Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O principal emprego da propaganda em Relações Públicas é falar ao público sobre uma organização comercial ou não lucrativa, seus recursos, política pessoal e programas, de modo que as pessoas adquiram confiança na entidade. Entre as funções da publicidade nas Relações Públicas pode-se destacar a de criar uma atitude favorável por parte dos legisladores e funcionários do governo, estimular o interesse dos acionistas e informar os distribuidores sobre as políticas e programas da empresa.
Sobre o texto pode-se afirmar que:
expressa com clareza as funções da publicidade nas Relações Públicas.
é falso na medida em que quem tem que falar ao público numa organização não lucrativa é somente sua direção e não a publicidade.
a criação de uma atitude favorável entre os legisladores só pode caracterizar a prática de suborno.
o texto é correto, porém só faz sentido em se tratando de empresas lucrativas do primeiro mundo.
os acionistas não precisam ter seus interesses estimulados pela publicidade.
Nos últimos anos, as instituições públicas vêm aprimorando seu relacionamento com o público, e, com objetivo de atender essa nova demanda, estão implementando uma área de ombusdsman ou ouvidoria, como é mais conhecida no serviço público. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Um dos principais objetivos da ouvidoria é estimular e reforçar o sentido de cidadania.
Uma campanha publicitária é dirigida a um público de poder aquisitivo situado entre as classes A e B. Para tanto o anunciante precisa de uma mídia seletiva capaz de atingir interesses especializados. O veículo ideal para este caso é:
Jornal mural.
Outdoor.
Televisão aberta.
Revista semanal.
Ônibus.
Nos últimos anos, as instituições públicas vêm aprimorando seu relacionamento com o público, e, com objetivo de atender essa nova demanda, estão implementando uma área de ombusdsman ou ouvidoria, como é mais conhecida no serviço público. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
O serviço de ouvidoria está disponível exclusivamente para os usuários insatisfeitos com os serviços públicos de determinado órgão ou instituição.
Para que o direito de resposta num veículo de comunicação possa ser exercido por alguém é preciso que
o veículo impresso onde aconteceu a acusação tenha mais de 50.000 exemplares.
aconteça a simples menção do nome de determinada pessoa.
o acusado tenha sofrido a injúria pela segunda vez.
a publicação cite o nome completo do reclamante.
a pessoa tenha sido acusada ou ofendida, ou que tenha sido objeto de publicação inverídica.
Nos últimos anos, as instituições públicas vêm aprimorando seu relacionamento com o público, e, com objetivo de atender essa nova demanda, estão implementando uma área de ombusdsman ou ouvidoria, como é mais conhecida no serviço público. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
A tarefa principal do ouvidor, atualmente, é estabelecer o canal de comunicação entre o cidadão e o interior da organização.
Sobre o press release pode-se dizer: contém tudo o que a empresa gostaria que se dissesse dela e muito pouco, ou nada, daquilo que o repórter realmente gostaria de saber, pelo menos no caso brasileiro. Há exceções, evidentemente; no caso de assuntos festivos (inaugurações, lançamentos, homenagens, discursos), de fato, os press releases, acabam fornecendo substancial material, mesmo para os repórteres mais exigentes. Mas, nos assuntos críticos (e, repito, a crítica é elemento central no Jornalismo), escondem muito mais do que revelam, se é que revelam algo.
Sobre o texto pode-se afirmar que:
reflete a posição do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, expresso em seu jornal Voz da Unidade.
é um texto do jornalista Samuel Wainer datado de 1986 narrando o papel obscuro que os releases tinham há algumas décadas.
se trata de um artigo datado de 1982 do jornalista Paulo Francis na Folha de S.Paulo.
se trata de uma análise do jornalista Clóvis Rossi criticando a utilização atual do release em nossa imprensa.
foi escrito pela professora Cremilda Medina em seu livro Notícia Pronta para a Venda.
Tanto as organizações públicas quanto as privadas vêm enfrentando diversas crises, o que tem afetado sua imagem de forma negativa. A área de RP deve estar preparada para enfrentar essas crises. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O processo de identificação e formação da imagem institucional é aquele pelo qual as pessoas obtêm informações sobre a organização, formando suas impressões, que podem ser favoráveis e desfavoráveis.Dos softwares citados abaixo o menos indicado para a confecção de um anúncio é:
Adobe Reader.
Page Maker.
Corel Draw.
InDesign.
Ventura Publisher.
Tanto as organizações públicas quanto as privadas vêm enfrentando diversas crises, o que tem afetado sua imagem de forma negativa. A área de RP deve estar preparada para enfrentar essas crises. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A imagem da organização é o aspecto mais afetado pelas crises, e também o mais difícil de ser recuperado, dado seu alto custo e dificuldade de controle.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...