mercado.

No que se refere às relações públicas, assinale a opção correta.

  • A.

    Como um subsistema das organizações, são consideradas atividade isolada.

  • B.

    Atuam no suporte às estratégias institucionais.

  • C.

    São responsáveis pela divulgação dos bens e serviços de uma instituição.

  • D.

    No desenvolvimento de sua função administrativa, têm por objetivo identificar as políticas e os procedimentos da organização em relação ao interesse público.

  • E.

    Atuam na identificação de conflitos, cabendo à alta direção das instituições, como instâncias decisórias, a mediação e a resolução de tais conflitos.

A respeito de relações públicas, julgue os itens de 71 a 82.

Com a publicação do seu livro, na década de 20 do século passado, Edward Bernays buscava mostrar a influência dos meios de comunicação na sociedade a partir da publicidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não, que na prática é considerado uma declaração pública oficial e documentada do assessorado, chamamos de

  • A.

    press releases.

  • B.

    fato gerador da mídia.

  • C.

    fato interligado da informação.

  • D.

    periódicos internos.

Acerca de responsabilidade social, um tema recente, surgido no início do século XXI, assinale a opção correta.

  • A.

    Como o objetivo final de uma organização é o lucro, a responsabilidade social empresarial atua também em prol do lucro, o que impõe que se evitem decisões que impliquem perdas financeiras.

  • B.

    A responsabilidade social está diretamente relacionada à filantropia, que é utilizada pelas empresas com o objetivo de melhorar a imagem institucional.

  • C.

    A responsabilidade social tem impacto no ambiente externo, com pouco reflexo no ambiente interno.

  • D.

    Stakeholders são obstáculos à implantação de uma política de responsabilidade social.

  • E.

    A adoção de uma postura clara e transparente na prestação de contas de uma organização também é responsabilidade social.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...