Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre as ferramentas de comunicação disponíveis para os profissionais de relações públicas, o evento é uma das mais utilizadas. A respeito da organização de eventos, julgue os seguintes itens.
Um evento pode ser corretamente descrito como um acontecimento cujo objetivo é atrair a atenção do público, podendo ser criado de forma artificial, ser provocado indiretamente ou ocorrer de maneira espontânea.
A respeito do assunto abordado nesse texto, julgue os itens a seguir.
O quadro abaixo mostra o tempo de resposta dos computadores e a reação de seus operadores considerada ideal pelos especialistas.
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A auditoria de imagem faz um levantamento da identidade visual da organização junto aos seus públicos.
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Há pelo menos duas maneiras básicas de avaliar o trabalho de divulgação de uma instituição: a análise tópica de um esforço de divulgação e a auditoria de imagem propriamente dita.
Em relação ao tema apresentado no texto acima, julgue os itens a seguir.
No âmago da segmentação do mercado está o conceito de que os telespectadores/consumidores são, ao mesmo tempo, complexos e diferenciados demais para serem tratados como massa única, mas homogêneos o suficiente para serem classificados em pequenos grupos.
Julgue os itens a seguir.
A sala de imprensa do sítio de uma organização é o local ideal para se manter um fórum permanente com a mídia.
Recurso do qual o profissional de Relações Públicas pode lançar mão quando do planejamento e execução de campanhas, o teaser é:
o cartaz, adesivo ou painel publicitário exposto em táxis, ônibus e outros veículos automotivos;
a organização das ações de marketing de acordo com uma estratégia pré-estabelecida;
o anúncio ou comunicado que visa despertar a curiosidade sobre um produto ou acontecimento;
o sistema de marketing direto em que se utilizam todos os meios disponíveis de comunicação à distância;
a divulgação promocional por meio do envio de peças de propaganda impressa pelo correio.
O planejamento de mensagens acerca de conquistas feitas em domínios científicos, a serem divulgadas ao grande público, exige do relações-públicas o exercício de:
um repertório especializado, levando a que o grande público adquira informações de valor filosófico e forme sua própria opinião a respeito do progresso científico;
um repertório limitado, contribuindo para a formação de uma opinião pública, incentivando a partilha comunitária e reforçando a experiência social comum;
um repertório amplo, fazendo com que o público use um ou mais códigos em um contexto de suposições e expectativas amplamente compartilhadas;
um repertório bem popular, despertando o interesse do público e deformando sua opinião acerca da importância da mídia para a difusão coletiva do saber;
um repertório vasto, incentivando o público a se inteirar de novidades surgidas no universo das idéias e no mundo das técnicas, puras e aplicadas.
Um programa de rádio ou uma transmissão de TV exigem, de ouvintes e telespectadores, um esforço menor do que a leitura de um texto. Tal como já ocorrera com o cinema, a utilização adequada de tais meios de comunicação pode ser proveitosa à prática profissional de Relações Públicas. Esta afirmação assim se justifica:
em nossos dias, a comunicação por meio de sons e imagens se ajusta, tanto à necessidade de entreter e agradar, quanto à desejável objetividade de um processo interativo;
veículos originários dos tempos modernos, rádio e TV despertam pouco interesse, pois neles toda espécie de público, literalmente se liga e, quando quer, os desliga;
emissões de rádio e de televisão representam um modo simples de conhecimento do mundo, na medida em que som e imagem não oferecem uma recriação da vida;
manifestações da vida social contemporânea comprovam que nossa civilização planetária forma uma síntese de técnicas relacionais e disposições públicas;
em seus programas e em sua programação, rádio e TV não mais podem se limitar a "dizer" ou "mostrar" como vivem os cidadãos, a não ser que se trate de emissoras públicas.
Entre os principais veículos de comunicação de nosso tempo está a internet. Para o correto exercício das Relações Públicas, sua importância é indiscutível. Entre as características da rede que mais a qualificam como instrumento hábil de RP está a seguinte:
dar acesso parcial a "dicas" importantes para a solução de toda espécie de dificuldades em RP;
permitir escolhas e favorecer opiniões, dispersando indivíduos e criando públicos remotos;
servir a uma parcimoniosa veiculação de mensagens públicas e privadas, congregando cidadãos;
fornecer informações, orientar e integrar indivíduos;
alterar a lógica de produção e distribuição de informações.
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