Questões de Relações Públicas

Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O principal emprego da propaganda em Relações Públicas é falar ao público sobre uma organização comercial ou não lucrativa, seus recursos, política pessoal e programas, de modo que as pessoas adquiram confiança na entidade. Entre as funções da publicidade nas Relações Públicas pode-se destacar a de criar uma atitude favorável por parte dos legisladores e funcionários do governo, estimular o interesse dos acionistas e informar os distribuidores sobre as políticas e programas da empresa.

Sobre o texto pode-se afirmar que:

  • A.

    expressa com clareza as funções da publicidade nas Relações Públicas.

  • B.

    é falso na medida em que quem tem que falar ao público numa organização não lucrativa é somente sua direção e não a publicidade.

  • C.

    a criação de uma atitude favorável entre os legisladores só pode caracterizar a prática de suborno.

  • D.

    o texto é correto, porém só faz sentido em se tratando de empresas lucrativas do primeiro mundo.

  • E.

    os acionistas não precisam ter seus interesses estimulados pela publicidade.

Nos últimos anos, as instituições públicas vêm aprimorando seu relacionamento com o público, e, com objetivo de atender essa nova demanda, estão implementando uma área de ombusdsman ou ouvidoria, como é mais conhecida no serviço público. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Um dos principais objetivos da ouvidoria é estimular e reforçar o sentido de cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma campanha publicitária é dirigida a um público de poder aquisitivo situado entre as classes A e B. Para tanto o anunciante precisa de uma mídia seletiva capaz de atingir interesses especializados. O veículo ideal para este caso é:

  • A.

    Jornal mural.

  • B.

    Outdoor.

  • C.

    Televisão aberta.

  • D.

    Revista semanal.

  • E.

    Ônibus.

Nos últimos anos, as instituições públicas vêm aprimorando seu relacionamento com o público, e, com objetivo de atender essa nova demanda, estão implementando uma área de ombusdsman ou ouvidoria, como é mais conhecida no serviço público. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

O serviço de ouvidoria está disponível exclusivamente para os usuários insatisfeitos com os serviços públicos de determinado órgão ou instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que o direito de resposta num veículo de comunicação possa ser exercido por alguém é preciso que

  • A.

    o veículo impresso onde aconteceu a acusação tenha mais de 50.000 exemplares.

  • B.

    aconteça a simples menção do nome de determinada pessoa.

  • C.

    o acusado tenha sofrido a injúria pela segunda vez.

  • D.

    a publicação cite o nome completo do reclamante.

  • E.

    a pessoa tenha sido acusada ou ofendida, ou que tenha sido objeto de publicação inverídica.

Nos últimos anos, as instituições públicas vêm aprimorando seu relacionamento com o público, e, com objetivo de atender essa nova demanda, estão implementando uma área de ombusdsman ou ouvidoria, como é mais conhecida no serviço público. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

A tarefa principal do ouvidor, atualmente, é estabelecer o canal de comunicação entre o cidadão e o interior da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o press release pode-se dizer: contém tudo o que a empresa gostaria que se dissesse dela e muito pouco, ou nada, daquilo que o repórter realmente gostaria de saber, pelo menos no caso brasileiro. Há exceções, evidentemente; no caso de assuntos festivos (inaugurações, lançamentos, homenagens, discursos), de fato, os press releases, acabam fornecendo substancial material, mesmo para os repórteres mais exigentes. Mas, nos assuntos críticos (e, repito, a crítica é elemento central no Jornalismo), escondem muito mais do que revelam, se é que revelam algo.

Sobre o texto pode-se afirmar que:

  • A.

    reflete a posição do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, expresso em seu jornal Voz da Unidade.

  • B.

    é um texto do jornalista Samuel Wainer datado de 1986 narrando o papel obscuro que os releases tinham há algumas décadas.

  • C.

    se trata de um artigo datado de 1982 do jornalista Paulo Francis na Folha de S.Paulo.

  • D.

    se trata de uma análise do jornalista Clóvis Rossi criticando a utilização atual do release em nossa imprensa.

  • E.

    foi escrito pela professora Cremilda Medina em seu livro Notícia Pronta para a Venda.

Tanto as organizações públicas quanto as privadas vêm enfrentando diversas crises, o que tem afetado sua imagem de forma negativa. A área de RP deve estar preparada para enfrentar essas crises. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O processo de identificação e formação da imagem institucional é aquele pelo qual as pessoas obtêm informações sobre a organização, formando suas impressões, que podem ser favoráveis e desfavoráveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dos softwares citados abaixo o menos indicado para a confecção de um anúncio é:

  • A.

    Adobe Reader.

  • B.

    Page Maker.

  • C.

    Corel Draw.

  • D.

    InDesign.

  • E.

    Ventura Publisher.

Tanto as organizações públicas quanto as privadas vêm enfrentando diversas crises, o que tem afetado sua imagem de forma negativa. A área de RP deve estar preparada para enfrentar essas crises. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A imagem da organização é o aspecto mais afetado pelas crises, e também o mais difícil de ser recuperado, dado seu alto custo e dificuldade de controle.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...