Questões de Relações Públicas

Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Procurando servir bem a toda comunidade e colaborando com a economia popular, temos o prazer e a satisfação de informar a distinta clientela que nossa rede de lojas será mais uma vez aumentada com a inauguração da filial Recife. Dotada de amplas e modernas instalações que permitirão uma melhor circulação da clientela, a nova loja SS. Santos e Cia. oferecerá uma enorme variedade de serviços e produtos para melhor servi-lo.

O release acima apresenta vários problemas de construção. Entre eles, NÃO se pode citar:

  • A.

    não responde às questões básicas do lead jornalístico.

  • B.

    verbo iniciando o parágrafo.

  • C.

    presença de aliterações.

  • D.

    má colocação do nome da empresa.

  • E.

    má utilização de crases.

Tanto as organizações públicas quanto as privadas vêm enfrentando diversas crises, o que tem afetado sua imagem de forma negativa. A área de RP deve estar preparada para enfrentar essas crises. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Em toda organização deve haver um manual de crise, no qual se estabeleçam os mecanismos básicos para se abordarem situações de falta de credibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O redator de um press release quer ver publicado o nome da empresa da qual ele é funcionário num determinado veículo de comunicação. Para conseguir este objetivo ele deve

  • A.

    procurar chamar a atenção do jornalista com formulações textuais exóticas.

  • B.

    usar o lead "nariz de cera".

  • C.

    mandar à redação vários releases diferentes.

  • D.

    colocar afirmações em nome de porta-voz da empresa.

  • E.

    não usar lead na matéria.

Tanto as organizações públicas quanto as privadas vêm enfrentando diversas crises, o que tem afetado sua imagem de forma negativa. A área de RP deve estar preparada para enfrentar essas crises. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Imagem institucional pode ser definida como a imagem que vários públicos têm, em termos gerais, da organização como um todo, entendida como o resultado das interações de todas as experiências, impressões, crenças, sentimentos e conhecimentos que as pessoas possuem acerca da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a estrutura física de um press release NÃO se pode afirmar que:

  • A.

    deve procurar fugir do lead tradicional da grande imprensa.

  • B.

    o texto deverá ultrapassar 30 linhas, somente em casos excepcionais.

  • C.

    os parágrafos devem ter entre 4 e 7 linhas.

  • D.

    a redação deve ser simples e clara.

  • E.

    é importante que o release tenha pelo menos um intertítulo.

O trabalho de RP visa promover o diálogo real e desenvolver um clima de boa vontade com os diversos públicos em relação aos seus assessorados, no que se refere a seus produtos, serviços e filosofia, além de integrar o assessorado na sociedade. Para isso, a área de relações públicas deve

considerar, sempre, os interesses dos seus diversos públicos, pois são esses públicos que permeiam as ações da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

As peças utilizadas na promoção de um evento devem ter o visual bem elaborado com ilustração e texto relacionados com os objetivos. A redação de um convite para inauguração deve conter, de forma clara e em destaque, o nome da pessoa que presidirá o ato. Para a imprensa cabe a preparação de kits. Em caso de solenidade com lugar marcado, aconselha-se incluir no convite uma data limite para as confirmações. Expirando esse prazo, são consideradas desconvidadas as pessoas que não confirmaram a presença. Nesse caso repassa-se o convite para outra pessoa. Sobre o texto acima pode-se afirmar que:

  • A.

    jamais se inclui data limite para confirmação.

  • B.

    é extremamente indelicado considerar-se desconvidada uma pessoa previamente convidada.

  • C.

    é correto desconvidar-se um convidado, porém torna-se constrangedor convidar outro no seu lugar.

  • D.

    é dispensável a preparação de kits para a imprensa.

  • E.

    reflete com fidelidade normas de preparação de uma programação visual de promoção para eventos.

O trabalho de RP visa promover o diálogo real e desenvolver um clima de boa vontade com os diversos públicos em relação aos seus assessorados, no que se refere a seus produtos, serviços e filosofia, além de integrar o assessorado na sociedade. Para isso, a área de relações públicas deve

divulgar de forma clara as ações de responsabilidade social realizadas pela organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trabalho de RP visa promover o diálogo real e desenvolver um clima de boa vontade com os diversos públicos em relação aos seus assessorados, no que se refere a seus produtos, serviços e filosofia, além de integrar o assessorado na sociedade. Para isso, a área de relações públicas deve

promover a divulgação jornalística e elaborar veículos internos de comunicação como, por exemplo, boletins, malas-diretas e vídeos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trabalho de RP visa promover o diálogo real e desenvolver um clima de boa vontade com os diversos públicos em relação aos seus assessorados, no que se refere a seus produtos, serviços e filosofia, além de integrar o assessorado na sociedade. Para isso, a área de relações públicas deve

elaborar o planejamento de comunicação da organização, buscando, assim, se autopromover dentro da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...